quinta-feira, 22 de março de 2012


Companhias aéreas estudam a ciência de refeições mais saborosas a bordo
Por Jad Mouawad, The New York Times News Service/Syndicate



Um dos mais congestionados aeroportos do mundo, o Hartsfield-Jackson, em Atlanta, está a somente 312 metros acima do nível do mar. O que, ao que parece, é perfeito para as papilas gustativas.
Em altitudes baixas, as cerca de 10 mil papilas gustativas da boca humana trabalham como manda a natureza. E com o auxílio do nariz _ o sentido do olfato tem um grande papel no que se refere ao paladar _ o conhecido quarteto do doce, amargo, azedo e salgado se manifesta como de costume. O suco de tomate tem gosto de suco de tomate; o peru à Fiorentina tem sabor de peru à Fiorentina.
Porém, a bordo de uma aeronave moderna, o paladar se perde. E isso não apenas porque a comida servida em aviões não é apetitosa, embora isso também não ajude. Não, o grande problema é a biologia _ um obstáculo que as empresas aéreas agora querem superar, de olho nos lucrativos passageiros executivos e de primeira classe.
Mesmo antes da decolagem, a atmosfera dentro da cabine deixa o nariz ressecado. Quando a aeronave sobe, a mudança na pressão do ar entorpece um terço das papilas gustativas. Em altitude de cruzeiro, a aproximadamente 11 mil metros de altura, o nível de umidade na cabine é mantido baixo de propósito, para reduzir o risco de corrosão da fuselagem. Logo, o nariz perde a sensibilidade. As pupilas gustativas desaparecem em combate. Uma secura na boca se instala.
Tudo isso ajuda a explicar por que, por exemplo, uma grande quantidade de suco de tomate é consumida nos aviões: ele tem um gosto muito menos ácido em um voo do que no solo. Também ajuda a explicar por que as companhias aéreas tendem a salgar e temperar bastante os alimentos e servir vinhos que são verdadeiras bombas de frutas. Sem todo esse toque especial, o alimento não teria graça. Sobre o Atlântico, até mesmo um leve e decente Chablis teria gosto de suco de limão.
"A sutileza não combina com a altitude", diz Andrea Robinson, sommelière que seleciona vinhos para a Delta Air Lines desde 2008.
Mas depois de anos apertando os cintos, os executivos de companhias aéreas estão investindo novamente em atrair os passageiros executivos dispostos a pagar mais caro pelas passagens, e a comida é uma grande parte dessa iniciativa. Isso significa imaginar novos cardápios e até mesmo contratar chefs badalados, como Gordon Ramsay, famoso pelo programa Hell's Kitchen, como consultores. O motivo é óbvio: a classe executiva e a primeira classe representam um terço dos assentos do avião, mas geram a maior parte da receita. Conservar esses usuários é fundamental para os lucros obtidos pelas companhias.





Abraço e Sucesso a Todos

Olimpia Pinheiro 
Responsável Comercial E-Commerce PDG 
           (91)8164-1073       
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook:

*Se você precisar de informações sobre imóveis:
1- Negociação e Venda de Imóveis.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/28012011-2325-atualizado-em-04022011.html

*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquiteturada de Inovação - Breakthrough.

*Se você precisar de informações sobre cinema:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário