quarta-feira, 1 de maio de 2013

7 DICAS PARA CONSTRUIR E MANTER UM BOM NETWORKING
Quase nada se faz hoje em dia sem uma boa rede de contatos profissional
José Roberto Marques José Roberto Marques quarta-feira, 17 de abril de 2013


 Verdade seja dita: construir e manter bons relacionamentos profissionais é um dos principais caminhos que levam alguém ao sucesso na carreira. E, não por acaso, muitas vezes a opinião e indicação de um conhecido são realmente decisivas para alcançarmos os resultados desejados.


Entretanto, ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado, acompanhar amigos, ex-colegas de universidade e empresa, alimentar uma boa rede de relacionamentos e manter boas parcerias exige mais do profissional que apenas distribuir cartões de visitas.

É preciso ter empatia, saber se relacionar e, principalmente, construir resultados expressivos, que sejam notados e reconhecidos pelos demais. Para ajudar você a melhorar e construir um networking de qualidade, são estas as minha dicas:



Seja consistente Tenha sempre em mente o que procura. Não deixe que seu currículo, conversas e perfis nas redes sociais sejam contraditórios.



Participe de eventos e palestras- Quanto mais você estiver presente em eventos, cursos e palestras relativas ao seu mercado de atuação, ou mesmo de segmentos correlatos, mais pessoas você conhecerá e, consequentemente conhecerão e saberão sobre você. Aproveite os momentos de coffee break para conhecer outros profissionais, trocar informações, cartões de visitas, telefones, emails e aumentar o networking.
Seja solícito – O networking não é uma atividade exclusiva de quem procura emprego. Se você é solícito e ajuda colegas sempre que pode, esses favores irão retornar a você quando precisar.



Mantenha contato com sua rede – Ligue, visite, envie email ou mensagens via sms ou redes sociais. Mas tome cuidado para não ser invasivo. Não “force a amizade”.

Identifique seus contatos - Veja quem são seus amigos, conhecidos, contatos de trabalho, faculdade e organize-os de modo que facilite o networking. Para isso, reúna a lista por categorias: família, trabalho, amigos, conhecidos, negócios e etc.

Tenha paciência - Se você reencontrar algum contato importante, tome cuidado ao conversar com ele. Seja paciente e educado e não explicite seus objetivos logo no início. Converse e, quando sentir segurança, aí então fale o que deseja.


Tenha um perfil no LinkedIn - Uma pesquisa feita no LinkedIn com 226 recrutadores revelou que cerca de 42% deles consideram a rede como a principal fonte para boas contratações.

LinkedIn x Oportunidades - Um perfil no LinkedIn irá permitir que você esteja conectado a muitas pessoas, antigos contatos e também possíveis empregadores. Crie um perfil interessante e insira todas as suas competências e informações que julgue importantes. Lembre-se de que, se o seu perfil ficar visível a todos, suaschances de ser contratado ou chamado para entrevistas é maior.


Outra coisa, o que mais chama a atenção dos recrutadores são os perfis completos. Por isso, preencha com todos os dados possíveis (formação, carreira, experiências profissionais, cursos, palestras e etc) , fique atento aos detalhes, recomende colegas e tenha boas recomendações também.



Aproveite as dicas e boa sorte!
Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário