terça-feira, 15 de maio de 2012

A DEFINIÇÃO DE NADA

nadoenada.jpg






Quando era eu estudante do primeiro ano ginasial em Minas Gerais, no Colégio Estadual de Belo Horizonte, e cursando o primeiro ano ginasial, o meu professor de desenho e geometria era o Professor OsvaldoPierosette. Um excelente professor, como todos os professores que eu tive.
Um dia, estando eu sem muito interesse em sua aula, estava com a cabeça baixa lendo alguma coisa diferente do assunto sendo discutido em classe. O professor percebendo que o meu primeiro interesse estava fora de sua matéria, me chamou a atenção e perguntou o que estava eu fazendo.
Eu respondi que não estava fazendo nada. Resposta padrão de menino apanhado fazendo arte.
Ele então me disse:
Nada? Como nada? Se estava fazendo nada então defina nada para a classe.”
“Bem nada, é nada, é tudo o que eu sei de nada
“Então você estava fazendo nada, e não sabe o que é nada
Nesse ponto, eu era o foco de atenção da classe, que diante do meu dilema, já estava começando a rir de mim.

E o professor Pierosette seguia com sua pergunta sobre o nada:
“Como é possível eu ter em minha classe de aula um aluno que me afirma que está fazendo nada, e que não consegue dizer para a classe nem para mim o que seja nada? Ele seguramente estava fazendo algo, mas não sabe o que era e se sabe não diz, e em vez de dizer, diz que estava fazendo nada sem saber o que seja nada. Como pode ser possível uma pessoa fazer algo sem saber o que esteja fazendo ou fazer nada sem conseguir dizer para a gente o que seja nada.”
Nesse ponto, o meu constrangimento era total e para deleite da classe, o meu ridículo já era a alegria geral.
Então, para tirar o foco de cima de mim, o professor Pierosette perguntou para a classe toda:
“Alguém sabe o que seja nada?”
Ninguém respondeu
Ele então saiu com esta:
Nada é uma faca sem cabo que perdeu a lâmina. E chega de nadapara hoje e vamos seguir com a aula.”
Nunca mais me esqueci desta aula e daí por diante, antes de responder algo com a palavra nada, lembro-me desta lição e sempre troco a palavranada, por outra palavra que indique realmente o que seja desejado saber.
Hoje de manhã, ao ler as notícias na mídia noticiosa da net, encontrei várias referencias sobre a viagem relâmpago do nosso presidente aos EEUU. Ao ser perguntado pela mídia sobre o resultado de sua viagem e sua conversa com o Presidente Bush, e o que tinha resultado para o Brasil nas conversas, sua resposta foi esta:
“NADA”
Aí eu tive vontade de dizer para ele:
Nada! Defina nada para o Brasil saber o que seja NADA!”
Tenho a absoluta convicção que o nosso presidente Apedeuta não saberia responder a esta questão.
“Presidente NADA é uma faca sem cabo que perdeu a lâmina, invente ou pense se for capaz em outra desculpa para sair passeando pelo mundo e deixar para trás as responsabilidades de governar, com milhares de brasileiros que confiaram a você o país, parados em aeroportos, morrendo em aeroportos esperando uma solução que teria de acordo com Vossa Excelência, data e hora para ocorrer.
A hora e a data, foram:
Zero hora de primeiro de Abril.
Leiam agora a notícia que gerou este post:
31/03/2007 – 20h23
Lula diz que volta ao Brasil com “nada”, mas que reunião com Bush foi mais produtiva
Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que volta ao Brasil “certamente” com “nada” em termos de acordos efetivos, mas afirmou que a reunião de duas horas com George W. Bush foi “a mais produtiva” que teve com o colega americano.
“Eu quero dizer, presidente Bush, que de todas as reuniões que participei, em reuniões com o governo americano, esta foi a reunião mais produtiva”, afirmou o presidente Lula, durante conferência de imprensa em Camp David (EUA), ao lado de Bush.
“Se alguém perguntar para mim: ‘o que você está levando para o Brasil?’ Certamente, eu direi: ‘nada’. Agora, certamente, os acordos que nós assinamos hoje e os acordos que poderemos assinar daqui para adiante podem garantir, definitivamente, que as relações entre os Estados Unidos e o Brasil não só são necessárias, mas são estratégicas”, acrescentou.
A visita do presidente Lula é parte de um processo de negociação entre Brasil e Estados Unidos para os americanos reduzam a tarifa cobrada sobre o álcool brasileiro. O presidente Bush, ainda em território brasileiro, havia afirmado que um ajuste nessas tarifas não aconteceria antes de 2009.
Na declaração conjunta veiculada após a conferência, os dois mandatários mencionam avanços na discussão sobre o álcool brasileiro, mas aparentemente restritos ao âmbito de cooperação técnica entre os dois países.
Lula também afirmou que mencionou ao colega americano que não seria possível avançar na questão do álcool brasileiro sem discutir o fim dos subsídios agrícolas nos EUA, outra questão polêmica na negociação entre os dois países. Nos EUA, os fazendeiros não apreciam a idéia do país ajudar a indústria brasileira, vista como um possível competidor no mercado interno.
“Sem a eliminação dos subsídios, a oportunidade de desenvolvimento representada pelos biocombustíveis será perdida e, com ela, a possibilidade de melhoria das condições de vida de centenas de milhões de homens e mulheres”, disse Lula.
O presidente brasileiro também afirmou que discutiu com Bush sobre o auxílio a países mais pobres, e que foi objeto de acordo entre os dois países para auxiliar no combate e erradicação de doenças em países africanos.
“Estou disposto a reunir-me com ele [Bush] quantas vezes forem necessárias, e com todos os chefes de Estado do mundo quantas vezes forem necessárias, para que a gente possa neste século 21 despertar um pouco de alento na parte da população mais pobre do planeta”,afirmou.
Com agências internacionais

Abraço e Sucesso a Todos

Olimpia Pinheiro 
Responsável Comercial E-Commerce PDG

(91)8164-1073       (skype)
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook:
*Se você precisar de informações sobre imóveis:
1- Venda e Negociação de Imóveis.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/28012011-2325-atualizado-em-04022011.html

*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquitetura de Inovação - Breakthrough.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/consultoria-proposta-de-planejamento.html

 
*Se você precisar de informações sobre cinema:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico. 
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/03/programacao-semanal-cine-negocios.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário