quarta-feira, 4 de setembro de 2013

VENCE A LIBERDADE DE IMPRENSA.VEJA GANHA AÇÃO JUDICIAL DO PT





Veja diz que Justiça foi favorável à revista em matérias que “incomodaram os poderosos” do PT.
"Por Anderson Scardoelli"
Em sua ‘Carta ao Leitor’ da edição impressa desta semana, a Veja afirma que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) teve decisão favorável á revista em reportagens sobre o escândalo de corrupção que ficou conhecido como “mensalão”. A publicação informa que o PT acionou à justiça com a alegação de que oito matérias publicadas em 2005 tinham a conotação de perseguir o partido e seus militantes.





Montagem de quatro das oito capas da Veja que foram alvo de críticas do PT. (Imagem: Reprodução/Veja)Uma das reportagens da Veja que foram motivos de reclamação do PT ganhou a capa da publicação e traz o ex-deputado Roberto Jefferson (atual presidente nacional do PTB) e Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT) como peças de dominó. “Quem mais?”, perguntou a publicação que queria saber qual seria o político envolvido em esquema de corrupção. A estrela vermelha do PT – símbolo do partido – estilhaçada e os dizeres “era vidro e se quebrou – a história de uma tragédia política” rendeu outra capa.


Sem citar a data em que a decisão do STJ foi divulgada, a revista publicou parte da sentença do relator do caso, juiz Massami Uyeda. “Todas as matérias, sem exceção, tiveram lastro em fatos objetivos e declarados (...) não foram meras conjecturas, desprovidas de fundamento, mas, ao contrário, calcadas em fatos concretos”. Veja ressalta que a justiça rejeitou todos os recursos interpostos pelo PT. 

O rumo que o embate judicial com teve garante o trabalho da imprensa, afirma Veja. “O voto do ministro Massami Uyeda, ecoando decisões anteriores do STJ, redunda em uma poderosa doutrina de defesa da liberdade de expressão e de seu papel fundamental nas democracias – ser os olhos e os ouvidos da nação na constante vigilância do governo e seus agentes em todos os níveis”.

Ao citar que já havia tido vitória em primeira e segunda instância do processo movido pelo Partido dos Trabalhadores, a revista elogiou a postura do judiciário brasileiro. No mesmo texto, Veja criticou a base aliado do governo federal. De acordo com o veículo de comunicação, a base aliada quer tornar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre a relação do contraventor Carlinhos Cachoeira com parlamentares em tribunal político da imprensa.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 


A VERGONHOSA ATITUDE DA FAMÍLIA MARINHO, O SBT, O ISLAMISMO, O COMUNISMO, O PETISMO E CUBA (AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário