sábado, 20 de setembro de 2014

COMO IDENTIFICAR UM GNÓSTICO EM UMA COMUNIDADE CATÓLICA?



Publicado em 25/09/2013


O conceito de gnose pode ser dividido em duas características básicas. A primeira é quando a pessoa crê que a realidade atual é opressora e escravizante. A segunda é que existe um conhecimento que liberta dessa opressão. Gnosis em grego quer dizer conhecimento.

Desde a Antiguidade, passando pela Idade Média e até os dias atuais é possível perceber o gnosticismo. Todavia, ao longo do tempo, este movimento passou por um processo gradual de secularização e, atualmente, trata-se de um movimento ateu e materialista.

Isto quer dizer que existe um ódio fundamental contra a estrutura da realidade (obviamente representada pela Civilização Ocidental e tudo o que ela traz). Antigamente esse ódio era direcionado ao deus mau, o demiurgo, aquele que criou o mundo material (portanto, ruim).

Hoje em dia, essa estrutura, antes criada por um deus, pode ser representada por um ideologia, um sistema, que acorrenta o homem a um mundo "errado". O conhecimento teórico, pela gnose, traria a libertação. No mundo secularizado, o conhecimento teórico é chamado de teoria crítica. O desconstrucionismo é consequência da teoria crítica que não aceita as antigas estruturas e quer refazê-las, recriá-las.

Naturalmente o homem possui dentro de si uma espécie de tentação gnóstica. Ela se manifesta todas as vezes em que se pretende ser "conselheiro de Deus", ou que se acredita que faria o mundo melhor ou diferente "se eu fosse Deus".

Felizmente, Deus quer crucificar a gnose dentro de cada homem. Ele o faz por meio do embate com o mundo real. A obediência à estrutura real como ela foi criada por Deus, bem como pela vontade de aceitar a realidade como ela foi criada, mesmo que não seja do jeito imaginado.

Tomar a cruz dia após dia é lutar contra a gnose. A vontade de Deus muitas vezes de manifesta em agruras e sofrimentos. Aceitar a vontade de Deus não é algo fácil, o próprio Jesus suou sangue para obedecer.

A finalidade da vida cristã não é outra que não lutar contra a gnose que existe dentro de cada um, vencendo a tentação de querer ser Deus, de fazer melhor que Deus. É deixar de ser uma criança mimada, cujas vontades devem ser satisfeitas e inclinar a própria vontade à vontade daquele que tem o poder de dar a vida eterna, a salvação.


HANGOUT GNÓSTICO Nº3: CINEMA GNÓSTICO




Transmitido ao vivo em 03/03/2013


Encontro virtual promovido pela Sociedade Gnóstica Internacional, com o objetivo de aproximar os membros da comunidade gnóstica através de conversas descontraídas, entrevistas e estudos mais profundos sobre os temas do Gnosticismo Universal.

Nesta edição, convidamos o professor Wilson Roberto Vieira Ferreira, do blog Cinegnose para falar um pouco sobre o que é o Cinema Gnóstico, quais os princípios gnósticos que existem nos filmes e como está sendo seu doutorado nessa área.

Visite o blog Cinegnose: http://cinegnose.blogspot.com.br/
Visite nosso site: http://www.sgi.org.br

Alguns filmes comentados no Hangout:

- Poder Além da Vida: http://www.imdb.com/title/tt0438315
- A Montanha Sagrada: http://www.imdb.com/title/tt0071615
- Simón del Desierto: http://www.imdb.com/title/tt0059719
- Brilho Eterno de uma Mente...: http://www.imdb.com/title/tt0338013


  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário