sábado, 21 de fevereiro de 2015

7 (SETE) PASSOS DO PROJETO ARQUITETÔNICO




Procedimentos básicos - Conhecendo as etapas


Devido ao não conhecimento dos procedimentos a serem tomados pelo profissional de arquitetura, em geral, as pessoas se sentem inseguras diante do que desejem contratar. Em se tratando na sua maioria de realização do grande sonho da sua vida, ou até mesmo de uma simples reforma que demorou tanto tempo para se realizar, é preciso estar seguro não só com o profissional contratado, mas também com relação ás etapas que este projeto irá seguir. Embora o trabalho oferecido pelo arquiteto seja bastante diversificado, é de suma importância que o cliente esteja ciente dos serviços que serão realizados por ele, a fim de se estabelecer um cronograma de projeto e de realização da obra. O procedimento ou método varia de arquiteto para arquiteto, mas, em geral, todos têm uma linha, ou seja, seguem certo tipo de procedimento padrão que vai garantir a qualidade do trabalho.





Essas etapas se iniciam da seguinte forma:

1. Conversa informal: Em geral é mercado um primeiro encontro entre o arquiteto e o suposto cliente, com intuito de obter informação necessária às negociações futuras. Informações como, tipo de projeto, localização, estilos, etc., são de grande importância para se ter idéia do serviço e as futuras intervenções que o arquiteto terá que fazer. Com relação ao cliente, este terá a chance de captar o estilo do arquiteto, solicitar referências e consultar a sua disponibilidade. Não é costume cobrar pro esta conversa, pois ambos estão se conhecendo, apresentando e captando informações que podem ou não levar à etapa seguinte.


2. Levantamento de dados: Informações como, metragem de área, necessidades, desejos e exigências do cliente, apresentações dos problemas, registro fotográfico do ambiente ou área a ser alterada, é de suma importância para a realização de uma proposta de projeto, visto que se não ouve clareza nessa fase, o projeto poderá sofrer indefinidas alterações ou talvez nem ser concluído.




3. Anteprojeto: Após obter todos os dados e inteirar-se das expectativas do cliente, o arquiteto executará o anteprojeto contendo o layout com a descrição resumida das idéias previstas para a obra, que posteriormente serão aprovadas ou modificadas. Os anteprojetos já contem a maioria das informações necessárias á execução da obra, por isso, em geral, a parcela de pagamento correspondente ao anteprojeto é a maior de todas.


4. Projeto técnico: projeto com informações técnicas feitas a partir do anteprojeto já aprovado pelo cliente. Fase em que o projeto é encaminhado os executores responsáveis (construtora) e órgãos legais para aprovação e registros junto as órgão competentes, a fim de se realizar todos os orçamentos necessários á implantação do mesmo. Nesta fase, simultânea ao projeto pré-executivo, geralmente tem-se a presença de calculistas de estruturas e fundações e o projetista de instalações elétricas e hidráulicas, porém, pode-se necessitar de outros profissionais específicos como acústica, saneamento, segurança, automação, entre outros.


5. Projeto executivo: etapa final. É fundamental uma boa compatibilizarão de todos os projetos necessários á realização da obra, para que o projeto executivo não sofra qualquer alteração que acarrete em custo desnecessário ao cliente. Nessa fase, o projeto estará totalmente concluído, apresentando-se através de plantas, cortes, elevações, especificações, detalhes construtivos e por menores de que se constitui a obra a ser executada.

6. Acompanhamento: Esta etapa em geral é cobrada por fora, pois nem sempre o arquiteto que desenvolve o projeto, será o mesmo a acompanhar a obra, O profissional pode acompanhar a execução da obra através de várias maneiras: desde simplesmente como fiscalizador da execução, até responsável por todas as etapas da execução, desde a compra do material, até a finalização da obra. A coordenação e orientação dos projetos complementares ao projeto arquitetônico tais como: cálculos de estrutura, das instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, telefônicas e de informática, caberão sempre ao arquiteto responsável pelo projeto, o qual, a seu critério, poderá indicar profissionais legalmente habilitados para a execução dos mesmos.


7. Outros: Paralelo a todas essas fases poderá também ser desenvolvido o projeto paisagístico. O arquiteto também pode ser contratado para uma etapa seguinte a obra executada, que é o de desenvolvimento do projeto de arquitetura de interiores, que nas mesmas fases anteriores aborda todo o ambiente e o mobiliário do interior da edificação.


  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário