sábado, 16 de novembro de 2013

O GOVERNO CONSPIRA CONTRA O AGRONEGÓCIO



12/11/2013  às 8:26 \ AmbientalismoEconomia

Um texto irônico de Antonio Prata na Folha ridicularizou a crítica que muitos fazem sobre os obstáculos ideológicos ao avanço do agronegócio. Índios que já controlam 13% de todo o território nacional, invasores do MST que destroem plantações e até laboratórios, tudo isso seria paranoia da direita, uma vez que o setor vai muito bem, obrigado.
De fato, o setor até vai bem, e deve ser responsável por um terço do crescimento do PIB esse ano. É o que tem salvado o Brasil de um marasmo ainda maior. Mas isso ocorre a despeito do governo, não por mérito dele. Se depender do governo, o setor afunda de vez. E dois bons artigos hoje mostram bem isso.
Um deles, de Xico Graziano no Estadão, mostra o vetor ideológico e a malandragem de grupos organizados prejudicando o avanço do agronegócio. Seguem alguns trechos:
Importante tendência ideológica anda se esforçando para dominar o ambientalismo brasileiro. Sua mais recente tacada se materializou com o lançamento, pelo governo federal, do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). Verdadeiro anticapitalismo no campo.
Recheado de boas intenções, tal plano configura uma espécie de socioesquerdismo esverdeado. Não é fácil defini-lo. Sua articulação política envolve os chamados “povos oprimidos”, em que se misturam índios, quilombolas, quebradoras de coco, comunidades ribeirinhas, pescadores artesanais, grupos em geral alinhados com o ideário do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na contramão da História, eles propugnam uma “via camponesa” em contraposição ao agronegócio empresarial.
[...]
Obrigatoriamente certificada, para comprovar que segue um rigoroso protocolo, a produção orgânica nada guarda de ideologia. Seu intuito é comercial, atendendo aos nichos de mercado constituídos por consumidores mais exigentes e mais ricos, capazes de pagar seu elevado preço. Essa característica advém dos modestos níveis de produtividade com que opera, resultado das tecnologias brandas que utiliza. Por essa razão, fora das quimeras, ninguém imagina que o cultivo orgânico seja capaz de alimentar a humanidade. Não no horizonte atual.
Nisso derrapa o Planapo da presidente Dilma Rousseff. Seus propósitos, positivos no estímulo de formas mais amigáveis de produção no campo, se diluem em seu recheio ideológico, condenando-o ao fracasso. Agora, perigosa mesmo é uma mamata escondida em suas ações. Nele existe uma fabulosa quantia, de R$ 100 milhões, destinada até 2015 ao “fortalecimento de redes de agroecologia, de agroextrativismo e de produção orgânica”. Sabe-se lá o que significam essas “redes”. Cheira a dinheiro público a ser liberado via convênios para entidades, algumas meio fantasmas, criadas para viverem à custa do erário.
Velha esperteza disfarçada na causa ecológica.
Já o outro, de Gil Castello Branco no GLOBO, mostra como o agronegócio está ameaçado pelo descaso do governo. Cerca de R$ 1 bilhão deixaram de ser investidos no setor nos últimos anos, mesmo com orçamento aprovado. Principalmente na segurança.
A proposta orçamentária para 2014 conta com redução de 30% no valor destinado ao setor, e em 2013, o que foi efetivamente gasto para a “defesa agropecuária” ficou em um quarto do previsto no orçamento.
A politicagem é grande no setor. Foram 6 ministros nos últimos 11 anos, sendo que os últimos 5 ficaram 18 meses cada um, em média. Uma rotatividade digna de técnico de futebol.
Em resumo, se a agroindústria cresce bem no Brasil nos últimos anos, isso não ocorre porque o governo ajuda. Pelo contrário: este tem sido um grande obstáculo ao avanço do setor, que poderia ser ainda maior.
Vou em breve para Belém-Pará fazer uma palestra justamente em uma feira de pecuária, e pretendo apontar isso. O setor não tem no governo atual um aliado, e sim uma barreira que impede um avanço maior.


VACAS X BALEIAS: O AGRONEGÓCIO SOB AMEAÇA
Palestra que fiz em Belém do Pará ontem, na feira rural organizada pela FAEPA:




.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário