quinta-feira, 12 de julho de 2012


Cartas de Berlim: Os alemães são os mais produtivos do mundo
.

.
Achei em um site semana passada uma lista muito engraçada. Intitulada "O que eu sei sobre os alemães", o compêndio de 100 itens escrito por um australiano morador de Münster, fazia um apanhado bastante bem humorado dos costumes germânicos.
Com muitas ironias e clichês, claro, mas alguém aí já imaginou viver sem clichês? Eu já, mas não foi bom. Um viva para os clichês e vamos em frente.
.
Fotografia da Alemanha
.
Alguns dos itens da lista me chamou especial atenção, como por exemplo, que os alemães na verdade não gostam quando alguém vai contra a maré no supermercado - aparentemente a ordem das gôndolas faz parte também do establishment.
Ou quando eles ficam sem sabem agir quando há a necessidade de formar espontaneamente um fila indiana no supermercado - já comentei aqui que eles não lidam bem com improvisos. E a falta repentina de establishment causa pânico.
Mas foram 3 itens sobre trabalho que me chamaram especial atenção. São duas ou três frases que praticamente definem a sociedade alemã, ou pelo menos a parte do desenvolvimento econômico da mesma. Está escrito assim:
.
Foto da Alemanha
.
10) Os alemães são bons em quase tudo o que fazem. Se não são bons, vão tentar até se tornarem bons o bastante. Isso porque...
11) Alemães são perfeccionistas. Eles trabalham duro e eficiente (apesar de provavelmente ser a nação que menos trabalha no mundo ocidental). É por isso que...
12) Eles são a economia mais forte da Europa. O que eles conseguem fazer nessa poucas horas é o dobro do que qualquer outro país consegue no mesmo espaço de tempo.
O que eu curto em listas é que elas são acima de tudo didáticas. E isso aí é perfeito! A perfeita definição do milagre alemão em todas as suas vertentes. Sabe aquela história de que eles trabalham muito? Tudo lorota. Em comparação com a gente, eles trabalham pouco, muito pouco.
Porém, contudo, e aí vem a grade sacada teutônica, o que fazemos em 4 horas, os alemães fazem em 2, talvez até 1h30. A produtividade, esta sim, o maior tesouro cultural da Alemanha.
.
.
Esse perfeccionismo e gosto por resultados foi o que permitiu ao país levantar rapidamente depois de uma, duas ou três guerras seguidas. Nunca esqueço de um vídeo que vi sobre a reconstrução de Dresden depois da Segunda Guerra: era impressionante a imagem de milhares de pessoas, de crianças a idosos, nas ruas recolhendo os escombros de 80% de cidade bombardeada sem receber nada por isso.
Por isso não existe conversa fiada em ambiente de trabalho, ou pausa para o cafezinho. Por isso os alemães andam rápido, por isso a ginecologista faz uma consulta satisfatória em 11 minutos, por isso eles se irritam quando a gente demora a decidir as coisas. Resumindo: na sociedade alemã não há espaço para embromação.

Tamine Maklouf é jornalista e ilustradora nas horas vagas. Mora na Alemanha desde agosto de 2009, onde se encontra na “ponte terrestre” Dresden-Berlim. De lá, mantém o blog: www.diekarambolage.wordpress.com

Abraço e Sucesso a Todos

Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce



(91)8164-1073      
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:
1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário