Cidades da fantasia
Clássicos da literatura infantil deram fama a destinos como Copenhague, Caratinga, Taubaté e Mineápolis
As histórias infantis permanecem nas memórias dos leitores por toda a vida. Talvez por isso, seus autores estejam entre os mais festejados do mundo da literatura e suas cidades natais transformem-se em destinos de peregrinação para os fãs novos e antigos. De Caratinga, no interior de Minas Gerais, onde nasceu o criador do Menino Maluquinho, a Füssen, onde fica o castelo (foto) que inspirou a história ‘A Bela Adormecida’, nossa seleção de roteiros é um convite ao mundo da fantasia, onde todos tornam-se visitantes e anfitriões.
CARATINGA — MINAS GERAIS — A cidade natal do escritor Ziraldo, criador do personagem Menino Maluquinho, tem uma estátua gigante (foto) do garoto que usa uma panela como chapéu. Com 10 metros de altura, ela foi criada pelo artista plástico João Rosendo e pode ser vista da rodovia BR 116.
Divulgação
CARATINGA — MINAS GERAIS — O clima pacato do município inspirou o escritor Ziraldo Alves Pinto, que deu ao Menino Maluquinho uma infância típica de cidade do interior. Além da estátua, Caratinga tem outras atrações turísticas que agradam também os adultos, como a Catedral de São João Batista, na Praça Cesário Alvin, inaugurada em 1930, e o coreto do jardim (foto), criado por Oscar Niemeyer em 1980. Saiba mais em: caratinga.mg.gov.br:8080/turismo
COPENHAGUE — DINAMARCA — A cidade é o lar de Hans Christian Andersen (1805-1975), o mundialmente conhecido autor de contos como ‘O Patinho Feio’, ‘O Soldadinho de Chumbo’, ‘A Pequena Sereia’ e ‘A Roupa Nova do Rei’. Não à toa, seu memorial é um dos pontos mais visitados de Copenhague. O local é marcado pela presença de uma estátua do escritor (foto), em que ele aparece sentado com um livro em suas mãos.
Divulgação
COPENHAGUE — DINAMARCA — O orgulho que Copenhague tem de um de seus maiores artistas é imenso. O primeiro museu (foto) foi construído em 1908 e aborda a vida do escritor Hans Christian Andersen e suas influências, além de manter exposições permanentes de desenhos e poesias e uma biblioteca especializada em sua obra. Saiba mais em: http://www.visitdenmark.co.uk/en-gb/danmark/the-hans-christian-andersen-museum-gdk631935
COPENHAGUE — DINAMARCA — Três vezes por dia, de segunda a sábado, os visitantes da cidade têm a oportunidade de assistir a encenações de trechos de peças adaptadas dos contos de Hans Christian Andersen. O espetáculo chamado ‘20 Fairytales in 20 Minutes’ (20 contos em 20 minutos) traz os personagens de histórias como ‘O Soldadinho de Chumbo’ e ‘A Roupa Nova do Rei’ e acontece às 11h, 1h e 15h.
FÜSSEN — ALEMANHA — O impressionante Castelo de Neuschwanstein inspirou a história ‘A Bela Adormecida’, de Walt Disney, e fica na cidade de Füssen, aos pés dos Alpes, rodeado de um dos mais belos cenários do mundo. Dali é possível ter uma vista do lago, do igualmente belo Castelo de Hohenschwangau e de uma cachoeira.
FÜSSEN — ALEMANHA — O Castelo foi construído pelo Rei Ludwig II, o ‘Rei Louco’. As altas torres da construção tocam as nuvens e foram a inspiração para criação de ‘A Bela Adormecida’. Um trem parte diariamente de Munique (Estação Haulptbahnhof) às 9h30 e a viagem dura cerca de duas horas.
MINEÁPOLIS — ESTADOS UNIDOS — O cartunista Charles Schulz (1922-2000), o criador do Snoopy e da turma de Charlie Brown, ganhou várias homenagens em sua cidade natal. A primeira pode ser conferida logo no Saint Paul International Airport, onde uma estátua (foto) chama a atenção de crianças e adultos.
MINEÁPOLIS — ESTADOS UNIDOS — São várias as homenagens ao Snoopy na cidade de seu criador, o cartunista Charles Schulz. Além de estátuas em parques públicos, o cachorro é tema de uma área exclusiva no Valley Fair, um complexo de diversões localizado em Shakopee, a cerca de 30 minutos de Mineápolis. O Planet Snoopy está instalado em uma área de 14 mil m² e conta com uma minimontanha russa, passeios em um brinquedo que imita um balão (foto) e em pipas gigantes. Saiba mais em: planetsnoopy.com/valleyfair/
TAUBATÉ — SÃO PAULO — Instalado na Chácara do Visconde, antiga propriedade do avô do escritor Monteiro Lobato, o Sítio do Pica-pau Amarelo mantém uma programação em homenagem a uma de suas mais conhecidas criações. Há muitas atrações voltadas a crianças, como teatro, oficinas de livro de dobraduras e fantoches.
Flickr/Dicas de Pousadas
TAUBATÉ — SÃO PAULO — Em abril, o Sítio do Pica-pau Amarelo promove a Semana Monteiro Lobato. Grupos pequenos como famílias ou pessoas desacompanhadas não precisam fazer agendamento. Excursões e grupos maiores devem fazer reservas e podem solicitar visitas monitoradas. A entrada é gratuita. Saiba mais em: asagamonteirolobato.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário