quarta-feira, 25 de abril de 2012

CINEMA - CLÁSSICOS DO CINEMA JAPONÊS 






Clássicos do Cinema Japonês
Image
Harakiri de Masaki Kobayahi

A Cinemateca, juntamente com o Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, apresenta uma mostra com clássicos do cinema japonês. Influenciados pela literatura, as artes visuais, a música e as formas tradicionais de teatro nipônico, os filmes apresentam uma singularidade cultural e um rigor estético invejáveis, cujas contribuições se fazem sentir também no ocidente.
Serão exibidas obras dos mais importantes cineastas do país, como Yasujiro Ozu, Kenji Mizoguchi, Akira Kurosawa, Shohei Imamura, Heinosuke Gosho, Teinosuke Kinugasa, Mikio Naruse, Masahiro Shinoda, Masaki Kobayashi, Hiroshi Teshigahara, Nagisa Oshima e Takeshi Kitano.

 qui 05
18h30 Sala escura – Sessão Latina Lucia de Humberto Solás. Cuba, 1968. Com Raquel Revuelta, Eslida Núñez, Adela Legrá. Legendas em português. 160’. Cópia em DVD.
>>Filme mais importante na carreira de Solás. As protagonistas são três mulheres de mesmo nome, Lúcia, inseridas em distintos momentos da história cubana.
Classificação etária – 16 anos.
sex 06
18h30 Clássicos do cinema japonês HarakiriSeppuku de Masaki Kobayahi. Japão, 1962. Com Tatsuya Nakadai, Rentaro Mikuni, Shima Iwashita. Legendas em português, 135’.
>>O período de paz no século XVII, no Japão, causou a falência do Shogunato, deixando milhares de samurais sememprego. Prêmio especial do Júri no Festival de Cannes.
Classificação etária – 16 anos
sab 07
16h Clássicos do cinema japonês A rotina tem seu encanto Samma no aji de Yasujiro Ozu. Japão, 1962. Com Chishuy Ryu, Shima Iwashita, Mariko Okada. Legendas em português, 113.
>>O filme é tido como a última meditação de Ozu sobre a inevitável dissolução familiar, sobre a definitiva solidão de todo indivíduo.
Classificação etária – 14 anos
18h Clássicos do cinema japonês O segredo de uma esposa - Desejo profanoAkai Satsui de Shohei Imamura. Japão, 1964. Com Masumi Harukawa, Ko Nishimura, Shiguero Tsuyoguchi. Legendas em português, 150’.
>>Dona de casa do interior, casada com marido infiel, sofre ataques constantes de um estuprador, que se diz apaixonado por ela.
Classificação etária – 18 anos
dom 08
16h Clássicos do cinema japonês De onde se avistam as chaminésEntotsu no mieru basho de Heinosuke Gosho. Japão, 1953. Com Kinuyo Tanaka, Ken Uehara, Hiroshi Akutagawa. Legendas em português, 108’.
>>Este drama tragicômico retrata a vida simples da periferia de Tóquio, no início da década de 1950. Sob a aparente simplicidade do cotidiano das pessoas humildes, esconde-se um complexo universo de sentimentos paradoxais.
Classificação etária – 14 anos

Image
18h Clássicos do cinema japonês O idiota Hakuchi de Akira Kurosawa. Japão, 1951. Com Toshiro Mifune, Setsuko Hara, Hasayuki Muri. Legendas em português. 166’. Cópia em DVD.
>>Adaptação de O Idiota de Dostoievsky por Kurosawa.
Classificação etária – 16 anos

sex 13
18h30 Clássicos do cinema japonês O império dos sentidos Ai no corrida de Nagisha Oshima. Japão, 1976. Com Tatsuya Fuji, Eiiko matsuda, Aio Nakajima. Legendas em português. 110’. Cópia em DVD.
>>O limite da paixão, o prazer e a entrega dos corpos. Uma relação de dominação entre homem e mulher desemboca em um assassinato. Baseado em fatos reais.
Classificação etária – 18 anos

sab 14
16h Clássicos do cinema japonês O idiota Hakuchi de Akira Kurosawa. Japão, 1951. Com Toshiro Mifune, Setsuko Hara, Hasayuki Muri. Legendas em português. 166’. Cópia em DVD.
>>Adaptação de O Idiota de Dostoievsky por Kurosawa.
Classificação etária – 16 anos
18h45 Clássicos do cinema japonês O portal do inferno Jigokumon de Teinosuki Kinugasa. Japão, 1953. Com Kazuo Hasegawa, Michiko Kyo, Isao Yamagata. Legendas em português, 89’.
>>Baseado em uma peça teatral, o filme utiliza como pano de fundo a disputa entre os clãs dos Heike e dos Genji, na Idade Média, para narrar a tragédia de um partidário de Kiyomori. O filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Classificação etária – 14 anos

dom 15
16h Clássicos do cinema japonês Vida de casado Meshi de Mikio Naruse. Japão, 1951. Com Ken Uehara, Satsuko Hara, Yukiko Shimazaki. Legendas em português, 97’.
>>Casal se muda para um bairro humilde de Osaka. Embora tenham se casado por amor, a paixão se abrandou com o passar dos anos.
Classificação etária – 14 anos

18h Clássicos do cinema japonês O Império da Paixão Ai no borei de Nagisa Oshima. Japão, 1978. Com Tatsuya Fuji, Kazuko Yoshiyuki, Takahiro Tamura. Legendas em português, 104’. Cópia em DVD.
>>Homem jovem tem um caso com uma mulher 26 anos mais velha. Com ciúmes do marido dela, ele planeja matá-lo. Prêmio de melhor direção no Festival de Cannes.
Classificação etária – 18 anos

sex 20
18h30 Clássicos do cinema japonês Contos da lua vaga Ugetsu Monogatari de Kenji Mizoguchi. Japão, 1953. Com Machico Kyo, Masayuki Mori, Kinuyo Tanaka. Legendas em português. 97’.
>>A história de dois homens que tomam caminhos duvidosos para satifazer seus desejos, desenrola-se em um mundo de mistérios. O filme mais célebre de Mizoguchi, inspirado em dois contos fantásticos de Akira Ueda.
Classificação etária – 14 anos

sab 21
16h Clássicos do cinema japonês Época de garoto Shônen Jidai de Masahiro Shinoda. Japão, 1990. Com Tetsuya Fujita, Yuji Horioka, Katsuhira Yamazaki. Legendas em português, 117’.
>>Baseado no romance de Hyozo Kashiwabara e nas estórias em quadrinhos de Fujiko Fujio. O filme retrata o “sokai”, a evacuação em massa das cidades ocorrida na Segunda Guerra Mundial.
Classificação etária – 14 anos

18h Clássicos do cinema japonês Era uma vez em Toquio Tokyo Monogatari de Yasugiro Ozu. Japão, 1953. Com Setsuko Hara, Chishu Ryu, chieko Higashiyama. Legendas em português, 153’.
>>Obra prima de Ozu e marco inicial do reconhecimento mundial de sua obra. Casal idoso vem de Onomichi para Tóquio, visitar os filhos, após uma ausência de 20 anos.
Classificação etária – 12 anos

dom 22
16h Clássicos do cinema japonês Não lamento a minha juventude Waga Seishun ni kui nashi de Akira Kirosawa. Japão, 1946. Com Setsuko Hara, Kenjirô Ôkouchi, Eiko Miyoshi. Legendas em português, 110’.
>>O filme descreve dois incidentes reais ocorridos no período do pré-guerra, quando o país vivia sob forte censura.
Classificação etária – 14 anos

18h Clássicos do cinema japonês Sonatine de Takeshi Kitano. Japão, 1993. Com Takeshi Kitano, Aya Kokumai, Tetsu Watanabe. Legendas em português. 94’.
>>Integrantes da yakuza de Tóquio são mandados para Okinawa por causa de uma guerra de gangues. Premiado filme policial japonês.
Classificação etária – 16 anos.

Image
qui 2618h30 Tela Brasilis O Mágico e o delegado de Fernando Coni Campos. Brasil, 1983. Com Tânia Alves, Luthero Luiz, Nelson Xavier. 103’.
>>Um mágico e sua partner vão a uma pequena cidade do interior da Bahia para uma série de espetáculos, mas terão que se confrontar com a prepotência do delegado.
Classificação etária – 18 anos.

sex 27
18h30 Clássicos do cinema japonês Os amantes crucificados Chikamatsu Monogatari de Kenji Mizoguchi. Japão, 1954. Com Kazuo Hasegawa, Kyoko Kagawa, Yoko Minamida. Legendas em português, 102’.
>>Inspirado em uma peça teatral do célebre dramaturgo Monzaemon Chikamatsu, o filme conta uma história de amor que tem como pano de fundo as relações econômicas e políticas da sociedade feudal em declínio.
Classificação etária – 16 anos.

sab 28
16h Clássicos do cinema japonês Filho único  Hitori musuko de Yasujiro Ozu. Japão, 1936. Com Choko Iida, Shinichi Himori, Masao Hayama. Legendas em português, 87’.
>>Primeiro filme sonoro de Ozu. “Filho único” aborda o fracasso da noção de risshin shusse (o êxito e o progresso através da educação e do trabalho).
Classificação etária – 12 anos.

18h Clássicos do cinema japonês Oharu, a vida de uma cortesã Saikaku Ichidai Onna de Kenji Mizoguchi. Japão, 1952. Com Kinuyo Tanaka, Toshiro Mifune, Toshiaki Konoe. Legendas em português, 148’.
>>O filme se inspirou no romance de Saikaku Ihara (1642-1693), obra clássica que examina criticamente as relações entre os sexos no Japão feudal. Ganhador do Leão de Prata do Festival de Veneza de 1952.
Classificação etária – 14 anos

Image
dom 29
16h Clássicos do cinema japonês A Mulher de Areia Suna no Onna de Hiroshi Teshigahara. Japão, 1964. Com Eiji Ikada, Kyoko Kishida. Legendas em português. 115’.
>>Segundo filme de Teshigahara, ganhador do Prêmio Especial do Júri em Cannes em 1965. Um entomologista passa a viver com uma mulher numa espécie de “prisão” de areia. Depois do desajuste dos primeiros contatos com a estranha morada, atinge a integração com a comunidade.
Classificação etária – 16 anos

Image
18h Clássicos do cinema japonês Dersu Uzala de Akira Kurosawa. Japão/URSS, 1975. Com Maxim Munzuk, Juri Solomine. Legendas em português. 140’.
>>Ao fazer um mapeamento de extensas áreas da Sibéria, em fins do século XIX, um cartógrafo russo se torna amigo de um caçador mongol. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Classificação etária – 14 anos


Abraços e sucesso a todos nós




Olimpia Pinheiro e Osvaldo Aires
Consultora Executiva
(91)8164-1073 begin_of_the_skype_highlighting            (91)8164-1073      end_of_the_skype_highlighting
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Programação Cinenegócios no Facebook:
http://www.facebook.com/note.php?saved&&note_id=281490105264246

*Mais informações sobre cinema:
1) Cinema Como Recurso Pedagógico.
- Postagem em construção:

*Se você precisar de informações sobre:
2) Negociação e Venda de Imóveis.
- Postagem em construção:

3) Consultoria Organizacional, Arquitetura da Inovação- Breakthrough.
- Postagem em construção:

Nenhum comentário:

Postar um comentário