domingo, 28 de setembro de 2014

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CHOPP E CERVEJA?

Centenas de litros de chopp são consumidos no Brasil e no mundo todos os dias, seja durante o happy hour para aliviar o estresse da rotina do trabalho, seja numa festa ou então na churrascada com os amigos. Apesar do consumo ser grande, por incrível que pareça, muita gente ainda se pergunta: qual é a diferença entre a cerveja e o chope?
O diretor do chopp Kalena, Antônio Carlos Franchini Filho, explica que o chopp tem uma grande diferença em relação à produção da cerveja: “ele não é pasteurizado. O processo de produção das duas bebidas é idêntico, mas no final a cerveja é pasteurizada e o chope não”, disse, explicando que a pasteurização é um processo químico desenvolvido pelo cientista francês Louis Pasteur (1822 – 1895), em 1864, que consiste em aquecer a bebida a uma temperatura aproximada de 70 graus Celsius por um determinado tempo, entre cinco e dez minutos, seguida do resfriamento a temperatura ambiente, produzindo um choque térmico cuja finalidade é aumentar a estabilidade microbiológica do produto.
Como o chope não passa pela pasteurização, sua duração é inferior à da cerveja. Um barril de chope dura no máximo quinze dias.
De acordo com Marco Falcone, proprietário da Cervejaria Falke Bier, em comentário feito no blog Brejas, ” Hoje a maioria das grandes cervejarias pasteurizam o chopp, o que joga por terra a definição da diferença. No entanto, realmente existe uma diferença no paladar. O fato é que no momento em que a cerveja circula na serpentina da chopeira ocorre uma perda de CO2 e consequentemente uma diminuição da acidez, o que torna a bebida mais palatável”, explica.
Em outros países, é normal encontrar cerveja vendida na torneira de chope, mas não confunda: quase sempre isso não passa de cerveja na pressão.


Documentário da Discovery mostra como a cerveja salvou o mundo



Para entender como seria o mundo sem a cerveja, e as mudanças que ocorreram com ela, diversos cientistas se juntaram para explicar como surgiu, mudou e salvou o nosso mundo. Um trabalho sensacional feito e exibido pelo Discovery Channel.
É altamente recomendado que você assista!


A história da Heineken


Em 1869, com apenas 22 anos, Gerard Adriaan Heineken comprou a Hooiberg, em Amsterdã, que viria a se tornar uma das maiores cervejarias do mundo, a Heineken & Co.
Duas décadas depois, H. Elion (aluno do cientista Louis Pasteur) desenvolveu a exclusiva e diferenciada levedura A, que garante o sabor único, refrescante e irresistível de uma Heineken.
No século XX, a marca ganhou fama mundial através da publicidade e adotou para si o espírito jovem que acompanha a cerveja desde então. Hoje a Heineken é apreciada em mais de 170 países, exatamente com a mesma fórmula de 130 anos atrás.

Categorias: CervejaChopp. Bookmark the permalink.
  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário