sábado, 23 de abril de 2016

As raízes socialistas de Benito Mussolini



Algo que as escolas não ensinam. Visto aqui

..............................

Quando eu me encontrava na 6ª classe, uma cópia de 1967 do livro "The Pageant of World History" (por Gerald Leinwand) chegou-me as mãos. Embora eu tenha aprendido muito com o mesmo, ele contém omissões chocantes. Eis aqui o que Leinwand diz dos anos iniciais de Mussolini:

Mussolini, que a dada altura havia sido um socialista, e um jornalista, escreveu alguns artigos apelando à subversão do capitalismo.

Tudo verdade, mas muito enganador. Da forma como Leinwand escreve, ficamos com a impressão que Mussolini havia sido um jornalista menor que, por acaso, havia sido um membro casual do partido socialista. Só décadas mais tarde, quando descobri os trabalhos de A. James Gregor, especialmente o seu Young Mussolini and the Intellectual Origins of Fascism., é que fiquei a saber toda a história.

Felizmente para os alunos que atualmente se encontram no 6º ano, a Wikipédia tem consigo os factos que Leinwand deixou de fora.

Mussolini não era só mais um socialista; ele era o Lenine italiano - o líder da facção revolucionária mais rígida. E Mussolini não era só um "jornalista"; ele era o editor da Avanti!, o jornal oficial do Partido Socialista.

Por volta de 1910, ele . . .

...era considerado um dos mais proeminentes Socialistas de Itália. A Setembro de 1911, Mussolini participou num motim, liderado por Socialistas, contra a guerra italiana contra a Líbia. Ele denunciou amargamente a "guerra imperialista" italiana feita para capturar a capital da Líbia (Tripoli), ação que lhe custou 5 meses de prisão.


Depois de liberto, ele ajudou a expulsar das fileiras do partido Socialista dois "revisionistas" que haviam apoiado a guerra, Ivanoe Bonomi, e Leonida Bissolati. Como resultado, ele foi recompensado com o lugar de editor do jornal do Partido Socialista, Avanti! Sob a sua liderança, a circulação do jornal subiu de 20,000 para 100,000.

O artigo da Wikipédia em torno do Partido Socialista Italiano contém ainda mais detalhes em torno da purga de "revisionistas" levada a cabo por Mussolini:

No princípio do século 20, no entanto, o PSI escolheu não se opor de modo vigoroso ao governo liderado pelo cinco-vezes Primeiro Ministro Giovanni Giolitti. Esta conciliação com o governo existente e o aumento da sua influência eleitoral, ajudaram a estabelecer o PSI como um partido italiano "mainstream" por volta da década com início em 1910.

No entanto, apesar da melhoria dos resultados eleitorais, o PSI permaneceu divido em dois ramos grupos distintos: os Reformistas, liderados por Filippo Turati, e bastante influentes junto dos sindicatos e dentro do grupo parlamentar e os Maximalistas, liderados por Costantino Lazzari, afiliados ao "London Bureau" de grupos socialistas, uma associação internacional de partidos socialistas esquerdistas.

Em 1912 os Maximalistas, liderados Benito Mussolini, prevaleceram durante a convenção do partido, o que levou a divisão do Partido Socialista Reformador Italiano.

Para os socialistas, obviamente, a apostasia de Mussolini nada mais prova para além do facto dele ser o mal incarnado. Para todos os outros, a história em torno das origens de Mussolini coloca toda a sua carreira sob uma nova luz. Quem vê as coisas de fora, observa o que quem se encontra do lado de dentro se nega a admitir: a fruta apóstata raramente cai longe da árvore ortodoxa.

Sim, Mussolini apercebeu-se que o socialismo mais o nacionalismo tinham um apelo de massas superior que o socialismo simples. Sim, Mussolini apercebeu-se que o socialismo ficaria mais forte se ele se alia-se com a Igreja em vez dele tentar destruí-la. Sim, Mussolini apercebeu-se que a apropriação em massa da propriedade privada devastaria a economia.

E sim, Mussolini apercebeu-se que a palavra "socialismo" alienaria milhões de italianos que estariam de outro modo receptivos à sua mensagem. Mas isto não faz de Mussolini um socialista radical que traiu tudo em que acreditava, mas sim um socialista radical que se livrou de dogmas socialistas periféricos como forma de desbravar o caminho entre ele e o poder absoluto.

Se ele tivesse mantido a etiqueta socialista e tivesse evitado a aliança com Hitler [outro socialista], Mussolini hoje poderia ser um ícone esquerdista tão grande como Che Guevara.

1º - MUSSOLINI COMPROVA: FASCISMO É DE ESQUERDA (aqui)
.
2º - POR QUE O NAZISMO ERA SOCIALISMO E POR QUE O SOCIALISMO É TOTALITÁRIO (AQUI)
.
3º - AS RAÍZES SOCIALISTAS DE BENITO MUSSOLINI (aqui)
.
4º - MONUMENTO ÁS VÍTIMAS DO COMUNISMO (aqui)
.
5º - HOMENAGEM AOS MORTOS NA INTENTONA COMUNISTA DE 1935 (aqui)
.
6º - A FOME NA UCRÂNIA - UM DOS MAIORES CRIMES DO ESTADO FOI ESQUECIDO (aqui)
.
7º - O FASCISMO Foi durante muitos anos, o mais sólido interlocutor do comunismo (aqui)
.
8º - O QUE REALMENTE PODE SER UM REGIME DEMOCRÁTICO (aqui) e (aqui)
.
9º - O QUE REALMENTE ESTÁ POR TRÁS DAS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL? (aqui)
.
10º - CONTRATAÇÃO DOS MÉDICOS CUBANOS: O QUE HÁ POR TRÁS DISSO? (AQUI)
.
11º - FORO DE SÃO PAULO E SEU MAPA (aqui)

Basta pesquisar na internet para confirmar, dirigentes dos países participes desta inhaca não são flores que se cheirem, ditadores, corruptos, golpistas, que mantém vínculos estreitos de amizade e negócios espúrios!!! Que bela coisa não deve sair daí!!! Assista aos vídeos abaixo, as matérias, e tire suas próprias conclusões.
.
12º - A VERDADEIRA INSANIDADE DA TERRORISTA DILMA (aqui)
.
13º - LIBERDADE PARA QUÊ? LIBERDADE PARA QUEM? "Por General Paulo Chagas " (aqui)
.
14º - RESPOSTA DO GENERAL DE DIVISÃO REFORMADO DO EXÉRCITO FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO À MIRIAM LEITÃO (aqui)
.
15º - A VERDADE SUFOCADA PELO MAL! (aqui)
.
16º - ASSASSINA FIGARISTA!!! (aqui)
.
17º - VOCÊ SABE QUEM É BARACK HUSSEIN OBAMA? (aqui)
.
18º - FORO DE SÃO PAULO: LULA DIZ QUE ESTÁ DISPOSTO A TUDO PARA SALVAR O COMUNISMO NA AMÉRICA LATINA (aqui)
.
19º - O COMUNISMO JÁ ESTÁ INSTALADO NO BRASIL! (aqui)
.
20º - NAZISMO ERA DE EXTREMA-DIREITA? (aqui)
.
22º - NAZIFASCISMO E COMUNISMO: IRMÃOS SIAMESES (aqui)
.
22º - A FAMÍLIA NO CENTRO DA POLÍTICA (aqui)
.
23º - LIVRO QUE ENGELS TERMINOU DE MARX: O ORIGEM DA FAMÍLIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E A DO ESTADO (aqui)

4 comentários:

  1. Mussolini eu até concordo mesmo que fosse um esquerdista. Não no quesito social de defender "minorias". Mas não existia racismo antissemita na Itália de Mussolini até antes de setembro de 1938 quando foi decretada as leis raciais contra os narigudos deformados dos judeus. Mussolini nem tinha como ser antissemita pois tinha uma amante judia. Já na República Social Italiana situada no norte da Itália, trabalhou com o Duce ninguém mais ninguém menos que Nicola Bombacci um ex comunista radical e revolucionário que ficou muito na URSS e trabalhou para Lênin. Mas se desiludiu com o carrasco Stalin. Agora dizer que Hitler era marxista, é muita burrice meu caro. Hitler expôs a verdade sobre o comunismo. Que de fato é uma doutrina judaica e ressentida. É uma doutrina invejosa de luta de classes. E o Nacional Socialismo sempre lutou contra essa imbecilidade judaica da luta de classes. Eu sou um simpatizante do Nazismo sim. Algum problema? E vocês são todos uns imbecis Olavetes que omitem que são os judeus quem mais defendem e financiam comunismo, feminismo e movimentos revolucionários de extrema esquerda. O astrólogo charlatão da Virgínia fez uma lavagem cerebral na cabeça oca e vazia de vocês. "Nazismo é marxista, é um regime de esquerda" kkkkkkkkkkkkkk Cala a boca Olavete chupa pica de judeu. Enquanto vocês acariciam a cabeça dos judeus, os adoradores do bezerro de ouro defendem a Dilma e financiam o comunismo. Acordem antes que seja tarde seus otários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stalin e seu comunismo foi quem financiou o Nazismo desde sempre com o Pacto Molotov-Ribbentrop, também com o dinheiro da "Irmandade Muçulmana".

      Excluir
    2. Que tal tentar aprender a escrever Osvaldo? Até o cabeçalho da sua "pagineca" tem mais erros que palavras.

      Excluir
    3. Você é muito inteligentinho só você percebeu isso.
      Que tal você corrigir?

      Excluir