segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

VEJA OUTROS EMPRESÁRIOS QUE JÁ CRITICARAM O GOVERNO


Paulo Giandaia/Estadão

"Antonio Ermírio de Moraes, o 'crítico de todos os governos'"

Atualizado: 10/02/2014 11:58 | Por Economia & Negócios, estadao.com.br
Presidente do Iedi e sócio-fundador da Natura, Pedro Passos, disse que falta direção à economia e que os empresários não confiam no governo

SÃO PAULO - A troca de farpas entre o governo e os empresários não é de hoje. Ambos os lados do jogo dançam conforme a música. Em entrevista ao Estado, o presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) e sócio-fundador da Natura, Pedro Passos, disse que falta direção do governo à economia e que os empresários não confiam no governo Dilma Rousseff.

O ícone do empresariado brasileiro, Antonio Ermírio de Moraes, chega a ser conhecido como 'o crítico de todos os governos'. As críticas já se direcionaram não só ao governo do Partido dos Trabalhadores, mas também a Fernando Henrique Cardoso e a Fernando Collor.
Uma das principais críticas do empresariado é à maneira como o governo faz a iniciativa privada perder o interesse por investir, seja aumentando o juro, nos modelos de leilão ou até na regulamentação de agluns setores. O ex-presidente da Vale Roger Agnelli foi um dos que não apoiou o código de mineração. Na época, chegou a declarar que iria "cair no Estado a obrigação de correr atrás de investir na pesquisa dessas áreas".

Mais recentemente, quem protagonizou uma briga com uma gestão do PT foi o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf. O empresário foi contra o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na capital paulista, criticando a gestão de Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo. "Aqui o transporte, a segurança, e vários serviços públicos deixam muito a desejar", disse. Skaf é o provável candidato do PMDB ao Governo de São Paulo nestas eleições.

Não há só críticas negativas. Do outro lado, há quem já saiu em favor do governo. Em 2013, o empresário Abílio Diniz fez uma enfática defesa dos avanços econômicos e sociais alcançados pelo governo nos últimos 10 anos.

Outra empresária do setor de varejo, Luiza Helena Trajano, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo e fundadora do Magazine Luiza, elogiou o governo federal por causa do "Minha Casa Melhor", uma linha de financiamento de móveis e eletrodomésticos exclusiva para beneficiários do programa de compra da casa própria Minha Casa, Minha Vida. De acordo com ela, o programa dá "dignidade para o nosso povo".

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário