DINÂMICA DE GRUPO NÃO É UM BICHO DE 7 CABEÇAS
Giuliana Hyppolito T
terça-feira, 17 de julho de 2012
.
.
Sabemos que um dos momentos mais desafiadores do processo seletivo paraemprego é a dinâmica de grupo. Como ela está presente na maioria dos processos, é comum que gere muitos comentários, mitos e até inverdades.
O que observamos é que os jovens que participam desta atividade ainda não entenderam qual é o seu objetivo, o que é normal, já que ele raramente é apresentado para quem está sendo avaliado.
A dinâmica de grupo geralmente ocorre em processos que possuem um grandenúmero de candidatos por vaga. Já imaginou se, em um processo em que 1000 pessoas foram pré-selecionadas, as empresas precisassem avaliar individualmente cada uma? Seria impossível! É por isso que existe a avaliação em grupo – ou dinâmica de grupo, como é chamada.
Além disso, durante essa atividade, ainda há a possibilidade de avaliar comportamentos em conjunto, tornando a comparação e a equiparação com o perfil buscado pela empresa muito mais fácil e assertiva. Por trás de uma dinâmica de grupo, há sempre um mix de comportamentos sendo avaliados – que são os comportamentos que condizem com a realidade de uma determinada empresa.
Por isso, quando você é reprovado em uma dinâmica de grupo, não significa que você é um mau profissional. Significa apenas que não tem os comportamentos alinhados com os que a empresa em questão está buscando. Para aquela empresa você pode não ser o profissional ideal. Para outra, pode ser perfeito.
Quer umas dicas para desmitificar esse assunto? Vamos lá:
- Não há um modelo igual de comportamento. Cada empresa possui uma realidade. Assim,
um comportamento valorizado em uma organização pode não ser valorizado em outra.
- Só é possível avaliar o que um candidato faz e fala durante a dinâmica de grupo. Portanto,
se sua participação for praticamente nula, os avaliadores não conseguirão concluir se você é ou não um potencial colaborador da empresa. PARTICIPE!
- Seja você mesmo. Se for alegre, extrovertido e expansivo, não tem problema. Se for tímido,
também não tem problema. Mas lembre-se que, especialmente em ambiente profissional, é
preciso ter boa postura, deixar a informalidade de lado e demonstrar comunicação
efetiva e adequada.
- Observe sua equipe de trabalho. Isso envolve não só seus colegas de grupo, mas também
todos os avaliadores que estão na atividade. A forma como as pessoas se comunicam, e até mesmo se vestem, já são indicadores do cenário da empresa pela qual está barganhando uma posição.
- Seja sempre você. Não tente expressar opiniões que não são as suas, não tente impressionar ninguém. Qualquer comportamento que gere dúvidas pode alertar os avaliadores e, além disso, você não seria feliz fingindo ser alguém que não é, certo?
Se agir de maneira tranqüila, se empenhar nas atividades e der o seu melhor, com certeza
terá participação de destaque. E, mesmo que não seja aprovado para aquela oportunidade, pode estar certo que os avaliadores terão boas referências suas. As vezes, nosso perfil não é compatível com a empresa que sonhamos trabalhar. Pode parecer estranho, mas, para que tenhamos sucesso em nossas carreiras, é fundamental que nossos valores e desejos sejam muito parecidos com os valores e sonhos de uma empresa!
Quase todo mundo já passou alguma vez na vida por uma dinâmica de grupo, seja na escola, na faculdade ou até mesmo numa seleção para emprego. Esse tipo de prática é bastante utilizado por professores, educadores e empresas justamente por apresentarem de uma forma alternativa os indivíduos participantes da dinâmica. Como o próprio nome já diz, as atividades de dinâmica em grupo precisam ser divertidas, arrancar sorrisos e funcionar como um demonstrativo de valores e atitudes. Mas por trás de uma dinâmica de grupo, está um avaliador atento a cada mínimo detalhe. Uma dinâmica de grupo pode revelar um excelente ou um péssimo profissional, um ótimo ou um mal aluno. A dinâmica de grupo pode ser também motivadora, utilizada principalmente para ajudar os mais tímidos, a começarem a vencer seus medos, sua timidez.
.
.
Existem vários tipos de dinâmicas, que podem ser adaptadas para as mais variadas situações e para pessoas de todas as idades. Nas escolas, por exemplo, professores geralmente se utilizam de uma dinâmica de apresentação de alunos no primeiro dia de aula e essa estratégia tem como objetivo integrar alunos novatos e antigos da turma. Durante toda a primeira semana de aula, esse mesmo educador pode promover outros tipos de dinâmica como, por exemplo, a Dinâmica do “Quem sou eu” afim de que o cada aluno fale um pouco sobre si e dessa forma se sinta mais a vontade dentro do ambiente escolar. Isso serve para níveis fundamental, médio e até superior também.
Existe uma dinâmica de grupo muito interessante chamada de “A ilha”. Nessa dinâmica o facilitador estende no chão do ambiente um tapete, e pede para que os participantes fiquem em cima do tapete. Ao subirem ele informa “vocês estão presos em uma ilha e tudo em volta é o mar. O que vocês farão?” num primeiro momento geralmente ninguém toma iniciativa e depois alguns começam a andar sobre o tapete para lá e para cá. Ninguém tenta sair do tapete, cair na “água” e buscar por novas ilhas a nado. Esse tipo de dinâmica deve mostrar que todos precisam ter iniciativa, desprendimento e criatividade independente das circunstâncias em que está envolvido.
Através do link abaixo você terá acesso a uma diversidade enorme de Dinâmicas de Grupo que você poderá usar no seu trabalho, na escola, ou até mesmo em casa com seus familiares e amigos.
Escolha alguma dessas atividades e veja o quanto é importante enfrentarmos as dificuldades sejam elas de qualquer natureza (medo, timidez, inflexibilidade) através de uma dinâmica bem trabalhada.
A dinâmica de grupo, pode até parecer brincadeira, diversão, mas são fundamentais para ativar nossa percepção, criatividade e atitude, além de nos fazer mostrar que precisamos ter mais atitude diante dos fatos e principalmente trabalhar em equipe, seja na escola, trabalho, ou qualquer outra atividade.
A dinâmica de grupo, pode até parecer brincadeira, diversão, mas são fundamentais para ativar nossa percepção, criatividade e atitude, além de nos fazer mostrar que precisamos ter mais atitude diante dos fatos e principalmente trabalhar em equipe, seja na escola, trabalho, ou qualquer outra atividade.
Acesse: (aqui)
Osvaldo Aires Bade Comentários
Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook
Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro
Consultora Imobiliária E-Commerce
Consultora Imobiliária E-Commerce
(91)8164-1073
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br
CRECI-PA/AP 6312
olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br
Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22
Perfil no Twitter: @cinenegocios
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:
1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:
2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.
2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.
3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário