sábado, 25 de fevereiro de 2012

GESTÃO - TRABALHO EM EQUIPE



NOSSA VISÃO

(item 8, Missão)
O mapa da mina: A biopscologia evolutiva – poder da cooperação (1) e da solidariedade (2).
“Estrada sinuosa é para quem não tem pressa ou intenção verdadeira”
Assim na terra como no céu.......
Era uma vez um empregado incompetente que queria ser um campeão. Ele dizia para todo mundo que seu patrão só sabia cobrar melhorias – era um chato e, seus clientes só sabiam reclamar - seus direitos evidentemente. Que sua empresa só sabia exigir resultado positivo. E que seu cônjuge só sabia torrar a paciência. Não agüentando mais tanta insatisfação, o empregado incompetente, tremendamente exausto, pediu ao Eterno Deus que lhe apontasse uma solução.
 
Então, o criador fez o empregado incompetente adormecer e ele sonhou com um anjo lindo que se aproximou e disse: - Vou levar você para conhecer o céu e o inferno. Qual deles você quer conhecer primeiro?
O empregado incompetente pensou e respondeu:
- Ora, minha vida já está uma droga mesmo, meu senhor sempre foi o demo então, para começar vamos direto sem escala para o inferno!!!. E assim foram.
(1) Cooperação: [Do lat. cooperatione.]1.Ato ou efeito de cooperar.2.Ecol. Associação entre duas espécies que, embora dispensável, traz vantagens para ambas.
(2) Solidário: [De sólido + -ário.]1.Que responsabiliza cada um de muitos devedores pelo pagamento total de uma dívida.2.Que concede a cada um de vários credores o direito de receber a totalidade da dívida.3.P. ext. Que se encontra ligado por um ato solidário (1 e 2): credor solidário.4.Diz-se daqueles que têm responsabilidade ou interesse recíproco.5.Aderido a causa, empresa, opinião, etc., de outro(s): O jornal ficou solidário ao governo.6.Que partilha o sofrimento alheio, ou se propõe mitigá-lo: Foi solidário com o amigo quando este perdeu a mulher. [Fem.: solidária. Cf. solidaria, do v. solidar.] ~ V. dívida —a.

Logo que chegaram aos QUINTOS DO INFERNO, o empregado incompetente notou que o clima lá era perfeito, o vento era uma brisa acariciadora e o tapete da Natureza era de um verde exuberante. O empregado incompetente perguntou:
- Ora, se esse é o inferno eu quero morar aqui! E o anjo respondeu:
- Calma, calma, espere para ver.
Quando o relógio da praça bateu 12h30min, o anjo lindo apontou o restaurante infernal e convidou o empregado incompetente para almoçar. Entraram e logo o empregado incompetente notou que o restaurante era num prédio grande e muito bem localizado, de ouro puro, as mesas e talheres de prata, com cristais e mais cristais e que havia uma cortina de veludo vermelho brilhante, ao se abrir uma mesa quilométrica apareceu com as melhores comidas do Universo: frutas deliciosas, pratos saborosíssimos, uma maravilha indescritível e inefável(1) em todos os sentidos e para todas as preferência.O empregado incompetente notou que o grande Chefe Capeta – o grão-tinhoso apareceu e disse:
- ATENÇÃO CANALHADA(2), é o seguinte: a prova de hoje consiste em almoçar usando esse garfo de 2 metros de comprimento.
Mas sem truques: almocem segurando bem aqui na pontinha do garfo e, assim, levem a comida à boca, sem dobrar o braço, entenderam meus queridos canalhas?
O empregado incompetente falou então ao Anjo Lindo:
- Ora, mas isso é impossível.
(1) Inefável: [Do lat. imp. ineffabile.]1.Que não se pode exprimir por palavras; indizível:"E, parada à porta, .... um sorriso inefável no rosto, a cega parecia acompanhar um sonho místico pelo espaço azul" (Coelho Neto, Sertão, p. 195).2.Fig. Encantador, inebriante. [Pl.: inefáveis.]
(2) Canalhada: [De canalha + -ada1.] 1.V. canalhice.2.Grupo de canalhas.Obs.: a origem da palavra quer dizer “muitos cães”. Canalha: [Do it. canàglia.] 1.Gente vil, reles, infame; ralé.2.Pessoa vil, infame, reles; velhaco.3.Relativo ou pertencente a, ou próprio de canalha. 4.Vil, infame, reles; velhaco.
Pois o que aconteceu? Os moradores do inferno bem que tentaram, mas tudo foi em vão: a cortina se fechou e eles estavam mais famintos do que antes.
O Anjo Lindo então convidou o empregado incompetente para conhecer o Céu. Viajaram alguns anos-luz(1) e chegaram no paraíso do Criador. O empregado incompetente levou um susto.
O Céu era igual ao inferno: havia o mesmo clima perfeito, a mesma brisa acariciadora, o tapete da Natureza de tão lindo era exuberante
 
Foi então que o empregado incompetente, ironicamente, disse:
- Agora só falta a gente, na hora do almoço, encontrar um restaurante que seja de ouro puro, que tenha mesas de prata e... Mal ele falava foi transportado para o Restaurante Central e ai então de modo fantástico uma cortina de veludo dourada brilhante se abriu e mostrou uma mesa quilométrica com as iguarias mais gostosas e saudáveis, impossíveis de serem descritas por um cérebro humano.
Só para se ter uma pequena idéia de como tudo era vamos aos exemplo: um sorvete quente azul celeste metálico... Que tal? Um suflê de Tangerina com fios de ovos em ouro na cobertura e etc e etc...
O empregado incompetente quase desmaiou de emoção quando notou que um Anjo Querubim(2) apareceu e fez entrar os habitantes do Céu: quanto diferentes eles eram dos arrogantes e magrelos-inchados do inferno! O Anjo Querubim reuniu o pessoal à mesa e falou com voz divinal: 
(1) Ano-luz: 1.Astr. Unidade de distância que equivale à distância percorrida pela luz, no vácuo, em um ano, à razão de 299.792 km/s, e igual a aproximadamente 9 trilhões e 450 bilhões de quilômetros. [Pl.: anos-luz.]
(2) Querubim: [Do hebr. kerubin, pl. de kerub, pelo lat. cherubin.]1.Anjo (1) da primeira hierarquia:"há legiões de anjos, de arcanjos, de querubins, de serafins, de demônios, que substituem as musas, as ninfas, as harpias e as parcas." (Ramalho Ortigão, A Holanda, p. 308).2.Pintura ou escultura duma cabeça de criança com asas, representando um querubim.3.Fig. Criança muito linda. Anjo: (do grego ággelos, pelo latim angelu: ser espiritual que exerce o ofício de mensageiro entre Deus e os homens) da primeira hierarquia.
- Meus bem amados é o seguinte: a prova de hoje consiste em almoçarem segurando este garfo de 2 metros de comprimento. Vocês têm de pegá-lo bem na pontinha e levar até a boca, mas sem dobrar o braço, entenderam meus queridos?
O empregado incompetente sempre com seu ar e pareceres de Doutor da Ignorância se dirigiu ao Anjo Lindo e disse:
- Ora impossível. Aulas do inferno!... “xa có migo” Sou campeão, já aprendi t-o-d-i-n-h-a-s – O Garfo É Nosso... he...he...he...he..., eu explico, a distância entre a boca e o garfo com o braço esticado ainda é muito grande, eles não vão conseguir. Por que então, eles estão todos aí tão contentes e sorridentes? Parecem até que estão numa festa? É aniversario de algum político? Ou é concurso para DJ? Eles não são do bem, portanto iluminados com a sabedoria divina?
O empregado incompetente não poderia acreditar no que iria ver em seguida pois deus coloca muitas e muitas vezes os recursos e soluções dentro e muito (ao)próximo da gente então vejamos: os habitantes do céu usavam o próprio garfo para colocar a comida gostosa e saudável um na boca do outro. As pessoas pegavam no garfo sem dobrar o braço e serviam ao seu semelhante mais próximo e, ao mesmo tempo, eram servidos.
Com o próprio garfo alimentavam o corpo e a alma de seu colega. E então, o empregado incompetente acordou do seu “sonho impossível”. O Eterno Criador lhe mostrara o caminho mais que seguro para o sucesso. O Céu e o Inferno eram iguais em tudo, exceto em uma coisa: o que tornava o inferno um lugar insuportável e infeliz é que não havia co-operação. As pessoas eram egoístas, orbitavam apenas em si mesmas, sem levar em conta nem o óbvio, o universo do outro, o próximo mais próximo (clientes internos e externos).
Por estarem centradas somente em si mesmas, as pessoas no inferno não conheciam os benefícios do Servir. Por isso, eram os verdadeiros ignorantes e, portanto, doentes, infelizes e pobres, muito pobres, miseravelmente famintas. Servir utilmente é saúde para o espírito e traz dinheiro vivo para o bolso. Concentre-se no outro fazendo bem o bem e você enriquecerá por completo. 
Orbite apenas e tão somente em torno de si mesmo e você empobrecerá no todo. No Céu e no Inferno existiam os mesmos recursos, talentos e materiais. Em ambos estavam os 6 M’S: 
  1.  Métodos (Medidas, Disciplina).  
  2.  Modelos  
  3.  Meio Ambiente,  
  4.  Máquinas,  
  5.  Matérias-Primas,  
  6.  Mão-de-obra 

Mas num as pessoas eram batalhadoras e felizes e, no outro, insuportavelmente acostumadas com a cega e triste ignorância. Sua empresa e você podem ser o Céu ou o Inferno, num instante, num piscar de olhos depende apenas de sua ATITUDE. Vá ao mercado consumidor pensando no prazer de ajudar. Motive-se pela MISSÃO e atinja a co-missão. Vise somente o seu umbigo e atinja a (de)missão, auto-restrição e a privação coletivas (carestia e penúria) 
AS 3(TRÊS) FERRAMENTAS DA EXCELÊNCIA SÃO.
  1.   CO-MUNHÃO,   
  2.   CO-LABORAÇÃO/CO-OPERAÇÃO,   
  3.   CO-ORDENAÇÃO  
E 2 (DUAS) PARA O SUCESSO SÃO.
  1.    CO-OPETIÇÃO, 
  2.    CO-CRIAÇÃO 
O empregado incompetente mudou sua postura. Hoje, seus ex-“amigos” realmente precisam da ajuda dele. Todos o admiram. Seu progresso é evidente. E os clientes dizem que sentem prazer em serem atendidos e em fazer negócios com uma pessoa que tem um brilho diferente e transparente no olhar, de um sorriso sincero pela satisfação de ter encontrado seu destino exercendo meu talento. Sendo útil e fazendo bem o bem. 
Veja que pessoas transparente, conselheiras, atenciosas e pré-dispostas a ajudar certamente possuem uma maior capacidade de integração e mais facilidade de atuar em equipes. 
Conclusão: o ser humano biologicamente precisa de outro para reprodução e sobrevivência da espécie, daí vem o prazer e a necessidade do comportamento de usufruir conjuntamente o que ele conseguiu ou já possui. Daí a lógica: só há sentido em ter para dividir. 
Obs.: Este é mais um exemplo de atitude de vencedor. Veja mais em Nossa Visão de empreendedor vencedor. Só os fortes fazem bem o bem.

Olimpia Pinheiro
Consultora Executiva
(91)8164-1073
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
cinegocioseimoveis@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário