Foco, concentração e autodisciplina são essenciais para quem adere ao home office
O modelo pode ser uma forma de economia, para quem quer começar o próprio negócio, mas é importante lembrar que nem todas as profissões podem ser exercidas dessa forma. Além disso, não são todas as pessoas que se adaptam a trabalhar sozinhas.
O professor e consultor na área de desenvolvimento humano Luiz Vagner Raghi explica que quem tem muita necessidade de contato humano pode sofrer mais se escolher desenvolver as atividades profissionais em casa.
— Aquelas profissões onde há visita aos clientes acabam por sanar a carência social — orienta.
A atividade será melhor desempenhada se existir um ambiente próprio para se trabalhar.
— Não dá para trabalhar bem na cozinha ou na sala. O ideal é que se adapte um local isolado das outras atividades da casa e que seja usado exclusivamente para o trabalho.
Outra questão é a separação entre profissão e convívio familiar. Disciplina e dedicação são essenciais neste caso.
O diretor da Apex Executive Search, Celso Campos, ressalta que o profissional que vai partir para esta forma de trabalho precisa ter foco, concentração, traçar metas de trabalho e ter autodisciplina.
— Um local próprio para se trabalhar é fundamental.
— Dificilmente pessoas extrovertidas, que têm muita necessidade de conviver com outras, conseguem se dar bem em home office — alerta.
Para ele, com as ferramentas da internet e a comunicação cada vez mais modernas, esta é uma tendência mundial que tem tudo para ficar, mas o profissional precisa saber se a empresa que vai contratá-lo para trabalhar é confiável.
Qualidade de vida e ganho financeiro
— Comecei usando um quarto, depois adaptei uma sala e construí um banheiro — diz.
Como não há necessidade dos clientes irem até o local de trabalho do profissional, ele chegou à conclusão de que não precisava manter uma sala alugada, como fez durante mais de dois anos.
Assim, economizou no bolso e ganhou em qualidade de vida, porque não enfrenta mais trânsito para ir trabalhar, por exemplo.
— Deveria ter tomado esta decisão antes. Trabalhava a cerca de cinco quilômetros de casa e perdia tempo no deslocamento, além de ter gastos de combustível e com as despesas da sala — explica o empresário, que abriu as portas da Max Estúdio há quatro anos.
No caso de Carneiro, as vantagens foram muitas, mas ele também lembra que é preciso ter muita disciplina para que a rotina da casa não interfira no trabalho.
— Não trabalho de pijama e tenho que policiar minha filha de três anos. Às vezes ela entra no escritório me chamando para brincar — conta.
Um ponto ruim é que ele até tenta seguir um horário como se estivesse trabalhando fora de casa, mas quando se dá conta já se passaram 12, 14 horas e só aí que ele encerra o expediente.
Disciplina para não perder foco
Andressa Kessler mora há três meses em Joinville. Quando chegou à cidade, passou a exercer a profissão de arquiteta em casa. Ela trabalhava em um escritório em Timbó, mas largou o emprego para ter o próprio empreendimento. A solução foi aderir ao home office. Como o mais comum é visitar os clientes, ele não vê problema em ter o escritório onde mora.
— Quando preciso fazer uma reunião, vou no salão de café de uma confeitaria perto de casa.
Assim, consegue economizar com aluguel e com funcionários. Se tivesse um escritório, teria que contratar uma secretária.
— Ou teriade deixar o local fechado quando fosse visitar um cliente.
Como anda sempre com o celular, pode ser facilmente encontrada. A desvantagem é não ser tão vista como seria se tivesse um local com uma placa, por exemplo. Mesmo assim, acredita que fez a melhor escolha.
A arquiteta conta que disciplina é fundamental.
— Começo às 8 horas, como se trabalhasse em uma empresa.
Uma das vantagens é a liberdade para trabalhar. Ela confessa que às vezes trabalha de pijama.
.
Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro
Consultora Imobiliária E-Commerce
Consultora Imobiliária E-Commerce
(91)8164-1073 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (91)8164-1073end_of_the_skype_highlighting
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br
skype: olimpiapinheiro
CRECI-PA/AP 6312
olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br
skype: olimpiapinheiro
Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22
Perfil no Twitter: @cinenegocios
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:
1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:
2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.
2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.
3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário