segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ALICERCES DA CULTURA CAMPEÃ II - VERSÃO ESTENDIDA - GESTÃO: O CAMINHO DO SUCESSO.

.

O Caminho é Seu

"Por Osvaldo Aires"

Esse texto foi plasmado depois de pelo menos 30 anos de intenso estudo do maior e melhor empresário brasileiro de todos os tempos Jorge Paulo Lemann. Meus estudos começaram no Banco Garantia que foi um banco fundado no Rio de Janeiro por Jorge Paulo Lemann na década de 1970. Durante anos foi considerado um dos mais prestigiosos e inovadores bancos de investimentos do Brasil, sendo, inclusive, chamado pela revista Forbes de "uma versão brasileira" do Goldman Sachs. Foi adquirido pelo Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil) S.A. em 1998 e agora atua sob esta denominação.


  1. Tenha um sonho (um plano): Grande, desafiador e comum a todos isso faz todo mundo remar na mesma direção (da realização). A liberdade com disciplina rígida é a nossa força. Sorte é quando a oportunidade encontra o preparo e é sempre resultado de muito suor. Temos que trabalhar muito, mas com alegria. O maior ativo das empresas de sucesso são talentos trabalhando em equipes - solidários fazemos muito mais e assim progredimos na medida desses talentos. Mérito é a nossa ideia de justiça e somos muito bem recompensados por isso. A remuneração tem que estar alinhada com os interesses dos donos (os clientes).
  2. A liderança por exemplo pessoal é vital, tanto nas grandes atitudes heroicas como nos pequenos gestos do dia-a-dia. Para haver realmente boas e rápidas mudanças é preciso bom caráter. Escolher e se acompanhar de gente muito melhor do que si mesmo, supertreiná-las, desafiá-las, motivá-las, promovê-las, enriquecê-las e mantê-las são a principal tarefa do decente e, portanto grande administrador – Só progride quem cria um substituto hipercompetente e útil. A humildade é tudo; a discrição pessoal e corporativa é fundamental. “Aparecer”, só com objetivo concreto de lucro para a empresa. Nosso lema é: A modéstia é necessária para ser o melhor e a humildade para ser o maior.
  3. Foco é essencial. Não dá para ser O MELHOR em tudo. É preciso concentrar-se na vocação percebida e proposta pela empresa/cliente e ser ótimo ao máximo nas outras áreas. Isso é válido tanto para a sua própria autogestão (carreira) assim como para definir atuações (interesses).
  4. Tudo tem que ter um dono, dono este com alta responsabilidade e com a autoridade severa e produtiva do correto. Os diálogos, as conversas e as negociações são muito incentivadas, mas no final, alguém de muita VISÃO EMPRESARIAL/NEGÓCIO tem que decidir comprometidamente, rapidamente e lucrativamente. Transparência e fluxo de informações certas facilitam excelentes decisões amenizando conflitos e boatos. O simples sempre é bem melhor que o complicado.
  5. O lucro alto é o que atrai investidores, brilhantes profissionais e oportunidades promissoras, mantendo a máquina rodando com vigor e são tão importantes quanto amplos, grandes e profundos conhecimentos que começa por si mesmo. Administrar é uma regra de 3 (três) e bom senso colossal (equilíbrio).
  6. Tudo acontece no mercado e na operação (dia a dia). Tem que se gastar sola de sapato e essa inteligência adquirida são sistematizadas na administração através de processos rigorosos plenos aos clientes - POR QUEM SOMOS FANÁTICOS.
  7. Desperdício zero – primeiramente do tempo. A noção exata do que é importante e do que é apenas urgente, a insatisfação permanente com complacência zero garantem a vantagem competitiva e o fazer essencial. Somos paranoicos com relação à antecipação das necessidades do mercado/competição/clientes. Ser obsessivo com custos e despesas que são as únicas e, portanto mais fáceis variáveis sob nosso controle ajuda a garantir o padrão de qualidade, a integridade e a sobrevivência próspera no longo prazo/durabilidade.
  8. [E]levada educação vitalícia, aperfeiçoamento e melhorias diárias e constantes,  são esforços instintivos que integram nosso DNA. A inovação lucrativa é vital, mas copiar o que já funciona magnificamente no mundo todo em todos os setores é muito inteligente e mais prático. Paixão é: Juntar forças, gerar resultados, fazer acontecer algo novo e maior.
  9. Nome, reputação e marcas são ativos valiosíssimos que precisam de décadas para se construir e perde-se em instantes. Um grupo de marca, a marca de um grupo. Malandragens e “espertezas” destroem primeiro você e a empresa por dentro. A ética compensa sempre.
  10.  O compromisso com a verdade jamais será inconveniente. O que você não sabe pode te prejudicar. Agora, o que você sabe que não é verdade te salva, te enaltece, te redime.

.

.

Não têm segredo

1º - JORGE PAULO LEMANN, CONHECIDO COMO RESERVADO, LANÇA FANPAGE (aqui
.
2º - AS SEIS LIÇÕES DE JORGE PAULO LEMANN PARA TER SUCESSO NA CARREIRA (aqui
.
3º - AS LIÇÕES DE GESTÃO JORGE PAULO LEMANN (aqui
.
4º - UMA FESTA COMO NUNCA SE VIU (aqui
.
5º - JORGE PAULO LEMANN: O QUE NÃO SE APRENDE EM HARVARD (aqui)
6º - OS LIVROS PREFERIDOS DAS PESSOAS DE SUCESSO NO BRASIL (aqui)
7º - COM AQUISIÇÕES, LEMMAN É UM DOS 100 MAIS INFLUENTES DO MUNDO (aqui
.
8º - QUER SER PRESIDENTE? (aqui
.
9º - OS LIVROS DO ANO (aqui
.
10º - SEM LIMITE DE VAGAS E SALÁRIOS DE R$ 5,2 MIL, PROGRAMA DE TRAINEE DA AMBEV SEGUE COM INSCRIÇÕES ABERTAS (aqui)
.

11º - 17 FATOS QUE VOCÊ (PROVAVELMENTE) DESCONHECE SOBRE O HOMEM MAIS RICO DO BRASIL (aqui

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

Um comentário: