sábado, 1 de setembro de 2012

Imigrantes, ilegais ou não, vivem insegurança em Pequim

01/09/2012 08:00 | Por Tamara Gil, da Efe

Alguns decidiram deixar o mais rápido possível seu escritório perante a chegada da Polícia ou inclusive abandonar o país. Outros não foram diretamente afetados, mas todos têm algo para contar sobre a campanha de procura do imigrante ilegal lançada em Pequim que terminou no dia 15 de agosto, após três meses nos quais muitos moradores reconhecem ter sentido "insegurança e incerteza".

Efe

O anúncio da nova medida correu como pólvora entre a comunidade de estrangeiros após o e-mail enviado em maio pelos respectivos consulados em Pequim, informando da decisão do Governo municipal e pedindo a todos os estrangeiros que carregassem 'o tempo todo' seu passaporte e permissão de residência.
Não era para menos. Durante cem dias a vigilância policial seria aumentada nas áreas da capital habitadas por mais estrangeiros, com o objetivo de encontrar aqueles que 'entram, moram ou trabalham de forma ilegal no país', segundo o anúncio oficial.
O Governo da cidade justificou a medida pelo aumento do número de estrangeiros em suas ruas. Atualmente, 200 mil cidadãos não chineses convivem na cidade diariamente, entre residentes e locais, e disparou o alarme da Polícia perante a existência de 'ilegais' que cometem 'infrações ou crimes menores'.
Também se referiu ao número de estrangeiros irregulares registrado em 2011 na capital, até 20 mil pessoas cuja permissão de entrada no país, de residência ou de trabalho, incorria 'na ilegalidade'.
Situação oficialmente irregular
'O que fazem é pegar seus papéis pessoais e eles o contratam para eles mesmos, embora na realidade você trabalhe para outros', explica Sabrina Dal Pont, argentina de nascimento.
A causa da ilegalidade de muitas empresas do gigante asiático é explicada por Javier, de 29 anos: 'As que se registram na China pagam um monte de impostos e por isso a maioria não está estabelecida oficialmente na China continental. Nem declara seus trabalhadores estrangeiros, que por sua vez têm que pagar ao país 25% de seu salário'.
Javier é um dos que mais foi prejudicado quando chegou a Pequim, segundo relata. 'Iniciou-se a campanha, eu tinha visto de turista porque minha empresa não podia me contratar na China e, esperando poder fazê-lo através dessas agências, a Polícia se apresentou em minha casa, levou a minha colega de apartamento para a delegacia e a interrogaram, até que chegou o caseiro que mentiu para me defender', conta por telefone o jovem, que não quer dar mais detalhes de sua identidade depois do ocorrido.
Por exemplo, é o caso dos espanhóis, cujo número, aproximadamente, chega a 3.000 na cidade chinesa - embora no registro consular só estejam inscritos 800 -, nem todos se encontram em situação regular, mas não porque não queiram.

Efe
Sabrina dal Pont, em sua escola infantil de Pequim
'Trabalhava para um estúdio que não tem sede na China, mas em Hong Kong. Com isso, não podiam me declarar como empregado. Meu visto era de trabalho, mas não estava vinculado a essa empresa'.
Nessa situação oficialmente irregular - os vistos na China têm que estar ligados à empresa na qual se trabalha - é na qual se encontrava Gaspar González quando a campanha foi anunciada. Este arquiteto de 25 anos - que saiu de Madri para o país asiático com um contrato debaixo do braço, e que no momento do anúncio do Governo de Pequim sua documentação estava expirando - sentiu 'medo', segundo reconhece à Agência Efe.
Gaspar tentou recorrer ao sistema 'extraoficial' utilizado pela maioria dos estrangeiros que trabalha para empresas que não declaram seus funcionários na China, por causa dos 'altos impostos' que devem pagar: as chamadas agências de vistos. 'Todo mundo lhe diz que você vai lá para conseguir seu visto de trabalho, com pagamento antecipado'.
A campanha - destaca Sabrina, que trabalha como professora em um centro pré-escolar em Pequim - pôs em evidência a 'insegurança' das agências, 'das quais lhe falam ao chegar à China e que seu próprio empregador lhe recomenda', critica.
'Um dia dizem para você que vá embora, que a Polícia vai no seu trabalho. O que falaremos? Você está em uma espécie de limbo no qual não sabe o que fazer se o visto caducar. Muita desinformação e muita confusão', explica.
Quando Javier, Gaspar e Sabrina foram à agência que lhes recomendaram, estava fechada. 'Com a campanha, deixaram de funcionar', explica Sabrina, que, como Gaspar e Javier, não teve outra alternativa a não ser sair do país para conseguir as permissões, embora como turista.
Sem pensar, os três, separadamente, voaram para a região autônoma de Hong Kong, a saída 'mais fácil e próxima' à qual Sabrina, em seu caso, teve que se deslocar duas vezes.
'Revistam empresas totalmente legais'
'A primeira vez me deram um visto de turista de 15 dias e me vi em apuros. É quando passei pelo pior', confessa à Efe a profissional de tradução e interpretação, que chegou a Pequim em janeiro e que viu a solução após viver uma situação crítica.
'Quando volto de Hong Kong com um visto de turista para 15 dias, continuo trabalhando e a Polícia se apresenta um dia em minha escola, há uma batida e me interrogam. Tive que mentir e dizer que era meu dia de prova no colégio', conta Sabrina.
Efe
O arquiteto madrileno Gaspar González Melero
'Essa situação fez com que o colégio tomasse a decisão de declarar alguns dos professores estrangeiros que trabalhavam ali. Todos estavam deixando o trabalho e alguns, inclusive, o país, por não ter as permissões', continua.
A argentina lembra o livro de George Orwell '1984' para descrever sua cena junto aos agentes, na qual se deu conta da quantidade de informação que já tinham sobre ela e seu namorado, que veio a Pequim antes dela com uma bolsa de estudos do Instituto Valenciano de Exportação.
A insegurança e incerteza de Sabrina também é compartilhada por Andrés López, de La Coruña (Galícia, norte da Espanha), que já está há três anos percorrendo as ruas de Pequim com uma estabilidade que se viu truncada com a campanha: 'O fato de a Polícia revistar as empresas não tornou a situação cômoda'.
Andrés é funcionário de uma empresa não constituída na China e também teve muitos problemas para renovar sua permissão, coincidindo com o lançamento da nova medida que, na sua opinião, se justificou oficialmente por motivos que não 'foram certos'.
'Foi dito que era para controlar negócios ilegais, mas afinal de contas revistam empresas totalmente legais que não têm nada a ver com as atividades delitivas que mencionam', opina Andrés.
Nestes três meses, no entanto, também houve pessoas às quais a campanha não lhes afetou diretamente. É o caso de Laura León, cuja empresa de recursos humanos lhe proporcionou todos os documentos necessários para conseguir seu visto desde que pôs os pés na China há dois anos.
'Não me afetou de nenhuma maneira. Mas vi em uma das áreas onde se movimentam mais estrangeiros que cerca de 20 policiais entraram em um restaurante e pediram o passaporte de todo estrangeiro que estava jantando lá', explica Laura, de 29 anos.
Esta espanhola confessa que esperava alguma medida parecida devido à quantidade de gente que o país asiático está recebendo e que 'de alguma forma' tem que controlar.
Ao contrário dos espanhóis, a campanha não afetou de modo especial a comunidade latino-americana, que, em sua maioria, se divide entre estudantes, homens e mulheres de negócios.

Efe
Laura León, em seu local de trabalho
Uma medida com tons políticos
'Para mim, não existiu. Acho que esteve mais focada na comunidade africana', opina Haider Balen, um colombiano especialista em engenharia, com o qual concorda o peruano Francisco Su, dedicado ao mundo editorial, e o cubano William, trabalhador da delegação de seu país na capital.
'Não conheço ninguém a quem tenham pedido a documentação. A imprensa chinesa criou uma espécie de paranoia', explica o jornalista argentino Pablo Morales.
Esta atenção da mídia e da sociedade à campanha é destacada pelos espanhóis Andrés, Laura e a professora de inglês Sabrina Dal Pont, para denunciar o tom político da medida, lançada a poucos meses da mudança de Governo na China.
'Fazem isso para distrair a população, centrar os problemas nos estrangeiros durante um tempo', denunciam. A princípio, alguns meios de imprensa oficiais relacionaram o lançamento da campanha de 'limpeza' do estrangeiro ilegal com um vídeo que, dias antes, tinha sido divulgado pela internet, e no qual um estrangeiro supostamente tentava estuprar uma jovem chinesa.
O vídeo - que algumas fontes dizer ser uma montagem - criou indignação da população e, junto à medida posterior, levantou múltiplos comentários xenófobos na principal rede social do país, a Weibo (parecido com o Twitter).
No entanto, nas ruas, as opiniões não são tão extremas. 'Não acho que os estrangeiros sejam ruins, há piores e melhores, mas acho que os chineses se mostram mais reticentes por não entendê-los', comentou uma jovem de Pequim, professora de chinês e inglês na capital, acostumada a tratar com estrangeiros.
'Alguns chegam com uma atitude de superioridade. E os chineses podem vê-los como uma ameaça para determinados postos de trabalho', assinalou um taxista procedente de uma província perto de Pequim.
Andrés concorda no ponto de vista do motorista chinês, e acredita que 'é normal o medo' de uma classe média, explica, 'que está se formando e quer chegar a alguns objetivos que, às vezes, podem ver que estão ameaçados pelos imigrantes'.
Este jovem de La Coruña está convencido de que a campanha não fez com que a população sinta 'mais rejeição' aos estrangeiros, uma visão também compartilhada por Sabrina e Laura, que acham que a discriminação em Pequim está no mesmo nível de 'qualquer cidade grande'.
Apesar disso, todos concordam em ressaltar as dificuldades da barreira idiomática e cultural que separa os estrangeiros dos locais. 'É uma cultura muito diferente. Não há porque entendê-la, mas sim aceitá-la', comenta Sabrina, na mesma linha de Laura e Andrés, que destacam que em Pequim os estrangeiros vivem 'em uma bolha'.
Um ambiente no qual todos eles, por enquanto, planejam ficar uma temporada mais, com um objetivo claro: aprender o idioma mandarim e passar do nível 'de sobrevivência' para um que lhes permita ser mais independentes em seu dia a dia.



Osvaldo Aires Bade - Comentários Bem Roubados na "Socialização"

Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
55 (91)8164-1073 
skype: olimpiapinheiro 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br






Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22 (POR FAVOR ME ADICIONE)

Perfil no Twitter: @cinenegocios
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:

1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

GESTÃO: COMO FAZER SEU PROJETO TER SUCESSO


Fonte: Site g4f.com.br











Uma Introdução ao Projeto Processos de Gestão

Uma introdução a uma canção prepara o ouvinte para o que está por vir. É geralmente um punhado de medidas no início da música que são jogados antes de o cantor começa a cantar e ajuda a preparar o ouvinte para a música que está a seguir. Uma introdução para um livro serve um processo muito semelhante. Ele fornece uma visão geral do que o livro será sobre sem divulgar todos os detalhes e complexidades que se desdobram nas páginas a seguir.
Este artigo introdutório para os processos de gerenciamento de projetos é projetado de forma semelhante. Incide sobre as cinco áreas de processo principais que estão no local para mover um projeto do ponto A ao ponto B em um nível muito alto. Você vai ser capaz de ver como um projeto se move de um processo para o próximo em seu curso até a conclusão.movimentos de um processo para o próximo em seu curso até a conclusão.
Em cada uma dessas áreas de processo são centenas de livros e dezenas de milhares de páginas escritas sobre a amplitude, profundidade e nuances de cada área de processo. Nós encorajamos você a explorar as novas áreas que você achar de interesse particular.especialinteresse.

 



A processos de iniciação



A primeira área a considerar neste processo de introdução ao gerenciamento de projetos é o processo inicial. Como o nome sugere, este é o início de qualquer projeto. Na verdade, é um passo ou dois à frente antes que o trabalho real do projeto começa.
É durante esse processo que a necessidade de negócio para o projeto está sendo esclarecida e justificada, os interessados ​​que podem desempenhar um papel no projeto estão sendo identificados, e expectativas de alto nível e orçamentos estão sendo discutidos.
O tipo de projeto que poderia variar de é em qualquer lugar a partir de um projeto que um cliente está solicitando, um pedido da sua empresa para criar um novo produto, ou uma maneira de simplificar um processo interno para torná-lo correr mais suave ou tomar menos tempo. 
Há duas principais questões que precisam ser respondidas neste ponto: 
    • Se este projeto até mesmo ser considerado? -  As pessoas vão vir com todos os tipos de projetos que consideram importante para implementar. Alguns projetos são para o bem maior da organização. Outros projetos podem não ser tão nobre e são projetados para beneficiar apenas um grupo muito pequeno de pessoas.maior bem da organização. Outros projetos podem não ser tão nobre e são projetados para beneficiar apenas um grupo muito pequeno de pessoas.
A gestão tem de considerar, neste ponto se os benefícios do projeto são no valor de gastar os recursos necessários para fazê-lo. Eles também poderiam contemplar se pode haver uma maneira melhor de alcançar os mesmos resultados, ou melhor, com menos custo a ser aplicado para o empreendimento.recursos para fazê-lo. Eles também poderiam contemplar se pode haver uma maneira melhor de alcançar os mesmos resultados, ou melhor, com menos custo a ser aplicado para o empreendimento.
    • Este projecto é mesmo possível?  -  Se a resposta para a pergunta acima é sim, então a próxima pergunta é se esse projeto é mesmo possível. Por exemplo, as vantagens do projeto pode ser óbvio e do número de pessoas que se beneficiam do projeto é grande. No entanto, pode custar um milhão de dólares para fazê-lo e sua companhia não está nem perto a ponto de ser capaz de cobrir tal despesa. Ou, a idéia para o novo projeto pode ser profundamente impactante, mas a tecnologia não existe neste momento para apoiar o projeto.tecnologia não existe neste momento para apoiar o projeto.

O Processo de Planejamento


Neste ponto, de uma introdução aos processos de gerenciamento de projetos é o processo de planejamento. Você respondeu "sim" a se o projeto deve ser considerado e se é mesmo possível.Você tem a luz verde para avançar. Agora você precisa para começar a escavar em toda a actividade relacionada com o planejamento do projeto.
Há um equívoco grande sobre o processo de planejamento. Muitas pessoas se sentem como se o plano do projeto é apenas a lista de tarefas que são necessárias para começar o trabalho feito.É o cronograma de atividades que definirão quem faz o quê, quanto tempo leva, e que trabalha com a próxima tarefa. Não é assim. Esse é o cronograma do projeto e é apenas uma parte do processo de planejamento do projeto.
O plano do projeto é muito mais abrangente do que apenas um projeto de programação. É durante este processo que você colocar seus planos em conjunto para garantir a qualidade, bem como a forma como as informações sobre o projeto serão comunicados. Você define as razões para o seu projeto, os resultados pretendidos, o trabalho necessário, e repartição de funções e responsabilidades. Além disso, você deve contemplar todos os pressupostos, limitações, riscos, necessidade de pessoal, fundos e outras exigências do projeto relacionados.
Este processo é um grande negócio quando se trata de obter o projeto certo na primeira vez.Apesar da importância do processo de planejamento, muitos gerentes de projeto será pressionado para pular essa etapa e ir direto para a execução do projeto. Resistir a esta pressão (e, por vezes, a tentação mesmo) para fazer isso! Você vai descobrir rapidamente que o tempo que você gasta durante os processos de planejamento vai fazer o resto do projeto ir muito mais suave e mais rápido.

O Processo de Execução


O próximo processo a considerar em uma introdução aos processos de gerenciamento de projetos são aqueles em torno de Execução. Este é o lugar onde a borracha encontra a estrada, por assim dizer.
O processo de execução é na verdade duas vezes: Há uma atividade envolvente preparando para fazer o trabalho e então não está fazendo o trabalho real.
Isto é importante para uma série de razões.



Você não poderia imaginar uma equipe de construção mostrando-se a trabalhar no período da manhã e seu chefe dizendo "OK pessoal ... vai fazer o que quiser. Use o que você tem ferramentas. Não se preocupe em como as coisas são feitas. Basta ir trabalhar ". Isso seria ridículo e financeiramente desastroso. Em vez disso, o gerente vai organizar o trabalho para o dia, certifique-se todos têm o equipamento adequado e ferramentas, e então enviá-los em seu caminho para obter as suas tarefas específicas feito.
Na execução do plano, você irá precisar de:

• Preparar para o Trabalho -  Este é o estágio em que você tenha certeza que todos sabem seus papéis de projeto, entender cada um dos outros papéis, sabe o que precisa ser feito (e como), e tem as ferramentas necessárias para começar o trabalho feito.
• Realizar o Trabalho -  É neste ponto de uma introdução aos processos de gerenciamento de projetos que o trabalho pode realmente começar! Todos os recursos podem começar a seguir o caminho do trabalho que deve ser realizado. Qualidade deve permanecer na vanguarda desta área de processo como a equipe funciona bem uns com os outros, você procurar oportunidades para gerenciar proativamente e reforçar o comportamento positivo, e as informações são compartilhadas facilmente entre todos os envolvidos no projeto.

O Monitoramento e Controle de Processos


O projeto já está em funcionamento e progresso está sendo feito. Esta área de processo da atividade do projeto se concentra no "orçamento vs real".
Nós todos sabemos que o objetivo de um orçamento financeiro. Você pode executar certa P & L como gerente de projetos em seu trabalho, ou certamente tem um orçamento criado em casa.Você estabelece o quanto você deve gastar em cada área e, em seguida, comparar o que você realmente gasto. Com base na diferença que você pode ter que fazer alguns ajustes para obter o seu orçamento de volta nos trilhos.
A mesma actividade ocorre durante esta fase do processo as cinco áreas. Você vai ter estabelecido algumas métricas que devem ser mantidos durante o ciclo de vida do projeto. Estes podem ser financeiros, cronograma, número de defeitos, ou uma série de outras métricas que seria adequado ao seu projeto. Agora é o seu trabalho para comparar o desempenho de seu projeto contra essas métricas, faça os ajustes necessários e manter todos informados quanto aos resultados.

Os processos de fechamento


Finalmente, você torná-lo para os processos de fechamento nesta introdução para projetar processos de gestão. Isto é onde você obter o necessário registe-offs e aprovações para oficialmente considerar este projecto como concluído.
Você também deve compilar uma lista de lições aprendidas com este projeto que pode servir como as melhores práticas para o seu próximo projeto ... ou melhor ainda, as piores práticas que você nunca quero fazer de novo. Você também vai querer liberar os recursos a partir deste projeto para ser capaz de trabalhar em seu próximo projeto.
Esta é também uma área de processo fácil de pular, assim como de planejamento. Não! Há muitos benefícios que vêm de fechar um projeto corretamente. Por exemplo, irá impedi-lo de elevar sua feia cabeça mais tarde ... na forma de "Eu nunca assinou neste projeto e que ainda tem mais trabalho a fazer".
Também as lições aprendidas de um projeto para o próximo são inestimáveis. 
Há os cinco processos que compõem uma introdução para projetar processos de gestão. Iniciar, planejar, executar, monitorar e controlar, e fechar os seus projetos para os melhores resultados!

Fonte: Gerente de Projetos


Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
55 (91)8164-1073
skype: olimpiapinheiro 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:

1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.