sexta-feira, 29 de maio de 2015

PF realiza operação de combate à lavagem de dinheiro em três estados e no DF


Dinheiro apreendido com fornecedor da campanha do governador de Minas, Fernando Pimentel, deu início à investigação

FILIPE COUTINHO
29/05/2015 - 07h56 - Atualizado 29/05/2015 08h39
A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira, 90 mandados de busca nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás e no Distrito Federal em combate a uma organização crimonosa responsável por lavagem de dinheiro. Trata-se da Operação "Acrônimo", cujas investigações tiveram início em outubro do ano passado quando R$ 113 mil  foram apreendidos em avião de Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené. Ele foi fornecedor da campanha do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Na ocasião, Bené embarcara em Belo Horizonte com destino a Brasília, quando foi surpreendido por agentes da Polícia Federal ainda no aeroporto da capital. Em seguida, Bené foi levado à superintendência da PF para prestar depoimento. No total, 400 policiais participam da operação na manhã de hoje.

O objetivo da PF é encontrar documentos, valores e informações para que possam ajudar a investigação a relacionar dinheiro movimentado pelos suspeitos com contratos superfaturados firmados com órgãos públicos. 
Os investigadores descobriram que os envolvidos na lavagem de dinheiro utilizavam uma técnica chamada "smurffing", que é uma tentativa de camuflar os valores movimentados ao fracionar as transações financeiras. Foi verificado ainda o uso de "laranjas" para dificultar o rastreamento do dinheiro. 
A Justiça, que autorizou a operação, determinou ainda o sequestro de um bimotor turboélice, usado por Bené, no valor de R$ 2 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário