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Zenaide Muneton demorou só 20 segundos para me convencer de que ela era a babá perfeita. Com o cabelo escuro e curto e um sorriso divertido e radiante, ela sabe como deixar tudo mais divertido para as crianças. Hora de escovar os dentes? Ela sacode os braços e faz uma espécie de "dança da escovação". Hora do banho? Ela leva os braços para cima e para baixo, marchando até a banheira. Depois de dizer a ela que eu adoraria contratá-la, ela sorriu e me agradeceu.
E então ambos rimos, porque eu jamais seria capaz de pagá-la. Sendo uma das babás de elite da cidade de Nova York, Muneton ganha cerca de 180.000 dólares por ano - mais um bônus de Natal e um apartamento de 3.000 dólares mensais no Central Park West. Eu deveria ser a babá dela!
Comecei a pesquisar essa microeconomia bizarra pouco depois que minha mulher e eu começamos a procurar alguém para tomar conta do nosso filho algumas horas por semana. Nos encontramos com várias candidatas, todas com ótimas referências e que pareciam à vontade com o menino. Ainda assim, não sabíamos como julgá-las. Deveríamos contratar a que pareceu mais divertida? A mais experiente? Alguém com inglês nativo ou alguém que pudesse ensinar-lhe outra língua? Alguém com diploma? Com mestrado?
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Não tínhamos ideia. Então comecei a imaginar se os preços seriam uma informação valiosa no mercado de babás. Todas as candidatas com quem conversamos cobravam entre 15 e 18 dólares por hora, o que, embora muito comum no nosso bairro do Brooklyn, pareceu um bom negócio depois de descobrir que outras babás cobrariam mais que o dobro dessa taxa. Meu filho sofreria nas mãos de uma babá "média"?
Esse medo me levou à Pavillion Agency, empresa especializada em encontrar empregados domésticos para a elite de Nova York. A Pavillion me apresentou a Muneton, de 49 anos, que cresceu numa família bem pobre em São Paulo. Em 1990, ela fez amizade com uma jovem americana que havia se mudado para o Brasil. Quando Muneton a convidou para visitar a casa de sua família, a jovem viu a facilidade com que ela cuidava das crianças e sugeriu que ela se mudasse para os EUA e virasse babá. Em poucos meses, Muneton já estava cuidado das crianças de uma família rica na Carolina do Sul, cobrando apenas 100 dólares por semana.
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Quando Muneton começou a trabalhar para a Pavillion em 2002, ela conseguiu aumentar seu salário para 85.000 dólares por ano. Conforme ela juntava recomendações, ela aumentava seu preço. Ela acabou trabalhando para algumas das pessoas mais ricas do mundo, a quem acompanhou, em jatinhos particulares, aos resorts mais exclusivos. "Hoje", ela diz, "não há mais gente pobre na minha família". Muneton comprou uma boa casa para a mãe, um apartamento para a irmã e um táxi para cada um de seus irmãos. Ela também é proprietária de uma casa de praia no Brasil, uma cobertura em Miami e dois imóveis (um prédio de 6 unidades e um duplex) em Los Angeles.
Como uma babá ganha mais do que um pediatra médio? A resposta simples é trabalho duro - além de um estranho mercado vendedor que segue alguns princípios econômicos peculiares. A vida de uma típica babá cara (quase sempre são mulheres) efetivamente gira em torno da família para a qual ela trabalha. Segundo Cliff Greenhouse, presidente da Pavillion, esse tipo de comprometimento está embutido no preço. Muitos clientes estão pagando pelo privilégio de não terem que se preocupar com o cuidado dos filhos, o que significa nunca ter que se preocupar se sua babá tem planos. O que, claro, ela quase nunca pode ter.
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E, infelizmente, ao que parece não há babás "boas" o suficiente sempre à disposição para uma emergência. Especialmente já que as exigências de uma família rica podem ser bem específicas. De acordo com o presidente da Pavillion, Seth Norman Greenberg, uma babá pode cobrar mais pelo serviço se falar francês fluentemente (ou, cada vez mais, mandarim), souber preparar uma refeição sofisticada, ou montar, lavar e tosar um cavalo. Greenberg também já conheceu famílias que apreciavam babás que conseguissem pilotar um barco de 32 pés, ajudassem a gerenciar um acervo de artes, ou ainda, em um caso, uma que dirigisse um Zamboni para limpar uma pista de gelo particular.
E, por fim, há a ascensão social. "Muitas famílias, especialmente os novos ricos, se preocupam em ver seus filhos se aproximarem de crianças abastadas", relata Greenhouse. "Como elas fazem isso? Elas acham uma babá estrela que já tenha muitos contatos, muitas amigas babás que trabalham com famílias de alto nível". Há as inatingíveis também. "Estou trabalhando com uma babá caribenha agora", diz Greenhouse. "Ela é linda de morrer. Sua aparência é tão boa que você sente orgulho em tê-la ao lado de seus filhos, nos eventos mais sofisticados."
Minha esposa e eu não ligamos para nada disso. Mas fica difícil não imaginar se as babás que estão cobrando duas vezes mais por hora do que as que estamos contratando são também duas vezes melhores. As babás podem ser avaliadas do mesmo modo que os artigos que os economistas chamam de "bens de experiência" - como o vinho, cujo valor só pode ser determinado depois de experimentá-lo. Tratando-se de bens de experiência, os preços podem ajudar na hora de rejeitar ofertas abaixo de um valor mínimo. Afinal de contas, uma garrafa de vinho de 3 dólares e uma babá de 5 dólares a hora parecem bastante suspeitos.
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Mas o preço é inútil - ou pior, ilusório - na diferenciação entre as opções adequadas. Muitas vezes já pressupus que uma garrafa de vinho de 40 dólares fosse duas vezes melhor que uma de 20, embora a Associação Americana de Economistas de Vinho já tenha provado que o preço do vinho não tem nenhuma influência no prazer em apreciá-lo. Quando os leigos compram uma garrafa cara, estão agindo como pais de primeira viagem contratando uma babá: Estão basicamente pagando pela falsa sensação de segurança. Ou querendo impressionar alguém.
Na verdade, os preços das babás podem ser ainda mais ilusórios que o mercado de vinho. Elas também podem ser consideradas "bens de credibilidade", um termo econômico para algo - seja um frasco de vitaminas ou um sintonizador automático - cujo valor real não pode ser determinado. É mais fácil que você pague mais por um bem de credibilidade, na esperança de que o preço alto aumente a probabilidade de um benefício.
Então, se a economia não consegue definir um preço para a hora das babás, quem o fará? Jeanne Brooks-Gun, diretora do Centro Nacional para Crianças e Famílias da Universidade de Columbia, me assegurou de que os acadêmicos, grosso modo, não fazem ideia do impacto que uma babá exerce numa criança. Não houve nenhum tipo de estudo sério sobre a qualidade das babás, pois seria quase impossível obter permissão das babás (geralmente pagas "por fora") ou de seus empregadores. Além disso, a maioria das pesquisas é dedicada a crianças de risco ou deficientes; e os filhos das pessoas que têm dinheiro suficiente para contratar essas babás geralmente não fazem parte desse grupo.
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Brooks-Gunn, contudo, tinha algumas dicas para quais podem ser as características de uma boa babá. A mais importante é o grau de sensibilidade para com os interesses e o humor da criança. Brooks-Gunn disse que ao escolher uma babá, ela simplesmente entregou seu filho nas mãos das entrevistadas e escolheu aquela que reagiu com mais sensibilidade.
Depois da nossa conversa, falei com uma de suas alunas da pós-graduação, Erin Bumgarner, que faz bicos de meio período como babá por 17 dólares a hora - mesma quantia que os pais de Park Slope pagam às babás estrangeiras e sem formação acadêmica. Eu não pude pensar em nenhuma outra área em que pessoas com graus de escolaridade tão distintos pudessem ganhar a mesma quantia. Mas Bumgarner me disse que isso faz sentido. Ela está disposta a trabalhar apenas para os pais de quem ela gosta - ela já saiu de um serviço bem remunerado por isso - e que permitam que ela se foque nos estudos. O valor disso também está no preço. Mesmo que custe a ela um apartamento em West Central Park.
(Adam Davidson é cofundador do blog e podcast Planet Money, da National Public Radio.)
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