quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Peru apura envolvimento no país de empresas investigadas na Lava Jato


Plataforma da Petrobras; Peru investiga atuação de empresas envolvidas na Lava Jato
23/08/2015  15h04

A Procuradoria peruana investiga, depois de receber informações provenientes do Brasil, o possível envolvimento no Peru das empresas investigadas no escândalo de corrupção na Petrobras, afirmou o procurador do país, Pablo Sánchez.

"Recebemos informação do Brasil e no Peru também estamos fazendo diversas indagações, mas devido ao sigilo não podemos dizer o que estamos fazendo", disse Sánchez ao jornal "La República" em entrevista divulgada neste domingo (23).
"Ainda não há nomes de pessoas. Quando for estabelecido ou definido quem participou de atos delitivos, aí começará uma investigação mais profunda", disse o máximo responsável do Ministério Público.

A Procuradoria peruana iniciou as investigações em julho, após a revelação de que as empresas brasileiras envolvidas no caso de corrupção na Petrobras também foram acusadas, no âmbito da operação de investigação conhecida como Lava Jato, de pagar subornos durante a execução de uma grande obra no Peru.

Trata-se da rodovia Interoceânica, que liga o noroeste do Brasil à costa peruana e que foi construída entre 2005 e 2011. O custo final da obra chegou a US$ 2 bilhões, quando o orçamento inicial era de US$ 800 milhões.

"A abertura de uma colaboração com o Ministério Público brasileiro nos permitirá ver quais fatos existem, que pessoas agiram e qual o envolvimento com alguns funcionários do Peru", disse Sánchez.

Os contatos entre as duas instituições tiveram início em meados de julho, quando dois procuradores peruanos viajaram ao Brasil em busca de informação.

Segundo denúncias feitas em junho, relatórios policiais no Brasil afirmam que executivos da Camargo Correa pagaram subornos no Peru para superfaturar as obras da via. As irregularidades teriam ocorrido durante os governos dos presidentes Alejandro Toledo e Alan García.

Executivos da Camargo Correa foram condenados no Brasil por participar do monumental esquema de corrupção em vigor na Petrobras.
Marcelo Odebrecht, presidente da construtora Odebrecht, está preso sob suspeita de participar de uma rede de desvios de dinheiro em seus contratos de obras com a Petrobras.

A Odebrecht tem forte presença no Peru, e sua filial em Lima construiu parte da Interoceânica. A empresa negou que tenha pago subornos durante a obra e ressaltou que o aumento dos custos ocorreu devido a pedidos de melhorias feitos pelas próprias autoridades peruanas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário