sexta-feira, 4 de julho de 2014

ELEIÇÕES: O VICE-PRESIDENTE TEMER VAI DE JATINHO DE EMPREITEIRA FAZER CAMPANHA EM CUIABÁ. ELE SE EXPLICA. VOCÊS ACHAM RAZOÁVEL A EXPLICAÇÃO?

Michel Temer: nas asas de uma empreiteira e, segundo ele, o problema é do PMDB (Foto: Minamar Jr. / Campo Grande News)

03/10/2012 às 14:37 \ Política & Cia


Nota de Otávio Cabral, publicada na edição impressa de VEJA que está nas bancas
NAS ASAS DA EMPREITEIRA
O vice-presidente da República, Michel Temer, chegou de jatinho a Cuiabá, na sexta-feira passada, onde participou da campanha do candidato do PT a prefeito Lúdio Cabral, que é apoiado pelo PMDB.
Em princípio, uma atividade normal, já que o partido de Temer é aliado do petista. Mas o episódio pode dar margem a questionamentos. Temer foi a um comício no horário de trabalho.
O jato pertence à construtora Cowan, que tem contrato com o Ministério dos Transportes e é parceira da Delta em obras Brasil afora apenas uma delas, um corredor expresso de ônibus em Belo Horizonte, está orçada em 170 milhões de reais.
E o uso do jatinho não foi declarado pelo PMDB à Justiça Eleitoral. Temer diz que a responsabilidade é do partido. O PMDB prometeu incluir o empréstimo do avião na prestação de contas de Cabral.

CONSÓRCIO DA DELTA GANHA OBRA ANTES DE SER CRIADO

Contrato foi assinado com prefeitura de BH sem que grupo de empreiteiras apresentasse CNPJ

POR AMANDA ALMEIDA

19/04/2012 23:02

Marconi Perillo, durante sessão da CCJ do Senado 

BELO HORIZONTE - Consórcio da Delta Construções ganhou obra de R$ 170 milhões em Belo Horizonte antes mesmo de existir legalmente. Documentos aos quais O GLOBO teve acesso mostram que a gestão do prefeito Marcio Lacerda (PSB) assinou contratos para a ampliação de duas avenidas e a implantação de sistema de trânsito rápido (BRT) três meses antes de o Consórcio Integração ser constituído e ter um CNPJ. Previsto no PAC da Copa, o empreendimento já é investigado pelo Ministério Público (MP-MG) por sobrepreço de até 350% em seus itens.

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do MP-MG anunciou esta semana investigação sobre todos os serviços prestados pela Delta a órgãos públicos no estado. Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional do órgão, Leonardo Barbabela, a indicação aos promotores é de que verifiquem se há contratos com a empreiteira em suas áreas de trabalho e abram inquérito para investigá-los. A alegação é de que irregularidades já descobertas em contratos da empresa podem se repetir em outros negócios da empresa de Fernando Cavendish.

Por meio de licitação, dois contratos para as obras de mobilidade em BH foram assinados entre a Secretaria Municipal de Políticas Urbanas e o Consórcio Integração, formado pela Delta e pela Construtora Cowan, em 12 de janeiro de 2011. As obras, em execução, são para ampliação das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, com implantação do BRT. Nos documentos, há CNPJ do contratante, a prefeitura, mas não há o número do favorecido. Isso porque o consórcio só foi incluído no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica três meses depois, em 12 de abril de 2011.

Segundo o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Minas, Glaydson Soprani Massaria, a assinatura de contratos com empresas sem regularização é ilegal. O promotor Eduardo Nepomuceno afirma que o MP-MG investigará, além do questionamento do TCE de sobrepreço, em quais circunstâncias o contrato foi firmado e a denúncia de que a prefeitura teria pagado pela obra antes de o valor ter sido empenhado.

Procurada, a Delta não retornou. A prefeitura de Belo Horizonte não explicou a assinatura de contrato com um consórcio que não existia formalmente. A Secretaria Municipal de Políticas Urbanas informou apenas que “os documentos de empresas concorrentes em licitações são verificados por equipe técnica”.

Cavendish, dono da Delta, já responde na Justiça de Minas por outra irregularidade. Ele foi denunciado pelo MP por falsificar documentos para conseguir negócios públicos. Segundo o órgão, para participar de licitação no estado, ele teria apresentado certidão de capacidade operacional para produzir concreto. O documento teria saído do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), e atestava que a Delta teria feito em obra na BR-101 (PE). A intenção da empreiteira era, em 2005, conquistar licitação para construir a Linha Verde de BH. O próprio Dnit, porém, denunciou a falsificação do documento em nota no Diário Oficial da União.


Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/consorcio-da-delta-ganha-obra-antes-de-ser-criado-4693554#ixzz36Xw3WWeJ



Viaduto que faz parte das obras da Copa pode cair antes mesmo de ficar pronto

Antes mesmo de ficar pronto, um viaduto que está sendo construído na Avenida Dom Pedro I corre o risco de cair. A obra, que fica na altura da Rua Montese, no Bairro Santa Branca, região da Pampulha, faz parte do processo de duplicação para a implantação do BRT e fará a ligação entre o Aeroporto de Confins e Belo Horizonte. Segundo funcionários da obra, que não quiseram gravar entrevista, os suportes de sustentação não foram suficientes para aguentar o peso da construção.


O local foi interditado na noite dessa quinta-feira e o trânsito na região travou, obrigando vários usuários do transporte coletivo a encarar parte do retorno para a casa a pé. “Tive que descer do ônibus lá no Via Brasil e chegar a pé até aqui, porque está tudo travado. Vou descer a pé para ver se pego outro ônibus lá na frente”, disse Sebastião Almeida, usuário do transporte coletivo.


Motoristas e pedestres que tentavam passar pelo local reclamaram da falta de informação. Ninguém sabia o motivo que provocou o caos na região. 


A reportagem da Rádio Itatiaia está na Avenida Pedro I na manhã desta sexta-feira. O trânsito está complicadíssimo nos dois sentidos da avenida, com reflexos no entorno. Em razão dos desvios e das interdições, táxis e ônibus dividem a mesma pista.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que está descartado qualquer risco de queda no viaduto. Além disso, conforme a administração municipal, "a empresa responsável pela obra continua trabalhando para corrigir um deslocamento lateral ocorrido na estrutura da obra. Para a execução dos trabalhos de correção, o trânsito no local continua interditado."

Ouça a cobertura completa da Itatiaia sobre o caso
Fonte: Rádio Itatiaia

OUÇA O(S) AUDIO(S) DESTA NOTÍCIA:

Viaduto que faz parte das obras da Copa do Mundo ameaça cair antes mesmo de ficar pronto

COMENTÁRIOS


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Vídeo mostra momento da queda de viaduto em cima de Carros em BH 03.07.14



TRAGÉDIA EM BH: Queda de viaduto interrompe alegria da Copa do Mundo
 

Publicado em 04/07/2014 TRAGÉDIA EM BH: Queda de viaduto interrompe alegria da Copa do Mundo. Passageiro de ônibus relata desespero em acidente com viaduto em BH. Homem estava na parte de trás do ônibus atingido pelo viaduto e conta os momentos de desespero após o acidente. Queda de viaduto interrompe alegria da Copa do Mundo. Os sorrisos da Copa do Mundo em Belo Horizonte foram interrompidos pela tragédia do Viaduto. Uma parte do Viaduto Guararapes, na Avenida Pedro I ao lado do acesso com a Olímpio Mourão Filho, em Belo Horizonte, que estava em construção entre as obras do Projeto Copa, desabou na tarde desta quinta-feira. Segundo informações iniciais divulgadas pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, ao menos duas pessoas morreram e 19 ficaram feridas - os Bombeiros falam em apenas uma vítima fatal. Um ônibus, um carro e dois caminhões foram atingidos pela queda do bloco de cimento. A prefeitura decretou três dias de luto.




Gostaria de prestar os meus singelos e sinceros sentimentos para todos os familiares dessa moça que infelizmente morreu depois de um viaduto cair sobre o micro ônibus que ela dirigia! Foi uma grande perda para nós, mais sei que você está em um bom lugar! fique com Deus Hanna e descanse em paz!


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário