“Bons alunos fazem lições sozinhos”
Por Camila Guimarães
O psicólogo americano diz que há o jeito certo para os pais acompanharem a lição dos filhos e dá dicas de como evitar que a hora do dever vire um transtorno.
O professor Harris Cooper, do Departamento de Psicologia e
Neurociência da Duke University, nos Estados Unidos, é especialista em lição de
casa. Ele estuda o assunto há mais de 20 anos, analisando qual é o impacto que
um dever de casa bem-feito tem no desempenho escolar do aluno. É significativo.
Mas o efeito só será positivo se os pais se envolverem – e da maneira certa. O
papel da família se limita a monitorar e dar o exemplo. Fornecer respostas
prontas ou ensinar a matéria para os filhos pode ser pior do que não fazer
nada.
ÉPOCA –
Por que o envolvimento dos pais (chefes) na lição de casa faz diferença no
desempenho escolar (produção) dos filhos (funcionários)?
Harris
Cooper – Porque é o melhor momento de mostrar para os filhos quanto a
escola é importante. Se os pais (chefes) são participativos e têm atitude
positiva em relação ao dever de casa, muito provavelmente a criança
(funcionário) terá a mesma atitude em relação ao aprendizado/trabalho. Se a
atitude for negativa, poderá até gerar atritos com a escola (empresa).
ÉPOCA – Em
suas pesquisas, a lição de casa aparece, muitas vezes, como um campo de atrito
entre pais (chefes) e escola (funcionários). Por quê?
Cooper – Isso
pode acontecer quando a lição/trabalho vira um transtorno para os pais (chefes),
que precisam mudar sua agenda para acompanhar o dever dos filhos/Funcionários.
E quando a execução da lição de casa (empresa) envolve os pais (chefes) de tal
forma que passa a ser total responsabilidade deles que aquela lição/trabalho
seja executada. Por isso a escola (empresa) precisa prestar atenção ao envolver
os pais na lição de casa. É preciso levar em conta que muitos deles não têm
tempo para uma participação mais direta. Ou que podem ter falhas na educação
que os impeçam de fazer o papel de mentores.
ÉPOCA –
Existe uma lista de boas práticas para os pais que acompanham a lição de casa
dos filhos?
Cooper – O
principal é ter em mente que, a menos que venha um pedido específico da escola,
o papel da família na lição de casa é monitorar a criança e dar condições para
que ela faça o que é preciso ser feito em um lugar e um horário adequados.
Ajude na pesquisa fornecendo um livro, tire uma dúvida. E sirva de exemplo. Se
seu filho estiver fazendo a lição, desligue a TV.
ÉPOCA – O
que mais atrapalha?
Cooper –
Fazer a lição pelo filho. Sabemos que os melhores alunos fazem a lição de casa
sozinhos. O dever é uma excelente oportunidade para o aluno desenvolver
habilidades de aprendizado. O envolvimento dos pais em excesso pode atrapalhar.
ÉPOCA – O
que mudou na relação escola-família nos últimos anos?
Cooper – Em
relação à eficiência do envolvimento dos pais, pouca coisa. A maior novidade
nessa relação talvez seja a introdução da internet. Cada vez mais escolas usam
e-mails e websites como canal de comunicação com os pais para deixá-los
atualizados sobre a vida escolar dos filhos.
ÉPOCA –
Isso é bom ou ruim?
Cooper – O
lado bom é que com a internet a comunicação ficou mais rápida e fácil. Na
maioria das vezes, a web consegue aproximar a família da escola. O ruim é que
ainda não conseguimos garantir acesso à web para todos, e alguns pais acabam
excluídos.
As 4 regras de um bom dever de casa
1. O
dever é da criança, não dos pais
Ela deve ser capaz de fazê-lo sozinha. Isso não quer dizer que
ela deva se sentir sozinha. Orientações – sem exagero – são bem-vindas
2.
Os pais devem acompanhar
Dar o exemplo estimula o aluno. O pai ou a mãe podem ler um
livro no mesmo momento que o filho lê. Se for o mesmo livro, e daí surgirem
discussões, melhor. Se a lição for de matemática, o adulto poderá aproveitar
para fazer as contas da casa
3. É
para se esforçar, não para arrancar os cabelos
Se a criança está esgotada, é melhor parar e retomar o exercício
em outra hora, de cabeça fresca. Senão, pode ficar com raiva da tarefa, da
escola, dos pais... e criar resistência à disciplina
Para acabar com o problema de sempre deixar o dever para a
última hora, é bom estabelecer um horário regular para o dever. Ter um cantinho
para estudar também ajuda na organização e concentração do aluno
Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro
Responsável Comercial E-Commerce PDG(91)8164-1073 (skype)
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
Olimpia Pinheiro
Responsável Comercial E-Commerce PDG(91)8164-1073 (skype)
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook:
*Se você precisar de informações sobre imóveis:1- Negociação e Venda de Imóveis.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/28012011-2325-atualizado-em-04022011.html
*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquiteturada de Inovação - Breakthrough.
*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquiteturada de Inovação - Breakthrough.
*Se você precisar de informações sobre cinema:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico.
3- Cinema Como Recurso Pedagógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário