segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ACUSADO DE PLÁGIO, CRIADOR DE GINA INDELICADA ADMITE CÓPIA DE PIADAS

"ALGUMAS RESPOSTAS DA GINA SÃO BASEADAS EM TUÍTES QUE EU ENCONTRO", DIZ RICCK LOPES|


Ricck Lopes, o criador da Gina Indelicada (Foto: Arquivo pessoal)
O sucesso da Gina Indelicada, página no Facebook que usa a marca dos palitos Gina, continua em alta: o número de seguidores segue crescendo em ritmo incomum e bateu 1,7 milhão. E a rejeição começou a aparecer quase na mesma proporção.Na última quarta-feira (29/08), foi criada uma página para acusar o criador de plagiar piadas. Com alguma razão. Ricck Lopes, dono da Gina Indelicada, admite que algumas das piadas não são nada originais.
"Algumas respostas da Gina são baseadas em tuítes que eu encontro no Twitter. Mas tem gente que se incomoda com meu sucesso e que fez uma página para criticar isso", afirma Lopes. O rapaz defende que é um publicitário, cuja principal habilidade é montar estratégias de divulgação voltadas para mídias sociais, e não comediante. "Não foram as cópias que incomodaram. Foi o sucesso alcançado em tão pouco tempo", diz o criador da página.
"Tem muita gente gritando por aí a autoria de piadas que nossos avós já faziam bem antes. O humor na internet é, em grande maioria, feito assim. As piadas são as mesmas, o que muda é o formato. Existem páginas no Facebook que servem apenas para compilar os 'melhores tuítes'. A maior delas, criada há quase um ano, tem menos de 160 mil fãs. Se fosse por causa de 'piadas prontas', ela já deveria ter 5 milhões. O sucesso da Gina deve ser creditado ao formato criado para a personagem", completa.
Um dos principais exemplo usados pelos críticos da Gina Indelicada é uma entrevista que o criador concedeu ao humorista Danilo Gentili no programa Agora é Tarde, da Band. Na ocasião, a produção pediu a Lopes que ele respondesse algumas perguntas como se fosse a personagem. Com uma máscara de Gina no rosto, as respostas não saíram à altura da página, combustível para as acusações de plágio.
A página Gina, Kibadora Indelicada, cuja descrição é "Homenagem especial à rainha do plágio", já tem cerca de 18 mil seguidores. O nome da página, Kibadora, faz menção ao termo "kibar", que na internet passou a ser usado como sinônimo para plágio. Os responsáveis pela página foram procurados porÉpoca NEGÓCIOS, mas a mensagem deixada pela reportagem não foi respondida.
Gina, Kibadora Indelicada (Foto: Reprodução)
Gina Plagiada
Ricck Lopes admite ter copiado algumas das piadas que usou em sua página, mas também é verdade que a ideia dele foi replicada dezenas de vezes. No Twitter, por exemplo, ele não administra nenhum perfil, mas passa de 50 o número de contas que utilizam o termo Gina Indelicada e suas variações, e copiam o estilo de respostas para embarcar na repercussão.

Apenas os cinco perfis mais populares, somados, ultrapassam a marca de 280 mil pessoas. No Facebook, há outras duas páginas falsas que acumulam cerca de 57 mil fãs.
O fan page também serviu de inspiração de outras páginas no Facebook. Um internauta, por exemplo, montou a Moça Sincera, fazendo uso da imagem do Leite Moça, da Nestlé, que segue rigorosamente o mesmo formato que o criador da Gina Indelicada adotou.
Direito autoral?
As acusações de plágio contra Ricck Lopes levantam um dilema: piada na internet possui direito autoral? "É bem complicado dizer se a piada é original ou não. É óbvio que toda pessoa tem um repertório que esgota e acaba se repetindo. Mas não dá para desmerecer o sucesso do rapaz, porque ele foi mais feliz, teve uma estratégia melhor e a lançou no tempo certo", diz André Tenenbaum, diretor executivo da agência Zona Internet, especializada em marketing digital.

O executivo se baseia em uma teoria, chamada de New Business Generation Model, para inocentar o criador da Gina Indelicada. De acordo com ele, há milhões de pessoas tendo a mesma ideia ao mesmo tempo, e então o ponto mais importante passa a ser quem conseguiu executá-la adequadamente. Principalmente na internet, onde a difusão de ideias é muito ampla e pouco controlada, ganha espaço quem consegue executar melhor certos formatos mais rapidamente.


Osvaldo Aires Bade - Comentários Bem Roubados na "Socialização"

O ratinho estava na toca, e do lado de fora o gato: - MIAU, MIAU, MIAU....
O tempo passava e ele ouvia: - MIAU, MIAU, MIAU...
Depois de várias horas e já com muita fome o rato ouviu:- AU! AU! AU!
Então ele deduziu: 'Se tem cachorro lá fora, o gato foi embora'.
Saiu disparado em busca de comida. Nem bem saiu da toca o gato CRAU!!
Incorformado, já na boca do gato perguntou:- Pô gato!!! Que sacanagem
é essa??? E o gato respondeu:
- Meu filho, hoje nesse mundo 'globalizado' quem não falar pelo
menos dois Idiomas 'MORRE DE FOME'!

Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
55 (91)8164-1073 
skype: olimpiapinheiro 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br





Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22 (POR FAVOR ME ADICIONE)

Perfil no Twitter: @cinenegocios
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:

1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário