sexta-feira, 6 de abril de 2012

IMÓVEIS - MÍDIAS SOCIAIS NO MERCADO IMOBILIÁRIO: COMO UTILIZAR CORRETAMENTE 

Postado por: Redimob | 05/04/2012 10:08:26
Fonte: Redação Redimob
       
As mídias sociais devem ser encaradas pelo corretor de imóveis como uma extensão do seu próprio cotidiano.

Modismo, tecnologia, ou comunicação estratégica? Basta entrar no Twitter, Facebook ou Linkedin para constatar a grande quantidade de perfis de corretores de imóveis e empresas do mercado imobiliário. As mídias sociais viraram parada obrigatória dos profissionais que querem se aproximar de seu público e consolidar a marca. Mas é o uso correto e estratégico das ferramentas que diferenciam os resultados obtidos. Quais são as boas práticas nas mídias sociais? Conversamos sobre o assunto com o consultor de mídias sociais da Construtora Tecnisa, Israel Scussel Degásperi.

Degásperi, que é publicitário e especialista em Novas Mídias, Rádio e TV, é presença confirmada no evento Corretor Global, edição Goiânia, que ocorrerá no dia 12 de abril, na sede do CRECI-GO, no qual abordará dicas de utilização das mídias sociais no mercado imobiliário.


Que informações são fundamentais em um perfil nas redes sociais?
Toda empresa deve entrar nas mídias sociais com um objetivo bem definido. E todas as informações que compõem este objetivo devem ser deixadas claras no perfil. Por exemplo, o horário de atendimento é fundamental. Algumas pessoas não possuem smartphone para estar online o tempo todo. Isto não é um problema se você definir que estará disponível das 09h as 20h, por exemplo. Além de link para seu site ou blog, cidade e estado e uma breve descrição do seu produto ou serviço. As formas de contato, são ao meu ver, o mais importante.


Constantemente, observamos perfis que integram informações, fotografias da vida pessoal e profissional. Qual deve ser a postura do corretor de imóveis nesse caso? É aconselhável uma integração de perfil pessoal e profissional?

Esta é uma situação bem delicada, e que todo mundo sempre tem dúvidas. É possível conciliar perfis profissionais com pessoais, mas com muito cuidado. Preserve-se e tenha bom senso. Esta também é uma informação que o corretor de imóveis pode deixar claro em sua bio, complementando a resposta anterior. Imagine que colocar uma foto sem camiseta no twitter será a mesma coisa que visitar um decorado com um cliente sem camisa.

Tenha sempre em mente que um vídeo ou uma imagem constrangedora ficam para sempre na internet e ainda corre o risco de um amigo passar para outro e assim por diante. Quando o profissional se dá conta, chega na sua empresa ou até mesmo no seu chefe ou naquele cliente que você está prestes a concretizar uma venda.

Se por acaso achar que terá dificuldade em conciliar, defina as mídias sociais que você vai atuar profissionalmente, como Twitter, Linkedin e Redimob, por exemplo, Orkut e Facebook para postar assuntos pessoais e se relacionar com seus amigos. Mesmo nestas redes pessoais, deve-se tomar cuidado com as informações compartilhadas e a exposição excessiva, pois mesmo em horários de lazer manter uma boa imagem é fundamental.

E nas redes pessoais não adicione clientes, a não ser que sejam também amigos pessoais.


Convidar outros amigos e profissionais para fazer parte da sua rede é o primeiro passo para estabelecer uma comunicação de qualidade. O que deve ser levado em conta na hora de convidar outros profissionais para fazer parte da sua rede de relacionamento?

O networking é fundamental e essencial para qualquer profissional. Mas a educação vem acima de tudo. Envie um email com uma breve descrição de quem você é e qual o objetivo de estar adicionando tal pessoa. Diga onde se conheceram para facilitar a lembrança. Se não conhece o profissional que estiver adicionando, deixe isso claro e procure conversar com a pessoa antes de ficar enviando milhões de emails. É importante conhecer um pouco da etiqueta digital para não cometer gafes e ser considerado um chato. Evite sempre excesso de mensagens e enviar somente divulgação do seu trabalho sem nunca manter outro contato mais cordial. Nunca use mais de uma cor no texto do email, se quiser destacar algo importante, coloque em negrito ou sublinhado. Saiba que se enviar um texto todo com letras maiúsculas, o leitor entenderá que você estará gritando. Preste atenção também nas palavras utilizadas no título do email para não serem consideradas spam. Outra dica importante é preservar os emails de seus clientes. Quando for enviar um email para várias pessoas, coloque em cópia oculta os demais endereços.

O mais importante: conheça um pouco o perfil de quem está adicionando para que possa enviar propostas ou conteúdos que sejam realmente interessantes para a outra pessoa. Se tiver dúvidas, pergunta se conhece tal site ou se interessa por este conteúdo.

Lembre-se que você será reconhecido pelo conteúdo que você compartilhar. Se enviar emails de qualidade ou propostas relevantes, o profissional será beneficiado e lembrado por isso.


Para o corretor de imóveis ou empresa que busca ser reconhecido no setor, o que é recomendado para estabelecer uma comunicação de qualidade nas redes sociais?

As redes sociais devem ser encaradas por qualquer profissional como uma extensão do seu próprio cotidiano. O que é ser um bom corretor offline? A mesma coisa será no Online, não existe mais esta separação de On e Off.

Portanto, encare as redes sociais como um complemento de suas atividades diárias. Esteja sempre bem informado, no seu mercado e em conhecimentos gerais. Compartilhe artigos que ajudem outros profissionais a se qualificarem, apresente pessoas interessantes para seus amigos ou clientes, coloque-se à disposição para ajudar, quando for necessário.

Evite compartilhar correntes no Facebook/Orkut, imagens de pessoas doentes ou animais maltratados. Se achou uma imagem engraçada ou uma piada e não resistiu, tudo bem, tenha um momento de descontração. Procure definir períodos durante seu trabalho para esta finalidade, depois do almoço ou no final do dia, por exemplo.

Faça bom uso também de materiais como foto e vídeo. Este material, se bem feito, pode qualificar muito seu trabalho. Um vídeo bem feito, ou apenas um bom áudio, falando sobre o imóvel ou terreno, podem ser um diferencial no seu conteúdo que resulte na venda e você consegue isso com um smartphone ou um gravador sem grandes investimentos.

Para empresas, o conteúdo é ainda mais importante, intercale o conteúdo institucional com o contéudo que orbita em volta dos interesses do seu público. Fique atento, procure usar uma proporção de 60% de conteúdo sobre o universo do seu cliente para 40% do institucional. Há quem use a proporção de 80% de conteúdo e apenas 20% para o famoso jabá.

Obrigada e Sucesso a Todos Nós


Olimpia Pinheiro
Consultora Executiva
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