sexta-feira, 11 de maio de 2012


08/05/2012
 às 16:26 \ Política & Cia

O Rolls-Royce em exposição na área anexa ao saguão do Planalto: não foi presente da Rainha Elizabeth, não (Foto: Fabio Pozzebom / Agência Brasil)


Amigos, o Estadão publica hoje um texto da Agência Brasil, oficial — que, portanto, tem obrigação de conhecer as informações oficiais — em que, ao mencionar o Rolls-Royce presidencial, repete uma bobagem que virou lenda, segundo a qual o veículo é um presente que o presidente Getúlio Vargas teria recebido da rainha da Inglaterra, Elizabeth II.
Leia primeiro a reportagem com esse erro histórico e depois, mais abaixo, a verdadeira origem do carrão.
BRASÍLIA – Famoso pelas aparições nas cerimônias de posse de presidentes e nas comemorações do 7 de Setembro, o Rolls Royce presidencial agora será exibido todas as sextas-feiras e todos os domingos na entrada do Palácio do Planalto. Antes, o carro aparecia em público somente nas cerimônias e no primeiro domingo de cada mês, durante a troca da bandeira da Praça dos Três Poderes.
A decisão de ampliar os dias de exibição do Rolls Royce foi tomada pela Coordenação de Relações Públicas da Presidência da República, com autorização do gabinete pessoal da presidenta Dilma Rousseff. Às sextas-feiras, o carro será exibido das 16h30 às 17h30, antes do arriamento da bandeira que está hasteada em frente ao Palácio do Planalto. Aos domingos, o automóvel poderá ser visto e fotografado das 9h30 às 14h30, mesmo horário de visitação pública da sede do governo.
O Rolls Royce, modelo conversível cabriolé, foi fabricado em Londres e chegou ao Brasil de navio em março de 1953. A versão oficial diz que o carro foi uma doação da rainha Elizabeth II da Inglaterra ao governo brasileiro. O primeiro presidente a usar o Rolls Royce foi Getúlio Vargas em uma cerimônia comemorativa ao Dia do Trabalho.
Desde então, o automóvel transportou todos os presidentes brasileiros, autoridades como o ex-presidente da França Charles de Gaulle e a rainha Elizabeth II, além de personalidades como o astronauta russo Yuri Gagarin e até a Miss Universo 1963, a gaúcha Ieda Maria Vargas.
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O carrão presidencial, nos trinques, às vésperas da posse de Dilma, que ocorreria a 1º de janeiro de 2011 (Foto: veja.abril.com.br)


Agora, vamos à versão correta, que publiquei no blog no dia 31 de dezembro de 2010, véspera da posse da presidente Dilma Rousseff. Um trecho daquele post:
Com 57 anos de uso [agora são 59], ele ainda não chegou aos 30 mil quilômetros. O Rolls-Royce conversível da Presidência da República que vai transportar a presidente eleita, Dilma Rousseff, no dia de sua posse, 1º de janeiro próximo, está nos trinques e pronto para a tarefa. Trata-se de um modelo Silver Wraith Formal Cabriolet, com carroceria fabricada pela empresa britânica H. J. Mulliner & Co.
Com bancos de couro e madeira legítima revestindo parte do interior, o Rolls presidencial, macio e silencioso, tem motor 4,5 de 6 cilindros e uma potência relativamente pequena para um carro de 1,9 tonelada: 120 cavalos. Funciona com tração traseira e câmbio manual de quatro marchas. Ao longo dos anos, sofreu vários reparos e reformas executados pela empresa britânica.
Ainda circula a lenda de que o Rolls foi um presente pessoal da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, ao presidente Getúlio Vargas (1951-1954). Na verdade, Getúlio efetivamente recebeu o reluzente, esplêndido veículo de presente de empresários, mas, corretamrnte, destinou-o a uso público, inicialmente a visitas oficiais: nele desfilaram, entre muitos chefes de Estado estrangeiros, o presidente americano Dwight Eisenhower, o presidente francês Charles de Gaulle e a própria rainha Elizabeth.
Quem pesquisou detalhada e documentadamente, e me contaria a história, ainda no primeiro mandato do presidente Lula (2003-2007), seria o responsável pelo setor de transportes do Palácio do Planalto, o coronel da reserva do Exército Paulo Renato Caldas Fayão, que também cuidou com carinho da frota presidencial durante os governos dos presidentes José Sarney (1985-1990) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2003).
Por 
Luidi Antero
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08/05/2012 às 20:29


Os veículos foram encomendados pela presidência.
Os dois automóveis encomendados pela presidência foram fabricados com diversos detalhes especiais para que pudessem servir ao presidente da República. A fábrica cuidadosamente tratou de observar estes detalhes, que foram incorporados ao projeto, tais como: plataforma no pára-choque traseiro e nos estribos laterais, ambos reforçados para suportar o peso dos seguranças, mastros para o uso de bandeiras nos pára-lamas dianteiros, velocímetro no compartimento traseiro, etc.
Os preços finais, constantes nas notas (invoices) dos modelos encomendados pela presidência foram os seguintes: Limousine Fechada: £ 5,831 sendo £ 4.560 o automóvel e £ 1.271 pelos extras (£ 6.205 incluindo-se frete e seguro). Limousine Aberta: £ 7.540 sendo £ 6.975 o automóvel e £ 565 pelos extras (£ 7.949 incluindo-se frete e seguro). O preço dos chassis foi de £ 2.135 cada e a diferença relacionada as carroçarias.
A fábrica concedeu um desconto de 20% sobre o preço dos chassis e de 15% sobre o preço das carroçarias e de seus detalhes extras e estes descontos tinham, normalmente, como favorecidos as empresas importadoras.


Abraço e Sucesso a Todos

Olimpia Pinheiro
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