sexta-feira, 3 de maio de 2013

6 ERROS FATAIS NO PREPARO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Aguardar o edital ser publicado para começar a estudar e ficar mais de dois meses sem rever conteúdos são alguns exemplos

Estabilidade financeira e oportunidades de desenvolver uma carreira de longo prazo são os principais atrativos que levam as pessoas a prestar concursos públicos. Mas, não basta apenas querer, é preciso muita força de vontade e disciplina para seguir carreira pública. “Além de se dedicar aos estudos, o candidato precisa ficar atento para não cometer falhas que diminuem as chances de aprovação”, afirma Fernanda Osso, diretora da NutMed Cursos Preparatórios. Confira a seguir os equívocos mais frequentes cometidos por quem sonha conseguir uma vaga no setor público.
Aguardar o edital ser publicado para começar a estudar – Considerado um dos erros mais graves, o candidato não deve iniciar os estudos somente após a leitura do edital. “Os concursos exigem preparo de longo prazo. Ao aguardar a publicação do edital, a pessoa só vai ter de dois a três meses para se preparar, quando o ideal é pelo menos um ano e meio”, diz ela. A dica é buscar os documentos divulgados nos anos anteriores para elaborar um plano de estudo.
Ficar mais de dois meses sem rever conteúdos – Ao ficar mais de 60 dias sem estudar um assunto, o concurseiro tem grandes chances de ter brancos durante a prova. “Faça um revisão a cada mês, se não você acaba apagando informações da memória. E ao estudar o conteúdo novamente, o seu cérebro entende que você está lendo sobre o tema pela primeira vez”.
Estudar com aparelhos eletrônicos ligados (televisão, rádio e telefone) – Todo cuidado é pouco para não se distrair e deixar os estudos de lado. “Elimine o que pode prejudicar a assimilação do conteúdo. Se você for estudar em casa, peça a contribuição da família para não perder a concentração”, afirma Fernanda.
Estudar cansado – Mais vale, por exemplo, estudar bem descansado 2 horas por dia do que estudar cansado 4 ou 5 horas. “O cansaço diminui a energia cerebral dificultando o aprendizado. Quem tiver disponibilidade de tempo, deve optar por estudar no período da manhã. Uma dica é aprender as matérias mais difíceis e mais chatas nos horários em que você estiver mais desperto e mais descansado”.
Estudar exageradamente – Estude com determinação, mas não abra mão de tudo por isso. Segundo a diretora, é preciso ter uma alimentação saudável, um período de sono regular, praticar atividade física e momentos de lazer. “Descansar a mente também é um segredo para passar em um concurso. Este equilíbrio aumenta a oxigenação do cérebro e melhora o seu desempenho nos estudos”.
Não conhecer o estilo da banca examinadora – Existem diversas instituições que aplicam provas de concurso público e cada banca tem o seu estilo. “É importante refazer as provas anteriores para o candidato se familiarizar com o tipo de avaliação e os assuntos abordados nela. Dessa maneira, ele pode otimizar os estudos e focar no que realmente importa.
Agora, é só se dedicar e agarrar sua vaga! Boa sorte! ;-) 


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário