quarta-feira, 26 de junho de 2013

OS 70 ANOS DE ARETHA FRANKLIN, A VOZ DEFINITIVA DA SOUL MUSIC
24/03/2012
 às 12:03 \ 
Música no Blog

Aretha: a "Lady Soul" completa 70 anos



















Por Daniel Setti
Da mesma forma que Billie Holiday é sinônimo de jazz, Bessie Smith de blues e Elis Regina de MPB, Aretha Franklin é o nome definitivo entre as grandes intérpretes de soul music.
Nascida em uma das cidades mais musicais dos EUA – Memphis, no Tennessee -, a “Lady Soul”, que já cantava profissionalmente na adolescência, completa 70 anos neste domingo (25).
Premiada com nada menos que 20 Grammys, Aretha Louise Franklin é ocasional compositora e dona de uma das vozes mais marcantes surgidas na segunda metade do século 20, a ponto da Rolling Stone americana elegê-la, em enquete de 2008, a número 1 entre os 100 maiores cantores e cantoras de todos os tempos.
O grosso dessa reputação vem do período entre o final dos anos 1960 e início dos 1970, quando desenvolveu seu estilo interpretativo pontuado por um alcance melódico tremendo, farto suíngue e uma enorme influência do gospel. Nesta época, Aretha lançou seus melhores álbuns pela gravadora Atlantic, um dos baluartes fonográficos da fina flor do soul, blues, rhythm and blues.
Tal fase dourada iniciou com o álbum I Never Loved a Man The Way I Love You (1967), cuja faixa de abertura, “Respect”, composição de Otis Reddig, Aretha praticamente transformou em sua, dando-lhe conotação feminista. Abaixo, ela canta o clássico em especial gravado em Estocolmo para uma televisão sueca em 1968:


No mesmo programa, ela mostra “Chain of Fools”, outro de seus grandes êxitos, escrito por Don Convay e editado como single em 1967:


Ao longo das décadas seguintes, embora continuasse a emplacar canções nas paradas de sucesso, Aretha não voltou a viver um período como o da Atlantic. Mesmo assim, seu prestígio a levou a ser sempre citada como referência por estrelas mais jovens e a cantar o hino patriótico “My Country, ‘Tis of Thee”, de Samuel Francis Smith, na posse de Barack Obama, em 20 de janeiro de 2009:

(Mais sobre música neste link)
Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário