Justin Kruger
O Efeito
Dunning-Kruger é o fenômeno pelo qual indivíduos que possuem pouco
conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem
preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados
indevidos, porém esta própria incompetência os restringe da habilidade de
reconhecer os próprios erros. Estas pessoas sofrem de superioridade ilusória.
Por outro lado, a
competência real pode enfraquecer a auto-confiança e algumas pessoas muito
capacitadas podem sofrer de inferioridade ilusória, achando que não são tão
capacitados assim e subestimando as próprias habilidades, chegando a acreditar
que outros indivíduos menos capazes também são tão ou mais capazes do que eles.
David Dunning
O fenômeno foi demonstrado em uma série de experimentos realizados por Justin
Kruger e David Dunning, à época ambos da Universidade de Cornell. Seus resultados
foram publicados no Journal of Personality and Social Psychology em
dezembro de 1999.1 Kruger
e Dunning perceberam que vários estudos anteriores sugeriam que em habilidades
tão distintas como compreensão de leitura, operação de veículos motorizados, e
jogar xadrez ou tênis,
"ignorância, com
mais freqüência do que o conhecimento, gera confiança".
Eles propuseram as
seguintes hipóteses, dada uma habilidade típica que humanos possam possuir em
maior ou menor grau:
- Indivíduos incompetentes tendem a superestimar seu próprio nível de habilidade,
- Indivíduos incompetentes não reconhecem habilidade genuína em outros,
- Indivíduos incompetentes não reconhecem o grau extremo de sua inadequação,
- Se treinados substancialmente para melhorar seu nível de habilidade, estes indivíduos serão capazes de reconhecer e admitir sua prévia falta de habilidade.
Eles testaram estas
hipóteses em alunos da Universidade de Cornell registrados em vários cursos de
psicologia.
Numa série de estudos,
Kruger e Dunning examinaram auto-avaliações de habilidade lógica, habilidade
gramática, e humor. Depois de confrontados com suas notas nos testes, pediu-se
aos avaliados que novamente estimassem seu nível de habilidade. Neste momento o
grupo competente na habilidade estimou seu nível corretamente, enquanto o grupo
incompetente na habilidade superestimou seu nível. Dunning e Kruger constatam:
"Em 4 estudos, os
autores detectaram que participantes com notas integrando o quartil mais
baixo da pesquisa em avaliações de humor, gramática,
e lógica superestimaram
de forma brutal seu desempenho na avaliação e sua própria habilidade. Apesar do
resultado de seus exames os colocarem no 12.º percentil,
eles estimaram estar no 62.º"
Enquanto isso, pessoas
com real conhecimento tenderam a subestimar sua competência.
Um estudo seguinte sugere
que estudantes incompetentes melhoram seu próprio nível de habilidade e sua
habilidade de estimar seu nível perante seus pares apenas depois de extenso
treinamento nas habilidades que eles não possuíam.
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