sexta-feira, 12 de setembro de 2014

FRACO DESEMPENHO DE AÉCIO EM SP E MG MOSTRA QUE HÁ ALGO ERRADO NA CAMPANHA TUCANA E NO PSDB


Curto-circuito – Ainda antes das primeiras pesquisas eleitorais, o ucho.info afirmava que a campanha de Aécio Neves, presidenciável do PSDB, não empolgaria o eleitorado. Recebemos muitas críticas de simpatizantes do candidato, o que consideramos normal, mas estava claro que o discurso tucano era complexo demais para ser digerido pela fatia do eleitorado a ser alcançada. Fora isso, a forma como Aécio passou a criticar seus adversários de então – Dilma Rousseff e Eduardo Campos – era pouco convincente.

Este site jamais desdenhou a capacidade eleitoral de Marina Silva, até porque o recall da eleição de 2010 não deixa dúvidas a respeito, mas nem mesmo com Eduardo Campos no páreo a missão seria exitosa para o candidato do PSDB. Isso porque Aécio seria derrotado por Dilma Rousseff em eventual segundo turno, pois é difícil vencer um candidato que tem a caneta e a máquina estatal nas mãos. Sem contar que Dilma, como candidata, tem a facilidade de, como presidente da República, angariar recursos. Algo comum para candidatos que estão no poder e buscam a reeleição.

A grande questão em relação à campanha de Aécio Neves é a maneira como a campanha vem sendo conduzida. O comprometimento do PSDB com a campanha é tão questionável, que até mesmo nos colégios eleitorais onde o PSDB domina a situação de Aécio não é confortável.

Em São Paulo – mais importante estado da federação, maior colégio eleitoral do País e reduto principal do tucanato –, a campanha de Aécio Neves não empolga além da seara dos eleitores cativos. Tanto é assim, que na mais recente pesquisa Datafolha o candidato tucano aparece em terceiro lugar, com 16% das intenções de voto. Na terra dos bandeirantes, Marina Silva lidera a corrida com 40%, seguida pela petista Dilma, com 26%. Ou seja, há algo errado no principal ninho tucano.

Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do País, a situação é igualmente crítica, mas com uma inversão de posições. Em sua terra natal e reduto político, o ex-governador Aécio Neves aparece em segundo lugar na pesquisa Datafolha, com 26% das intenções de voto. Em terceiro, mas em empate técnico, está Marina Silva (PSB), com 25%. Em Minas quem lidera a corrida presidencial, segundo o Datafolha, é a candidata petista Dilma Rousseff, com 33%.

É verdade que pesquisa eleitoral é uma fotografia estatística do momento, o que não significa que isso se repetirá com plena certeza no dia seguinte, mas os números revelam a tendência do eleitorado. A continuar assim, a derrota de Aécio Neves na disputa pelo Palácio do Planalto é uma questão de semanas.

O quadro mostra que o PSDB fracassou mais uma vez, pois a soberba de cada candidato impede que o partido incense uma candidatura capaz de derrubar o status quo, que, é bom lembrar, bambeia entre a incompetência e o crime.

O mais interessante nesse enxadrismo eleitoral é que Marina Silva, passando ao segundo turno, precisará do PSDB para enfrentar a adversária Dilma. De igual modo, se vencer a eleição, Marina precisará se aliar ao PSDB para governar, apesar de todas as críticas que há anos dispara, nos bastidores, na direção dos tucanos. O PSDB tinha tudo na mão para voltar ao poder central, mas deixou a chance escapar apenas porque ainda não aprendeu a falar para a camada mais pobre da população.

É fato que Marina Silva é uma falsa promessa de mudança, mas o cavalo passou encilhado e os tucanos demoraram a montar. Tudo muito bem, pois 2018 está logo aí!



  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário