DÍVIDA INTERNA: PERIGO À VISTA
A dívida interna tem três origens: as despesas do governo no atendimento de suas funções típicas, quais sejam, os gastos com saúde, educação, segurança, investimentos diversos em infraestrutura, etc.. Quando esses gastos são maiores que a arrecadação tributária, o que é recorrente no Brasil, cria-se um déficit operacional que, como acontece em qualquer empresa ou família, terá que ser coberto por empréstimos, os quais o governo toma junto aos bancos, já que está proibido, constitucionalmente, de emitir dinheiro para cobrir déficits fiscais, como era feito no passado. A segunda origem são os gastos com os juros da dívida. Sendo esses muito elevados no Brasil, paga-se um montante muito alto com juros e os que não são pagos é capitalizado, aumentando ainda mais o montante da dívida. A terceira causa decorre da política monetária e cambial do governo: para atrair capitais externos ou mesmo para vender os títulos da dívida pública, o governo paga altas taxas de juros, bem maior do que a paga no exterior, e com isso o giro da dívida também fica muito alto.
Mas não é isso que está acontecendo no Brasil. O governo está gastando muito e mal. Tal qual a família perdulária, estamos fazendo festas não obras. Estamos deixando para nossos filhos e netos apenas dívidas, sem nenhum benefício a usufruir. Deixo para o prezado leitor, se quiser, elencar as obras que serão deixadas por esse governo.
1 - A VERDADEIRA INSANIDADE DA TERRORISTA DILMA (aqui)
2 - LIBERDADE PARA QUÊ? LIBERDADE PARA QUEM? "Por General Paulo Chagas "(aqui)
3 - RESPOSTA DO GENERAL DE DIVISÃO REFORMADO DO EXÉRCITO FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO À MIRIAM LEITÃO (aqui)
4 - A VERDADE SUFOCADA PELO MAL! (aqui)
5 - ASSASSINA FIGARISTA!!! (aqui)
6 - VOCÊ SABE QUEM É BARACK HUSSEIN OBAMA? (aqui)
"Por Waldir Serafim"
A dívida interna do
Brasil, que montava R$ 892,4 bilhões quando Lula assumiu o governo em 2003,
atingiu em 2009 o montante de R$ 1,40 trilhão de reais e, segundo limites
definidos pelo próprio governo, poderá fechar 2010 em R$ 1,73 trilhão de reais,
quase o dobro. Crescimento de 94% em oito anos de governo.
Para 2010, segundo Plano Nacional de Financiamento do Tesouro Nacional, a necessidade bruta de financiamento para a dívida interna será de R$ 359,7 bilhões (12% do PIB), sendo R$ 280,0 bilhões para amortização do principal vencível em 2010 e R$ 79,7 bilhões somente para pagamento dos juros (economistas independentes estimam que a conta de juros passará de R$ 160,0 bilhões em 2010). Ou seja, mais uma vez, o governo, além de não amortizar um centavo da dívida principal, também não vai pagar os juros. Vai ter que rolar o principal e juros. E a dívida vai aumentar.
Para 2010, segundo Plano Nacional de Financiamento do Tesouro Nacional, a necessidade bruta de financiamento para a dívida interna será de R$ 359,7 bilhões (12% do PIB), sendo R$ 280,0 bilhões para amortização do principal vencível em 2010 e R$ 79,7 bilhões somente para pagamento dos juros (economistas independentes estimam que a conta de juros passará de R$ 160,0 bilhões em 2010). Ou seja, mais uma vez, o governo, além de não amortizar um centavo da dívida principal, também não vai pagar os juros. Vai ter que rolar o principal e juros. E a dívida vai aumentar.
A dívida interna tem três origens: as despesas do governo no atendimento de suas funções típicas, quais sejam, os gastos com saúde, educação, segurança, investimentos diversos em infraestrutura, etc.. Quando esses gastos são maiores que a arrecadação tributária, o que é recorrente no Brasil, cria-se um déficit operacional que, como acontece em qualquer empresa ou família, terá que ser coberto por empréstimos, os quais o governo toma junto aos bancos, já que está proibido, constitucionalmente, de emitir dinheiro para cobrir déficits fiscais, como era feito no passado. A segunda origem são os gastos com os juros da dívida. Sendo esses muito elevados no Brasil, paga-se um montante muito alto com juros e os que não são pagos é capitalizado, aumentando ainda mais o montante da dívida. A terceira causa decorre da política monetária e cambial do governo: para atrair capitais externos ou mesmo para vender os títulos da dívida pública, o governo paga altas taxas de juros, bem maior do que a paga no exterior, e com isso o giro da dívida também fica muito alto.
A gestão das finanças de um governo assemelha-se, em grande parte, a de uma
família. Quando faz um empréstimo para comprar uma casa para sua moradia, desde
que as prestações mensais caibam no seu orçamento familiar, é visto como uma
atitude sensata. Além de usufruir do conforto e segurança de uma casa própria,
o que é um sonho de toda família, depois de quitado o empréstimo restará o
imóvel. No entanto, se uma família perdulária usa dinheiro do cheque
especial para fazer uma festa, por exemplo, está, como se diz na linguagem
popular, almoçando o jantar. Passado o momento de euforia, além de boas lembranças,
só vai ficar dívidas, e muito pesadelo, nada mais.
No caso, o Brasil está mais assemelhado ao da família perdulária: gastamos
demais, irresponsavelmente, e entramos no cheque especial. Estamos pagando caro
por isso. Como o governo não está conseguindo pagar a dívida no seu
vencimento, e nem mesmo os juros, ao recorrer aos bancos para refinanciar seus
papagaios, está tendo de pagar um “spread” (diferença entre a taxa básica de
juros, Celic, e os juros efetivamente pagos) cada vez mais alto (em 2008 no auge
da crise, o governo chegou a pagar um “spread” de 3,5% além da Celic). E isso,
além de aumentar os encargos da dívida, é um entrave para a queda dos juros,
por parte do Banco Central.
O governo tornou-se refém dos bancos: precisa de dinheiro para rolar sua dívida
e está sendo coagido a pagar juros cada vez mais altos (veja os lucros dos
bancos registrados em seus balanços). Em 2009, em razão das altas taxas de
juros pagas, o montante da dívida cresceu 7,16% em relação ao ano anterior,
mesmo o PIB não registrando qualquer crescimento.
O problema da dívida interna não é somente o seu montante, que já está
escapando do controle, mas sim qual o destino que estamos dando a esses
recursos. Como no caso da família que pegou empréstimo para comprar uma casa própria,
se o governo pega dinheiro emprestado para aplicar em uma obra importante:
estrada, usina hidroelétrica, etc. é defensável. É perfeitamente justificável
que se transfira para as gerações futuras parte do compromisso assumido para a
construção de obras que trarão benefício também no futuro.
Mas não é isso que está acontecendo no Brasil. O governo está gastando muito e mal. Tal qual a família perdulária, estamos fazendo festas não obras. Estamos deixando para nossos filhos e netos apenas dívidas, sem nenhum benefício a usufruir. Deixo para o prezado leitor, se quiser, elencar as obras que serão deixadas por esse governo.
Não tenho bola de cristal para adivinhar quem vai ser o próximo presidente da
República: se vai ser ele ou ela, mas posso, com segurança, afirmar, que seja
quem for o eleito vai ter que pisar no freio, logo no início do governo. Vai
ter que arrumar a casa.
Waldir Serafim é economista em Mato Grosso
RODA VIVA COM ALVARO DIAS
http://www.youtube.com/watch?v=cPIop2MXWOM
RODA VIVA COM ALVARO DIAS
O Roda Viva debateu a CPI da Petrobras em 18/5/09 em
entrevista com o senador Alvaro Dias, do PSDB (PR). Neste vídeo, com os
melhores momentos do programa, o parlamentar explica a instalação da CPI da
Petrobras, analisa a atuação política de Dilma Rousseff e opina sobre as
disputas internas do seu partido para as eleições presidenciais de 2010.
Hoje se sabemos que está absolutamente tudo quebrado não tem nada saudável.
Hoje se sabemos que está absolutamente tudo quebrado não tem nada saudável.
Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook
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