quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Livraria chamada Isis é atacada cinco vezes nos Estados Unidos


Reprodução/CNN

Em Denver, uma livraria chamada Isis foi alvo de ataques vândalos cinco vezes nos últimos tempos. O motivo? Juntas, as quatro letras do seu nome formam a sigla em inglês para “Islamic State of Iraq” (Estado Islâmico do Iraque), responsável pelos recentes atentados em Paris.
Essa não foi a primeira vez do ocorrido. A mesma loja, na cidade mais populosa do Colorado, já foi agredida quatro vezes nos últimos meses.

“Estamos todos horrorizados com a tragédia [ataques em Paris]. Então, eu não sei se alguém que está muito magoado, enquanto caminha pela rua, avista a loja e, tendo perdido um pouco de si, nos arremessa uma pedra”, explica o dono do estabelecimento. “Sei que também pode ter sido uma pessoa ignorante que simplesmente nos atacou por termos esse nome.”
Isis Books & Gifts leva o nome da deusa egípcia do parto da cura. A loja é de artigos espirituais que, em seus 35 anos de existência, agrega a todas as religiões.

De acordo com o órgão responsável pelo registro de nomes nos Estados Unidos, existem em torno de 270 produtos ou negócios chamados ISIS. São áreas tão abrangentes, que vão de produtos farmacêuticos a aplicativos de celulares. Alguns até mesmo consideram a alteração de seus títulos.
Sem cogitar tal mudança, a livraria de Denver tem promovido uma campanha via Facebook, para que o mundo faça referência ao grupo terrorista por meio de seu nome de origem árabe: al-Dawla al-Islamiya al-Iraq al-Sham ou Daesh. A justificativa é que tais nomes não apenas são os originais dos grupos, mas também são, em árabe, semelhantes a uma palavra que significa “esmagado sob os pés”.

Em um post nas redes sociais, a livraria declarou: “Não os deixem serem chamados de ESTADO, como Estado Islâmico no Iraque e al-Sham, ou ISIS, ou o Estado Islâmico no Iraque e do Levante, ou ISIL, ou simplesmente Estado Islâmico. Estes nomes apenas dão suporte a seus delírios de poder.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário