sexta-feira, 1 de março de 2013


As polêmicas de “Pi”: do plágio de Moacyr Scliar ao calote dos efeitos visuais

Em 2002, imprensa britânica acusou autor do livro que inspirou o filme de ter plagiado obra do brasileiro


As polêmicas de “Pi”: do plágio de Moacyr Scliar ao calote dos efeitos visuais
Em 2002, imprensa britânica acusou autor do livro que inspirou o filme de ter plagiado obra do brasileiro

Obras contam histórias semelhantes

A história do menino indiano que ficou à deriva no mar, em um pequeno bote, com um tigre de bengala, se converteu em um dos maiores destaques do cinema mundial no ano passado. “As aventuras de Pi” foi um sucesso de bilheteria e uma das estrelas que brilharam no Oscar 2013. Nos últimos dias, entretanto (principalmente depois da premiação nos EUA), a produção se tornou o centro de uma crise que começou com um protesto da equipe que fez os efeitos especiais do longa (quesito que lhe rendeu uma estatueta). Cerca de 200 trabalhadores alegam não terem sido pagos. Polêmicas envolvendo a história, porém, não são novas, e envolvem – inclusive – o escritor brasileiro Moacyr Scliar, falecido em 2011.

Em 2002, o autor do livro que inspirou o filme - o canadense Yann Martel – ganhou o prêmio Booker pela obra. Dada a relevância mundial da premiação, a imprensa internacional deu grande atenção ao autor e ao livro e, em meio às repercussões, um artigo do jornal britânico The Guardian afirmou que a produção era um plágio de “Max e os felinos”, de Scliar. A história logo se espalhou e o escritor reconheceu que havia se “inspirado” no enredo do brasileiro.

Em meio à polêmica, na época, Yann – ao se defender – sugeriu que não havia plagiado, apenas tinha melhorado uma história ruim, ao dizer que não leu “Max e os felinos”, havia lido apenas uma crítica que falava mal da obra. Os dois livros contam a história de um menino à deriva com uma fera, em um barco. A diferença é que no livro de Scliar a fera é um jaguar e no de Yann um tigre.

Em um vídeo produzido pela editora L&PM, Moacyr Scliar comentou o assunto. Nele, o próprio Scliar conta que não quis processar o canadense e lembra que em uma edição seguinte à polêmica o autor lhe dedicou a obra. Assista:

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Aqui meu facebook 


De vez enquanto aparece isso, esse caso me lembrou o do Rei leão Branco e o do filme do Rei leão. Simba e Kimba são muitas coincidências.
O VERDADEIRO REI LEÃO - O REINO DE "KIMBA"? O REI LEÃO BRANCO (aqui) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário