segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A vida de nossa mulheres e crianças em nossas mãos!


COMENTÁRIO DO BLOG:

Comunismo é o credo na morte:

São contra a criatura, contra a criação e contra o criador. Comunista é o cara que chama de parasita para uma criança e que a vida é "parte" da mulher e que biologicamente falando não existe diferença entre a vida de uma barata e de um ser humano.

Quanta hipocrisia dessas péssimas Deputadas comunistas: Jandira Feghali, Maria do Rosário, Jean "Uilis" e patota... são contra a redução da maioridade penal e de aplicação de penas maiores e de morte para bandidos, mas querem que Mulheres possam, a seu bel prazer, matar bebes...

Asquerosa essas Deputadas assassinas assim com sua ideologia... 

Ser a favor do aborto é ser a favor da pena de morte igualzinho nos países comunistas e islâmicos.



E, vai muito além. É ser a favor de homicídio triplamente qualificado: premeditado, por motivo torpe e sem que a vítima possa ter a menor chance de se defender. Aborto é um ato covarde e mais covarde ainda é quem defende sua legalização. Com a diferença que um condenado a pena de morte tem total responsabilidade pelos atos que cometeu...o Feto não pode se defender e não cometeu crime nenhum... 

Segue foto do feto de 12 semanas, ou quem sabe, 11 semanas, 6 dias e 23 horas...




URGENTÍSSIMO! 

Está para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara um Projeto de Lei importantíssimo para barrar o avanço da Cultura da Morte no Brasil. O PL 5.069/2013, além de pôr abaixo a Lei do Cavalo de Troia, criminaliza o anúncio e a venda de substâncias abortivas, bem como a prática de orientar gestantes a praticar o aborto. 

A aprovação dessa lei é FUNDAMENTAL não só para frear, mas para impor uma verdadeira marcha à ré aos planos de morte das ONGs financiadas pelas Fundações Internacionais! Para entender o que está acontecendo e como você pode ajudar a aprovar esse Projeto de Lei, não perca o programa ao vivo de hoje! CONVIDE TODOS OS SEUS AMIGOS e peça a eles para fazerem o mesmo! A vida de nossas mulheres e crianças está em suas mãos!



No texto do link abaixo você encontrará o resumo do projeto de lei e os números dos telefones dos deputados da CCJ.









URGENTÍSSIMO! Apoie o Projeto de Lei para barrar a Cultura da Morte no Brasil

A aprovação dessa lei é FUNDAMENTAL não só para frear, mas para impor uma verdadeira marcha à ré aos planos de morte das ONGs financiadas pelas Fundações Internacionais!



Está para ser votado, no Congresso Nacional, pela primeira vez desde 1990, um projeto de lei que irá impedir o desenvolvimento da Cultura da Morte no Brasil. Estou lhe escrevendo para pedir a sua ajuda, e de todos os seus contatos, para obter a aprovação deste projeto. 
O deputado Evandro Gussi, do PV de São Paulo, apresentou nestes dias, à Câmara dos Deputados, um substitutivo para o Projeto de Lei 5.069 de 2013. O substitutivo está para ser votado nos próximos dias na Comissão de Constitucionalidade e Justiça da Câmara, dali seguindo para o Plenário. A pressão contra o projeto, movida pelas ONGs financiadas pelas Fundações Internacionais que promovem o aborto é gigantesca.
O projeto, entre outras coisas, estabelece que no caso de gravidez resultante de estupro, o aborto somente não será punido se a gravidez for constatada em exame de corpo de delito e comunicado à autoridade policial.
O projeto também criminaliza o anúncio e a venda de substâncias destinada a provocar aborto, assim como orientar gestantes sobre como praticar o aborto.
A esmagadora maioria dos brasileiros é totalmente contrária ao aborto, a aprovação ao aborto diminui a cada ano pelo menos desde 1994 e nos últimos seis anos, segundo os dados dos atendimentos pós-aborto fornecido pelo SUS, a própria prática do aborto tem diminuído a uma taxa de 12% ao ano todos os anos. O número de abortos clandestinos no Brasil não é um milhão por ano, como se sustenta falsamente e de modo proposital, mas cerca de 100 mil por ano, e este número está diminuindo aproximadamente a 12% ao ano. Veja uma palestra mostrando a verdade sobre este assunto, realizada no próprio Congresso Nacional brasileiro, em setembro de 2015, clique aqui para assistir:



Por que foi apresentado o Substitutivo do Projeto de Lei 5.069 de 2013?
Porque o governo do PT, contrariamente ao que toda a nação brasileira pensa sobre o assunto, anunciou em 2012 que pretendia criar serviços de orientação à gestante sobre os melhores meios de provocar ela mesmo um aborto. O Ministério da Saúde está trabalhando ativamente nesta direção. Para facilitar este programa, multiplicaram-se no Brasil, nos últimos anos, a propaganda e a venda de substâncias abortivas. Para agravar a situação, desde 2004, nos serviços de abortos em casos de estupro, por Norma do Ministério da Saúde, não se exige mais nenhuma prova de que houve estupro a não ser a própria palavra da gestante. Nestes serviços, afirmam as normas do Ministério, a palavra da gestante deve ser recebida com presunção de veracidade sem necessidade de nenhuma prova, e com isto multiplicaram-se assustadoramente os casos de abortos praticados pelos serviços públicos em que não houve qualquer violência.
Isto é apenas o resumo dos fatos.
O quadro dentro do qual se insere o projeto é muito mais amplo. A realidade é que há um planejamento consciente por parte do governo, amparado pelo financiamento e pelas estratégias desenvolvidas por uma rede de Fundações Internacionais, que está conscientemente trabalhando para implantar a Cultura da Morte no Brasil e nos países que se opõem à prática do aborto, principalmente na América Latina.
Precisamos de sua ajuda para aprovar o Substitutivo do Projeto de Lei 5.069 de 2013. As ONGs que promovem o aborto no Brasil e alguns parlamentares que trabalham com elas estão conscientes da importância deste projeto e estão fazendo tudo o que podem para impedir sua aprovação.
Precisamos que você telefone e envie e-mails aos deputados da Comissão de Constitucionalidade e Justiça da Câmara pedindo-lhes que, em nome do povo brasileiro, aprovem o Substitutivo. Os telefones e e-mails dos deputados estão logo abaixo.
Agradeço a todos pelo imenso bem que estão ajudando a promover e procurarei manter a todos informados sobre o desenrolar dos fatos.
*
Para entender o que está acontecendo, leia os documentos a seguir.
É ideal que tanto os que telefonam como os que enviam mensagem estudem a fundo estes documentos de referência:
Na hora de enviar mensagens e telefonar, siga as seguintes recomendações:
  1. Mande um e-mail a todos os integrantes da comissão;
  2. Telefone apenas aos gabinetes das lideranças e aos deputados do seu próprio estado;
  3. Devido à gravidade da situação, escreva alguma mensagem com suas próprias palavras, ao invés de mandar uma mensagem previamente padronizada;
  4. Se você participa de alguma igreja ou religião, não se manifeste como religioso, mas como cidadão ou profissional;
  5. Telefonando ou escrevendo, seja sempre educado ao extremo, mas não deixe de manifestar claramente seu ponto de vista. Aos deputados e funcionários de seus gabinetes deve-se o maior respeito em qualquer circunstância;
  6. É muito importante, além de escrever e-mails, que podem ser facilmente apagados por qualquer funcionário com um clique de mouse, que se telefone de viva voz ou se mande um fax;
  7. Não esqueça de pedir encarecidamente a toda a sua lista de contatos que façam o mesmo e que avisem também às suas listas de contato.
Seguem, abaixo, os contatos dos parlamentares.
E-mails das lideranças:
Membros titulares da CCJ:
dep.aguinaldoribeiro@camara.leg.brdep.alceumoreira@camara.leg.br,dep.andrefufuca@camara.leg.brdep.andremoura@camara.leg.br,dep.antoniobulhoes@camara.leg.brdep.arthurlira@camara.leg.br,dep.arthuroliveiramaia@camara.leg.brdep.bacelar@camara.leg.br,dep.carlosbezerra@camara.leg.brdep.covattifilho@camara.leg.brdep.daniloforte@camara.leg.br,dep.faustopinato@camara.leg.brdep.felipemaia@camara.leg.br,dep.hirangoncalves@camara.leg.brdep.jhc@camara.leg.brdep.josefogaca@camara.leg.br,dep.juscelinofilho@camara.leg.brdep.marceloaro@camara.leg.br,dep.osmarserraglio@camara.leg.brdep.paeslandim@camara.leg.br,dep.paulomaluf@camara.leg.brdep.pr.marcofeliciano@camara.leg.br,dep.rodrigopacheco@camara.leg.brdep.sergiosouza@camara.leg.br,dep.venezianovitaldorego@camara.leg.brdep.altineucortes@camara.leg.br,dep.capitaoaugusto@camara.leg.brdep.franciscofloriano@camara.leg.br,dep.indiodacosta@camara.leg.brdep.jorginhomello@camara.leg.br,dep.paulomagalhaes@camara.leg.brdep.rogeriorosso@camara.leg.br,dep.ronaldofonseca@camara.leg.brdep.betinhogomes@camara.leg.br,dep.bonifaciodeandrada@camara.leg.brdep.brunocovas@camara.leg.br,ep.evandrogussi@camara.leg.brdep.joaocampos@camara.leg.brdep.jutahyjunior@camara.leg.br,dep.lucianoducci@camara.leg.brdep.marcotebaldi@camara.leg.br,dep.pastoreurico@camara.leg.brdep.pedrocunhalima@camara.leg.br,dep.tadeualencar@camara.leg.brdep.giovanicherini@camara.leg.br,dep.marcosrogerio@camara.leg.br
Membros suplentes da CCJ:
dep.alexandreleite@camara.leg.brdep.carlosmarun@camara.leg.br,dep.edmararruda@camara.leg.brdep.efraimfilho@camara.leg.br,dep.elmarnascimento@camara.leg.brdep.hildorocha@camara.leg.br,dep.jeronimogoergen@camara.leg.brdep.laudiviocarvalho@camara.leg.br,dep.leonardopicciani@camara.leg.brdep.lucasvergilio@camara.leg.brdep.mainha@camara.leg.br,dep.manoeljunior@camara.leg.brep.marionegromontejr@camara.leg.br,dep.marxbeltrao@camara.leg.brdep.maurolopes@camara.leg.br,dep.mendoncafilho@camara.leg.brdep.odelmoleao@camara.leg.br,dep.professorvictoriogalli@camara.leg.brdep.renataabreu@camara.leg.br,dep.ricardobarros@camara.leg.brdep.sorayasantos@camara.leg.brdep.tiaeron@camara.leg.br,dep.vitorvalim@camara.leg.brdep.delegadoedermauro@camara.leg.br,dep.fabiofaria@camara.leg.brdep.goretepereira@camara.leg.br,dep.jeffersoncampos@camara.leg.brdep.josenunes@camara.leg.br,dep.josenunes@camara.leg.brdep.laertebessa@camara.leg.brdep.lincolnportela@camara.leg.br,dep.marcioalvino@camara.leg.brdep.paulofreire@camara.leg.brdep.silascamara@camara.leg.br,dep.valtenirpereira@camara.leg.brdep.wellingtonroberto@camara.leg.br,dep.celiosilveira@camara.leg.brep.delegadowaldir@camara.leg.br,dep.gonzagapatriota@camara.leg.brdep.maxfilho@camara.leg.brdep.pedrovilela@camara.leg.br,dep.rossoni@camara.leg.brdep.afonsomotta@camara.leg.brdep.wolneyqueiroz@camara.leg.br,dep.ulduricojunior@camara.leg.br

Telefones das lideranças da Câmara:

lid.govcamara@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9001
lid.min@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9820
lid.pmdb@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9181/80
lid.psdb@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9345/9346
lid.pp@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9426
lid.pr@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9550
lid.psd@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9650
lid.ptb@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9502/9503
lid.dem@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9265/9281
lid.prb@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9880/9882/9884
lid.pdt@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9700/9701/9703
lid.solidariedade@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9985 / 3215-9986
lid.psc@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9762/9771/9761
lid.pros@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9990
lid.phs@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-8875
lid.pv@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-9790
dep.arthurlira@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-5942
dep.arnaldofariadesa@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-5929
dep.esperidiaoamin@camara.leg.br, Telefone: (61) 3215-5252
Disque Câmara no número: 0800 619 619

Telefones dos deputados da CCJ por estado

ALAGOAS
Arthur Lira PP/AL 
Telefone: (61) 3215-5942 


Marx Beltrão PMDB/AL 
Telefone: (61) 3215-5474 


Pedro Vilela PSDB/AL 
Telefone: (61) 3215-5705 


BAHIA
Arthur Oliveira Maia SD/BA 
Telefone: (61) 3215-5830 


Paulo Magalhães PSD/BA 
Telefone: (61) 3215-5903 


Jutahy Junior PSDB/BA 
Telefone: (61) 3215-5407 


Elmar Nascimento DEM/BA 
Telefone: (61) 3215-5935 


Mário Negromonte Jr. PP/BA 
Telefone: (61) 3215-5517 


Tia Eron PRB/BA 
Telefone: (61) 3215-5618 


José Nunes PSD/BA 
Telefone: (61) 3215-5728 


Félix Mendonça Júnior PDT/BA 
Telefone: (61) 3215-5912 


Uldurico Junior PTC/BA 
Telefone: (61) 3215-5729 


CEARÁ
Danilo Forte PSB/CE 
Telefone: (61) 3215-5384 


Vitor Valim PMDB/CE 
Telefone: (61) 3215-5545 


Gorete Pereira PR/CE 
Telefone: (61) 3215-5206 


DISTRITO FEDERAL
Rogério Rosso PSD/DF 
Telefone: (61) 3215-5283 


Ronaldo Fonseca PROS/DF 
Telefone: (61) 3215-5223 


ESPÍRITO SANTO
Max Filho PSDB/ES 
Telefone: (61) 3215-5276 


GOIÁS
Lucas Vergilio SD/GO 
Telefone: (61) 3215-5816 


Célio Silveira PSDB/GO 
Telefone: (61) 3215-5565 


Delegado Waldir PSDB/GO 
Telefone: (61) 3215-5645 


João Campos PSDB/GO 
Telefone: (61) 3215-5315 


MARANHÃO
André Fufuca PEN/MA 
Telefone: (61) 3215-5945 


Juscelino Filho PRP/MA 
Telefone: (61) 3215-5370 


Hildo Rocha PMDB/MA 
Telefone: (61) 3215-5734 


Sarney Filho PV/MA 
Telefone: (61) 3215-5202 


MATO GROSSO
Carlos Bezerra PMDB/MT 
Telefone: (61) 3215-5815 


Professor Victório Galli PSC/MT 
Telefone: (61) 3215-5539 


Valtenir Pereira PROS/MT 
Telefone: (61) 3215-5913 


MATO GROSSO DO SUL
Carlos Marun PMDB/MS 
Telefone: (61) 3215-5372 


MINAS GERAIS
Rodrigo Pacheco PMDB/MG 
Telefone: (61) 3215-5720 


Bonifácio de Andrada PSDB/MG 
Telefone: (61) 3215-5208 


Júlio Delgado PSB/MG 
Telefone: (61) 3215-5323 


Luis Tibé PTdoB/MG 
Telefone: (61) 3215-5632 


Laudivio Carvalho PMDB/MG 
Telefone: (61) 3215-5717 


Mauro Lopes PMDB/MG 
Telefone: (61) 3215-5844 


Odelmo Leão PP/MG 
Telefone: (61) 3215-5419 


Lincoln Portela PR/MG 
(Gab. 615-IV) Telefone: (61) 3215-5615 


Subtenente Gonzaga PDT/MG 
(Gab. 750-IV) Telefone: (61) 3215-5750 


PARAÍBA
Aguinaldo Ribeiro PP/PB 
Telefone: (61) 3215-5735 


Veneziano Vital do Rêgo PMDB/PB 
Telefone: (61) 3215-5833 


Pedro Cunha Lima PSDB/PB 
Telefone: (61) 3215-5611 


Manoel Junior PMDB/PB 
Telefone: (61) 3215-5601 


Wellington Roberto PR/PB 
Telefone: (61) 3215-5514 


PARANÁ
Osmar Serraglio PMDB/PR 
Telefone: (61) 3215-5845 


Sergio Souza PMDB/PR 
Telefone: (61) 3215-5702 


Luciano Ducci PSB/PR 
Telefone: (61) 3215-5427 


Edmar Arruda PSC/PR 
Telefone: (61) 3215-5962 


Ricardo Barros PP/PR 
Telefone: (61) 3215-5412 


Rossoni PSDB/PR 
(Gab. 513-IV) Telefone: (61) 3215-5513 


Sandro Alex PPS/PR 
Telefone: (61) 3215-5221 


PERNAMBUCO
Betinho Gomes PSDB/PE 
Telefone: (61) 3215-5269 


Pastor Eurico PSB/PE 
Telefone: (61) 3215-5906 


Tadeu Alencar PSB/PE 
Telefone: (61) 3215-5820 


Mendonça Filho DEM/PE 
Telefone: (61) 3215-5314 


Silvio Costa PSC/PE 
Telefone: (61) 3215-5417 


Gonzaga Patriota PSB/PE 
Telefone: (61) 3215-5430 


Wolney Queiroz PDT/PE 
Telefone: (61) 3215-5936 


PIAUÍ
Mainha SD/PI 
Telefone: (61) 3215-5624 


Paes Landim PTB/PI 
Telefone: (61) 3215-5648 


RIO GRANDE DO NORTE
Felipe Maia DEM/RN 
Telefone: (61) 3215-5528 


Fábio Faria PSD/RN 
Telefone: (61) 3215-5706 


RIO GRANDE DO SUL
Alceu Moreira PMDB/R S 
Telefone: (61) 3215-5238 


Covatti Filho PP/RS 
Telefone: (61) 3215-5228 


José Fogaça PMDB/RS 
Telefone: (61) 3215-5376 


Giovani Cherini PDT/RS 
Telefone: (61) 3215-5468 


Jerônimo Goergen PP/RS 
Telefone: (61) 3215-5316 


Nelson Marchezan Junior PSDB/RS 
Telefone: (61) 3215-5250 


RIO DE JANEIRO
Altineu Côrtes PR/RJ 
Telefone: (61) 3215-5578 


Francisco Floriano PR/RJ 
Telefone: (61) 3215-5719 


Indio da Costa PSD/RJ 
Telefone: (61) 3215-5509 


Leonardo Picciani PMDB/RJ 
Telefone: (61) 3215-5302 


Soraya Santos PMDB/RJ 
Telefone: (61) 3215-5352 


Dr. João PR/RJ 
Telefone: (61) 3215-5911 


RONDÔNIA
Marcos Rogério PDT/RO 
Telefone: (61) 3215-5930 


RORAIMA
Hiran Gonçalves PMN/RR 
Telefone: (61) 3215-5274 


SANTA CATARINA
Esperidião Amin PP/SC 
Telefone: (61) 3215-5252 


Jorginho Mello PR/SC 
Telefone: (61) 3215-5329 


Marco Tebaldi PSDB/SC 
Telefone: (61) 3215-5284 


SÃO PAULO
Antonio Bulhões PRB/SP 
Telefone: (61) 3215-5327 


Fausto Pinato PRB/SP 
Telefone: (61) 3215-5562 


Arnaldo Faria de Sá PTB/SP 
Telefone: (61) 3215-5929 


Pr. Marco Feliciano PSC/SP 
Telefone: (61) 3215-5254 


Capitão Augusto PR/SP 
Telefone: (61) 3215-5273 


Bruno Covas PSDB/SP 
Telefone: (61) 3215-5521 


Alexandre Leite DEM/SP 
Telefone: (61) 3215-5841 


Renata Abreu PTN/SP 
Telefone: (61) 3215-5726 


Jefferson Campos PSD/SP 
Telefone: (61) 3215-5346 


Marcio Alvino PR/SP 
Telefone: (61) 3215-5331 


Paulo Freire PR/SP 
Telefone: (61) 3215-5416 


SERGIPE
Andre Moura PSC/SE 
Telefone: (61) 3215-5846 


dep.andremoura@camara.leg.br

‘Há um conceito moralista e religioso na proibição do aborto legal’, diz deputada


Jandira Feghali argumenta que projeto que prevê punição a profissionais de saúde que ajudarem mulheres a abortar
sem que as vítimas comprovem ter sofrido violência sexual é “medieval”
Jandira: “Proibir a contracepção, o que já é previsto no Código Penal, é estimular o aborto"


Por Étore Medeiros
Profissionais de saúde que ajudarem mulheres a abortar sem que as vítimas comprovem ter sofrido violência sexual poderão ser punidos com penas de até 3 anos de prisão se for aprovado o Projeto de Lei nº 5069 de 2013 (PL 5069/2013), cujo autor é o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O projeto também propõe transformar em crime o “anúncio de meio abortivo”, dificultando a disseminação de informações sobre os direitos reprodutivos e a venda ou distribuição de métodos contraceptivos.
O substitutivo apresentado pelo relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara, o deputado federal Evandro Gussi (PV-SP), também altera a recente regulamentação do atendimento de pessoas em situação de violência sexual e desobriga médicos e enfermeiros de informar às vítimas os seus direitos legais e os serviços disponíveis. O texto chegou a propor que elas fizessem exame de corpo de delito, para comprovar a violência, e comparecessem a uma delegacia, o que poderia causar constrangimento e, com isso, dificultar o acesso a um direito previsto em lei. Graças à pressão contrária, o trecho foi retirado. Na quarta-feira (14), a polêmica em torno da proposta fez com que a apreciação fosse suspensa na CCJ, mas o assunto deve voltar à pauta nos próximos dias.
Conhecida pela atuação em defesa dos direitos das mulheres e única representante do sexo feminino entre os 17 líderes partidários da Câmara, a deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ) critica o projeto e se soma às mais de 20 mil pessoas que participam de um abaixo-assinadopela rejeição do PL 5069/2013. Veja, a seguir, os principais trechos da entrevista da parlamentar ao Truco no Congresso.
O projeto poderá dificultar ou criminalizar a venda de anticoncepcionais, a disseminação de informações sobre os direitos reprodutivos e o atendimento às vítimas de violência sexual?
Jandira Feghali – Sim, porque há um conceito moralista e religioso nessa proibição. O direito legal ao aborto é garantido desde a década de 40 e retroceder para antes disso é um absurdo diante de todos os avanços dados na saúde mundial. O projeto caminha na criminalização de muitos atendimentos de saúde previstos em lei e restringe o repasse de informações legais e sanitárias.
A quem e por que interessaria agir para dificultar que o aborto seja feito naqueles casos já previstos em lei?
Jandira – Como disse, este debate é nublado por uma visão religiosa do Estado, suplantando a laicidade do poder público. Em pleno século 21, propor a mudança de regras no atendimento de saúde para violência sexual é medieval. Proibir a contracepção, o que já é previsto no Código Penal, é estimular o aborto.
O deputado Eduardo Cunha negou o seu pedido para que a Comissão de Seguridade Social e Família também apreciasse o projeto. Desta forma, e assim como ocorreu com oPL Espião, por exemplo, o PL 5069/2013 tramitará somente na CCJ antes de eventualmente chegar ao plenário. Como a senhora vê essa rotina de não apreciação das matérias pelas comissões de mérito?
Jandira – É claramente uma manobra regimental, a mando do presidente da Casa e maior interessado nesses assuntos. Uma mudança drástica como essa deveria ter um debate mais amplo e profundo em outras comissões permanentes, como é o objetivo da Comissão de Seguridade Social e Família.
Autor do projeto, Cunha o justificou com uma longa teorização sobre a “legalização do aborto”, que estaria “sendo imposta a todo o mundo por organizações internacionais inspiradas por uma ideologia neo-maltusiana de controle populacional, e financiadas por fundações norte-americanas ligadas a interesses super-capitalistas”. A senhora enxerga essa conspiração global?
Jandira – A forte crença em teoria conspiratória não se rebate na política, se trata no psicólogo. Mudar toda uma legislação de saúde por conta de devaneios obsessivos é um absurdo.
O combate ao PL 5069/2013 pode ser resumido simplesmente a uma questão de ideologia?
Jandira – Certamente que não. Você pode sonhar com a igualdade de gênero e lutar por isso, seja na política, seja na sociedade. Mas enfrentar o que propõe o PL 5069 é enfrentar um retrocesso gravíssimo na questão de saúde pública. É impedir que vítimas sejam transformadas em algozes, removendo seus direitos. É inadmissível.
A sub-representação feminina na Câmara dos Deputados facilita a tramitação de projetos como o PL 5069/2013?
Jandira – É a Legislatura mais conservadora desde 1964, segundo o DIAP. A sub-representação feminina influencia sim, porque a correlação de forças é desigual. Boa parte das pautas sobre o direito do corpo e das mulheres enfrenta resistência ou ataque das bancadas mais reacionárias, e lutar contra isso, junto da população, é o melhor caminho.
Caso o projeto seja aprovado pelo Congresso, a senhora acredita que a presidente Dilma Rousseff vá sancioná-lo?
Jandira – Não. Mas acredito que haverá forte resistência no plenário antes disso.

* Este texto faz parte do projeto Truco no Congresso, feito pelo Congresso em Foco e a agência Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário