12 coisas que você não sabia que o Facebook podia fazer
Por Paul Boutin, The New York Times News Service/Syndicate
Os designers e engenheiros que constroem o Facebook não são nada complacentes
com o sucesso. Eles sofrem uma ameaça constante do LinkedIn, focado em carreiras
profissionais, de serviços especializados chegados do nada como a rede de fotos
de celular Instagram e, agora também do rápido crescimento do Google+, da
Google, uma tentativa de melhorar o projeto básico do Facebook que conquistou
dezenas de milhões de usuários em suas primeiras semanas.
Assim, o Facebook vem acrescentando recursos para deixar a rede social
reinante mais útil e conveniente.
Contudo, à medida que cresce o número de recursos, também cresce um problema
correspondente: a maioria dos 750 milhões de usuários do Facebook nem sabe que
esses recursos existem. Alguns não sabem como encontrá-los, alguns não procuram
por eles na interface de controle sempre crescente do serviço e muitos nem
chegam a pensar neles. Alguns minutos de exploração revelam funções que podem
fazer do Facebook não apenas um vício como também um prazer de usar.
1. Editar nomes e descrições dos links: Se você quiser publicar um link na
sua página do Facebook, mas não gosta do título nem da descrição oferecida
automaticamente na página associada, é possível mudá-la. Antes de clicar no
botão "Compartilhar" clique no título ou descrição da postagem pendente. Eles
virarão caixas de edição, como aquelas para rebatizar um arquivo de computador.
Quando acabar a edição, basta apertar "enter" para salvar as mudanças.
2. Criar marcações para amigos em atualizações e comentários: Se você digitar
o nome de um amigo no Facebook enquanto edita uma atualização de status ou
comentário, ele criará automaticamente um link para a página dele. Na verdade, o
site vai gerar uma lista de complementos possíveis para nomes como "John". Assim
que tiver digitado um nome, aperte a tecla de retrocesso para apagar o sobrenome
em prol da informalidade, ou clique no meio para editar o prenome, transformando
"Kenneth Smith" em "Kenneth" ou "Smith". Desculpe, só dá para encurtar nomes _ é
impossível transformar "Kenneth Smith" em "Snuggles".
3. Publicar um MP3 executável: Se você colar um link que termina em ".mp3"
numa atualização de status, o Facebook cria um tocador no meio da atualização,
permitindo que outros usuários toquem a música sem ter de ir ao site em que ela
está hospedada.
4. Transforme uma fotografia na imagem do perfil: Qualquer foto do Facebook
que tenha sido marcada com seu nome inclui um link azul no canto esquerdo
inferior da página chamado "tornar esta a foto do seu perfil". Ao clicar nele, o
Facebook oferece uma página para edição na qual é possível deixar a foto do
tamanho do seu perfil.
5. Criar uma pesquisa: Escondido à plena vista acima da caixa para inserir
atualizações de status existe um ponto de interrogação. Publicar uma pergunta é
como publicar uma atualização, só que isso pega as três primeiras respostas dos
amigos e as transforma numa pesquisa para não perder o foco da discussão. Também
é possível criar a pesquisa com suas próprias respostas ou acrescentar mais às
criadas pelo Facebook.
6. Colaborar num documento: Dentro da página do grupo, clique em
"documentos", no topo da página e depois no botão "criar um documento" no lado
direito para criar um documento de texto que todos do grupo podem editar. Ao ser
salvo, o documento é publicado no feed do grupo, como uma atualização de status,
com um botão de edição no canto superior direito. Para ver revisões anteriores,
clique em "mudanças recentes".
7. Convidar para um evento quem não faz parte do Facebook: Quando estiver
criando um evento no Facebook, o menu "selecionar convidados" mostra os amigos
existentes, mas também deixa inserir os endereços de e-mail das pessoas que não
têm conta no serviço. Digite um ou mais e-mails, separados por vírgulas, por
meio do "convidar por endereço de e-mail". Seus convidados receberão uma
mensagem com um link para a página do seu evento que, infelizmente, pede que
eles assinem o Facebook antes que possam vê-la.
8. Faça o "novidades" sumir da sua frente: Recentemente, o Facebook
acrescentou uma janela que fica rolando no lado direito da tela mostrando as
atualizações dos amigos assim que elas acontecem. É divertido para alguns, mas
muito agitado para outros. Não dá para desligá-lo por completo, mas é possível
reduzir ao máximo o ritmo de atualizações. Usando o cursor, agarre a barra que
separa o "novidades" da janela de amigos online. Arraste-a para cima até o
"novidades" ficar o menor possível _ o tamanho de duas atualizações de status.
Isso irá reduzir o nível de distração indesejada enquanto se tenta ler o resto
da página, sem impedir de ver as novas atualizações.
9. Acrescente uma agenda na sua página: Se você for um dono de empresa,
técnico de time ou artista que quiser manter todos do Facebook por dentro de
seus eventos futuros, simplesmente criar eventos separados para cada um pode ser
ineficiente. Eles podem se perder no fluxo de eventos, ficando difícil para as
pessoas, por exemplo, conferirem seu próximo jogo. Como alternativa, use o
aplicativo "Social Calendar", que não foi desenvolvido pelo Facebook. Vá em
facebook.com/SocialCalendar e clique no link "Add to My Page" no canto esquerdo
inferior. Será aberto um menu de páginas para gerenciar. A seguir, clique em
"Add to Page" em uma ou mais páginas, depois clique em "Close". Essas páginas
agora incluirão um link para o Calendar no canto superior esquerdo, logo abaixo
de Mural, Informações e Fotos. O Social Calendar é bem inteligente _ ele
completará os nomes dos eventos que já criou, e se digitar num campo de
endereço, o aplicativo adicionará o link de um mapa para o local na agenda. Só
que para ter o máximo de público, é melhor continuar a publicar atualizações de
status anunciando o evento.
10. Acompanhe o sucesso da página: Em qualquer página que possuir, quer da
sua empresa ou do clube de sapateado, clique em "Ver dados" no canto superior
direito. O Facebook irá exibir gráficos com informações do usuário e interações
de página. Além do número de "curtir" e comentários, ele traçará um gráfico de
visitas à página e feedback do usuário, além de uma lista de quais domínios da
web estão enviando tráfego à sua página e a faixa demográfica dos visitantes. Se
quiser uma análise pessoal dos números, dá para exportar os dados num arquivo
compatível com o Excel.
11. Mantenha sua festa de aniversário em segredo: Só não quer que uma ou duas
pessoas não saibam o que está fazendo? Edite uma atualização de status como
sempre, mas antes de publicar, escolha "personalizado" e, na caixa de diálogo
que será aberta, digite o nome das pessoas na caixa perto da parte inferior em
que se lê "ocultar para". Existe outro botão para que esta configuração vire a
padrão das atualizações futuras, assim você não precisa se preocupar se está
contando para mais gente do que queria.
12. Bloqueie comentaristas chatos: Você tem um amigo que vive publicando
comentários inapropriados nas suas atualizações, mas não pode usar a opção
"desfazer a amizade" com ele? No canto superior direito do Facebook, clique em
"Conta" e escolha "Configurações de privacidade". Isso o levará a uma página
intitulada "Choose Your Privacy Settings". Perto do botão existe uma seção
chamada "Sharing on Facebook". Escondido no fundo dessa seção existe um link
chamado "Customize Settings". Desça até "Things Others Share". Existe a
configuração "Permission to comment on your posts". Ela funciona como o filtro
para compartilhar atualizações de status; clique em "Customize" e digite o nome
das pessoas para que o Facebook as impeça de ver a seção de comentários quando
virem suas publicações. Talvez elas entendam a deixa.
The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É
proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York
Times._NYT_
Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro
Responsável Comercial E-Commerce PDG
(91)8164-1073 begin_of_the_skype_highlighting (91)8164-1073 end_of_the_skype_highlighting (skype)
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook:
http://www.facebook.com/note.php?saved&¬e_id=281490105264246
http://www.facebook.com/note.php?saved&¬e_id=281490105264246
*Se você precisar de informações sobre imóveis:
1- Negociação e Venda de Imóveis.
Postagem em construção:
1- Negociação e Venda de Imóveis.
Postagem em construção:
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/28012011-2325-atualizado-em-04022011.html
*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquiteturada da Inovação - Breakthrough.
Postagem em construção:
*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquiteturada da Inovação - Breakthrough.
Postagem em construção:
*Se você precisar de informações sobre cinema:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico.
Postagem em construção:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico.
Postagem em construção:
Nenhum comentário:
Postar um comentário