sábado, 3 de janeiro de 2015

É tudo free: as obras que viraram domínio público em 2015





Brasil Post

Publicado: 02/01/2015 13:25 BRST Atualizado: 02/01/2015 13:38 BRST
O primeiro dia do ano é dia de good vibes, de fazer reflexões e planos, de almoçar com a família e, possivelmente, curtir uma ressaca. E é também o dia em que muitas obrascaem em domínio público e podem ser usadas livremente por qualquer pessoa, sem restrições ou necessidade de pagamento ou autorização. É o Dia do Domínio Público.
Em geral, os países tornam uma obra pública no primeiro dia do ano seguinte em que se completam 50 ou 70 anos da morte do autor (aqui no Brasil, são 70; nos EUA, isso varia de acordo com o ano em que a obra foi produzida).
Seguindo as regras próprias dos países de nascimento dos autores, em 2015 caem em domínio público as obras de Kandinsky, Munch e Mondrian, no campo das artes; e, no das letras, Saint-Exupéry e Ian Fleming, entre outros.
Isso significa que, se você copiar a obra, não vai mais estar infringindo direitos autorais - você agora é livre para reproduzir, copiar, criar obras derivadas, remixar e o que mais lhe vier à cabeça. Confira a lista de alguns autores cujas obras foram liberadas neste ano:
  • 1
    Antoine de Saint-Exupéry

    reprodução
    A morte do autor de "O pequeno príncipe" completou 70 anos no ano passado - portanto, sua obra agora está em domínio público. Se a obra já é um dos clássicos mais vendidos e traduzidos do mundo, sua popularidade pode aumentar ainda mais.
  • 2
    Piet Mondrian

    reprodução
    Considerado um dos pintores mais influentes do século 20, Mondrian foi um dos fundadores do chamado 'neoplasticismo'. Suas obras agora poderão ser reproduzidas e recriadas livremente.
  • 3
    Edvard Munch

    reprodução
    "O grito", de 1910, é o quadro mais conhecidos do artista - e um dos mais famosos do século passado. O próprio Munch fez quatro versões da obra. Imagine a quantidade de novas versões e paródias que poderão ser feitas agora que "O grito" é livre?
  • 4
    Wassily Kandinsky

    reprodução
    O influente pintor e teórico russo também tem sua obra em domínio público neste ano. Na foto, "Composição VII", considerada pelo autor sua obra mais complexa.
  • 5
    Filippo Marinetti

    wikimedia commons
    O poeta e autor italiano foi o criador do Movimento Futurista. Na foto, um de seus poemas em uma parede na Holanda.
  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário