domingo, 4 de outubro de 2015

Truques para conseguir mais, trabalhando menos

Trabalha, trabalha mas parece que as coisas nunca aparecem feitas – pelo menos não tão rapidamente como desejaria?

Não tem só a ver com a organização, tanto o nosso corpo com os programas que usamos no dia-a-dia de trabalho têm ferramentas que, quando aproveitadas, nos permitem conseguir mais, trabalhando menos – ou pelo menos sem ter de trabalhar mais.
O Huffington Post reuniu alguns truques que vão permitir conseguir mais coisas, trabalhando menos.
Aproveite o efeito Zeigarnik. Sabia que o cérebro humano tem uma característica que irá lembrá-lo constantemente das atividades que deixou incompletas, de forma a empurrá-lo para a tarefa? É chamado o efeito Zeigarnik.
Por isso, aproveite esta ferramenta do seu cérebro, se tem algo para fazer que lhe parece aborrecido, comece por abrir um documento em branco, ou por escrever qualquer coisa num bloco. Depois de a tarefa ter sido iniciada, o seu cérebro vai certificar-se de que a termina.
Use ferramentas de gestão. ‘Parta’ cada tarefa em pequenos desafios para facilitar a sua rotina e para não se estressar . Para isso, pode usar ferramentas de software ou online para gerir e organizar o seu trabalho e a sua agenda, mesmo que não tenha a ver com trabalho.
Transforme os seus hábitos. Todos temos hábitos e a maioria deles são difíceis de quebrar. Ainda assim, é possível mudar a sua rotina para que os maus hábitos não o prejudiquem. Comece por identificar os maus hábitos que lhe estão a tirar tempo da sua preciosa rotina. Por exemplo, o tempo que passa nas redes sociais, e depois encontre uma forma de programar esses hábitos ou de os limitar a um curto espaço de tempo para que não o atrasem.
Use a regra dos 90 minutos. Há cerca de meio século, Nathaniel Kleitman descobriu que o nosso corpo diminui o estado de alerta a cada 90 minutos. Por isso, quando precisar de ser ‘super produtivo’, faça-o durante 90 minutos seguidos e depois faça uma pausa. E vá repetindo o processo à medida das necessidades.
Estabeleça prioridades. Esta é a regra de ouro para qualquer lista de tarefas diárias. Organize a lista por ordem de urgência. Depois das tarefas urgentes, distingua as fáceis de fazer das difíceis para assim organizar bem o seu dia e não perder tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário