domingo, 6 de outubro de 2013

RAPPER CUBANO FOI PRESO POR CANTAR MÚSICAS QUE CRITICAM O GOVERNO


Ángel Yunier Arzuaga está preso desde março por fazer músicas que criticam o governo Cubano e continua esperando julgamento.


Veja um de seus vídeos junto com outro rapper e logo voltamos:


Os Filhos que Ninguém Quis (Los Hijos que Nadie Quiso) é o nome do grupo integrado por Ángel Yunier Arzuaga(Crítico del Arte) e Yudier Manuel Blanco Pacheco (Conciencia KYGRA).
Em agosto de 2012 lançaram um vídeo (que está acima) onde denunciam a dura realidade da vida em Bayamo. A partir deste momento começaram os problemas.
Segundo o Blog Pedazos de la Isla, a música destes dois rappers começou a criar simpatia entre as pessoas de Bayamo, ao mesmo tempo que incomodava os censores. Assim, em poucos dias os dois rappers foram presos, interrogados e lançados no calabouço por acusações fictícias.  Veja detalhes aqui.
Depois da primeira detenção em agosto de 2012 eles foram soltos, más Yunier (El Critico) foi detido depois de colocar em sua casa um cartaz que dizia “Abajo Fidel, Abajo Raúl”. Segundo explicou, se tratava de uma ação para a promoção de seu disco que inclui um tema com esse titulo. As autoridades o acusaram de desacato, propaganda inimiga, e de ter contato com Radio Martí. Foi preso novamente. Depois de algum tempo foi solto novamente e regressou para sua casa onde colocou um novo cartaz onde dizia ““Viva Cuba Libre y Cambio”.
Em 9 de outubro os dois rappers foram novamente detidos quando tentaram recuperar uma câmera que tinha sido apreendida. Em sua saída da prisão Yunier declarou:
Seguiremos assim, doa a quem doer . Nós simplesmente dizemos a verdade e por isso temos que pagar o preço que seja necessário, pois estamos dispostos a paga-lo. Seguiremos fazendo musica contestadora, estaremos na vanguarda da juventude que se encontra desvalida por um regime explorador que dita as sentenças e não pensa na juventude cubana. Isto é musica de protesto.
Yunier se mostrou decidido a não dar um passo atrás, enquanto a Segurança do Estado decidiu dar um passo a frente. Assim, em 27 de outubro ele foi novamente preso na presença de sua esposa, grávida de sete meses. Ela passou mal e quando chegou ao hospital eles a mandaram voltar para casa, pois, segundo disseram, não tinha espaço para atende-la.
Novamente solto demorou muito meses para ser novamente preso com brutalidade em 21 de março de 2013. Os soldados invadiram sua casa e lhe fizeram uma revista enquanto sua mãe tinha um ataque de epilepsia.
Ao voltar para casa o rapper teve que enfrentar atos de repúdio organizados pelo regime, assim como agressões fisicas das quais foram vitimas também os seus familiares. Tanto Yunier como sua tia, ativista do grupo Damas de Branco, foram detidos.
O rapper passou 16 dias fazendo greve de fome, que abandonou ao ver que sua saúde estava em risco.  Em 15 de abril foi levado para a Prisión Provincial de Bayamo
Sua família veio denunciando a situação irregular na qual se encontra o músico.
O Blog Pedazos de una Isla, lançou uma campanha apoiando a liberdade do rapper. Aqui o vídeo:



Posteriormente  foram saindo a luz vídeos nos quais se observa o ativismo do rapper.






Paralelamente os familiares continuam pedindo solidariedade internacional.


Seus familiares denunciam que o rapper está apanhando na prisão.
E recentemente divulgaram um áudio onde Yunier pede aos cubanos que sigam lutando e disse que contraiu cólera na prisão.


Espalhem esta notícia em solidariedade ao rapper Ángel Yunier Arzuaga.

Fonte: Punto Cuba


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário