sábado, 8 de setembro de 2012

Liberdade
07/09/2012

Há um erro profundo no desejo de lidar com a liberdade como alguma coisa do âmbito da teoria. Sabemos o que é a liberdade quando a perdemos. Agora, na prática, ou seja, no campo da vida moral, aí sim é que compreendemos a liberdade. Nesse caso, trata-se de um exercício e de uma experiência constante. É o que conta para Sartre, ao dizer que o homem está cativo da liberdade. Sim, pois a liberdade se manifesta na decisão e o homem, afinal de contas, tem de decidir a todo instante. Quando diz não decidir, também já tomou uma decisão. Não pode não decidir e exatamente por ir de decisão em decisão perpetua sua liberdade.

Mas a questão de Sartre é ainda maior. A cada decisão o homem projeta uma sua vontade no mundo e, então, faz algo mais ou menos com a jurisprudência: deixa gravado um sulco no mundo que um novo caminho. A partir daí toda a humanidade tem todos os caminhos já abertos e mais este caminho recém sulcado. A humanidade ganha com a liberdade de um homem mais possibilidades de decisões e, então, amplia seu leque de liberdade. Assim, a liberdade de cada um, uma vez exercida e, enfim, só existente porque exercida, amplia a liberdade de todos.

Paulo Ghiraldelli Jr.

Osvaldo Aires Bade - Comentários Bem Roubados na "Socialização"



Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
55 (91)8164-1073 
skype: olimpiapinheiro 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br





Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22 (POR FAVOR ME ADICIONE)

Perfil no Twitter: @cinenegocios
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:

1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário