- É o que os bem-sucedidos usam na seqüência e na proporção certas para atingir o sucesso.
Existe uma receita certa para o sucesso? Sim, existe (veja mais em nossas apostilas sobre sucesso). E, melhor ainda, cada um de nós possui os ingredientes básicos para cozinhar um sucesso de dar água na nossa boca e (amargar) a dos outros. Uns mais, alguns menos, mas não há ninguém que, algum dia, não tenha parado para observar o próximo e o admirar/odiar:
- "Como é que ele conseguiu tanto com tão pouco?"
Porque, basta observar, os bem-sucedidos, eles não parecem possuir nenhum ingrediente mágico ou sobrenatural. E a resposta é mais simples do que parece:
- “O segredo do sucesso não está só na qualidade e lista de ingredientes, mas no modo de preparo.” E, é nesse contexto que uma pergunta tão lógica, banal e tão repetida - "Você está preparado?” - assume em seguida sua real importância: "Você sabe mesmo como misturar os ingredientes que tem e precisa ter?"
Então, vamos à sua despensa (com "e"): Ali estão e devem estar bem arrumadinhos, a ousadia, a perseverança, a liderança, a criatividade, a ética, o espírito de equipe, e mais uma porrada de outros ingredientes que entram (e saem) na fórmula do sucesso, segundo o guru Osvaldo Aires o maior especialista em “culinária executiva”.
Mas quem um dia já preparou um bolo sabe que não adianta jogar tudo isso dentro de uma panela, em doses iguais e ao mesmo tempo. Se a dosagem for errada, o resultado fica intragável. Há sempre uma seqüência e uma proporção, ou seja, método, e os quituteiros de mão-cheia são os que aprenderam que existe um ritual e uma receita apropriada para cada ocasião. Em grego método, é a soma das palavras meta e hodós. Meta é o resultado a ser atingido e hodós, o caminho para atingi-lo. Daí que nos veículos motores no mostrador do velocímetro tem outro campo com o hondometro.
Enfim, você gerencia para conseguir resultados e, sabendo o caminho, será uma gestão muito melhor.
Pausa para um aperitivo. Tudo começa por sabermos onde estamos pisando ou será mesmo cozinhando? Por quê? Porque a palavra ingrediente veio daí mesmo..., de "passo". Em latim, passo era gradus e dessa palavrinha derivaram várias outras, só que a gente nem percebe mais o tal passo escondido dentro dessas palavras, como "gradual" (passo a passo), "(de)grau" (um passo acima), "retrógrado" (que anda para trás), “regresso” (voltar o passo), "congresso" (marchar junto), e até o "dégradé" (cor que vai mudando a cada passo). Dessa salada de letras surgiria o verbo latino ingredi que derivou ingresse, "caminhar para dentro" e finalmente seu derivado, o tal do ingrediente e o ingresso "o que entra".
Palavras do Sucesso
No caso do ingresso já tive momentos de muita alegria quando dono de casa noturna e organizador de eventos, pois entrava e não era o caso de sair do bolso como na cozinha.
Mas, voltemos ao objetivo do texto, aqui no nosso caso se trata do que entra no passo certo. Eu trabalhei com muita gente agressiva (termo que, casualmente, quer dizer "um passo contra") e notei que esse ingrediente era absolutamente necessário em algumas situações, enquanto em outras era totalmente dispensável. Na hora da avaliação de desempenho, alguns funcionários eram elogiados por sua agressividade(*), enquanto outros, tão agressivos quanto, eram criticados. E o segundo grupo ficava sem entender bulhufas, achando (agressivamente) que estavam sendo perseguidos pela chefia.
Na verdade, o que as empresas [os (a)preciadores, palavra que quer dizer: atribuir um preço] (a)valiam nunca é o ingrediente em si - no caso, a agressividade -, mas sim o produto final, o resultado ou o uso do resultado. E, avaliar quer dizer agregar valor
A mesma coisa acontece quando comemos um bolo: Se um determinado ingrediente se sobressai indevidamente, é porque ele foi mal calculado. E aí passa a comprometer o todo.
Competências Para o Sucesso
Entender essa simples regrinha talvez seja a coisa mais complicada na auto-administração de sua carreira. O mais comum é o profissional usar sempre:
ü O mesmo ingrediente,
ü Na mesma proporção,
ü Às vezes até sem uma ordenação fixa de misturas,
ü Não importando a ocasião,
ü Em todas as épocas.
ü Ou então, quando as coisas estão meio paradas/entediadas, é sempre mais fácil imaginar que "está me faltando alguma coisa" - ou seja, mais ingredientes. Não é a quantidade que faz uma receita de sucesso. É o discernimento, é o bom senso.
Moral da História: A sabedoria: A vida e as pessoas humildes ensinam.
Sucesso é: Possuir um vasto estoque de criatividade, de inovação, de ambição e muitas outras virtudes, mas saber que há momentos em que o mais recomendável ainda é fazer um simples e caprichado arroz com feijão e que esse momento-básico-de-fazer o simples, bem feito, permeia permanentemente todas as ações de sucesso.
(*) Nota do Autor: Essa palavra agressividade merece um texto a parte para entendermos melhor.
AGORA O ESPETÁCULO DA CRIAÇÃO
AGORA O ESPETÁCULO DA CRIAÇÃO
Escrito por admin
qua, 06 de outubro de 2010 8:57
Aqui é a prova que o design pode sempre fazer as mesmas coisas de uma maneira diferente. Este é o espírito de ser criativo, buscando novos resultados. O conceito é simples, mas brilhante. A IKEA fez uma ação para promover os utensílios de cozinha com um livro de receitas de confeitaria. Até aí nada de mais. A sacada foi transformar as “chatas” receitas escritas em imagens dos ingredientes, bem diagramados sobre um fundo neutro, mas de forte impacto. Na página seguinte, o resultado da combinação dos ingredientes. Deliciosamente inventivo. Aprecie sem moderação.
fonte da receita: http://www.brainboxdesign.com.br/blog/2010/10/06/ikea-homemade-is-best/comment-page-1/#comment-2468
Olimpia Pinheiro
Consultora Executiva
(91)8164-1073
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
cinegocioseimoveis@gmail.com
fonte da receita: http://www.brainboxdesign.com.br/blog/2010/10/06/ikea-homemade-is-best/comment-page-1/#comment-2468
Olimpia Pinheiro
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(91)8164-1073
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