terça-feira, 16 de abril de 2013

UM HOMEM E UMA MULHER QUE CRIAM JUNTOS  COREOGRAFIAS!

Por Rebecca Milzoff- The New York Times News Service/Syndicate

Um homem e uma mulher que criam juntos


Calças apertadas e calçados pontudos, joanetes e esparadrapo, um príncipe e sua princesa: na dança, algumas coisas sempre combinam. Mas outro tipo de dupla, o dueto de coreógrafos, nem sempre teve tanto sucesso. Sol Leon e Paul Lightfoot, da companhia de dança Nederlands Dans Theater, são uma exceção.


- NDT - Silent Screen. chor.Sol León et Paul Lightfoot (AQUI)



- Same Difference 2011 by Paul Lightfoot Sol León (AQUI)




'Acho que todo mundo presume, quando você trabalha como coreógrafo, que é só você', Leon disse recentemente por telefone de sua casa em Haia, onde fica a sede da companhia. 'Para trabalhar num dueto, todo mundo pensa: 'Bom, isso não vai dar certo'.' Leon e Lightfoot já eram parceiros frequentes de dança e estavam envolvidos amorosamente quando começaram a criar apresentações juntos, no final dos anos 80. 'Normalmente a coreografia se torna um monólogo – o ponto de vista de uma pessoa, buscando inspiração de um outro artista, talvez, mas, na verdade, apenas um tem voz', disse ela. 'Mas no nosso caso não é assim.'

Quase 25 anos e 40 apresentações depois, atravessando o rompimento da relação amorosa deles e a nomeação de Lightfoot, em 2011, como diretor artístico do Dans Theater, eles continuaram a criar juntos. Em abril, pela primeira vez em quase uma década, eles trouxeram a companhia para Nova York para um espetáculo no David H. Koch Theater no Lincoln Center, apresentado pelo Joyce Theater.

A jornada deles não aconteceu sem desafios; Lightfoot, também por telefone, gargalhou ao se lembrar da primeira produção que ele e Leon fizeram juntos: 'The Bard of Avon' em 1989, comandada pelo reverenciado diretor artístico e coreógrafo da companhia, Jiri Kylian. 'O primeiro ballet foi terrível, um fracasso absoluto', disse ele.

Contudo, tanto Kylian quanto Hans van Manen, então coreógrafo residente, incentivaram o casal a criar mais. No início Leon disse que era muita pressão, e resolveu deixar seu nome de fora de seus trabalhos em conjunto. Mas, eventualmente, 'nos estúdios, os dançarinos falam: 'Quem é o coreógrafo?'', lembrou ela. 'E nós dizemos: 'Bom, na verdade são dois. É como o papai e a mamãe'.'




Logo no início, a dupla trabalhou para desenvolver uma linguagem coreográfica que os diferenciaria dos outros muitos coreógrafos então na Dans Theater, incluindo William Forsythe, Ohad Naharin e, acima de todos, Kylian. 'Nós estávamos cercados de coreógrafos maravilhosos, e é um sentimento ótimo, mas também é importante certificar-se de não ficar na sombra dos estilos de outras pessoas', disse Lightfoot.

Lightfoot e Leon vieram para o Dans Theater com passados muito diferentes. Ele cresceu na Inglaterra e treinou no Royal Ballet; ela foi criada no sul da Espanha e só começou o treinamento profissional aos 18 anos. Eles acharam um território em comum num estilo enraizado em técnicas rigorosas de ballet, com um look elegantemente neoclássico, mas pontuado por movimentos gestuais fortes e frequentemente rápidos. As danças deles variam amplamente no humor, de brincalhonas a dramáticas, mas elas são frequentemente evidenciadas – talvez não por acidente – através de uma parceria complexa no palco.

Eles costumam começar os trabalhos em estúdios separados. 'Nós geralmente começamos com ideias demais e lentamente vamos nos refinando ou refinando um ao outro', explicou Lightfoot.

Leon completou: 'Algumas vezes, com todas as ideias que Paul tem, chega uma hora que eu digo: 'Tá, mas e o que mais?'. Eu quero saber sobre a mensagem. Eu quero entender o motivo pelo qual estamos fazendo as coisas.'

Em algum momento no processo, disse Lightfoot, cada um deles percebeu que precisava da opinião do outro para avançar.

Ensaiar com eles pode ser 'uma experiência bastante intensa', disse Lawrence Rhodes, diretor artístico da divisão de dança da Juilliard, que trabalhou com Leon e Lightfoot na Dans Theater, nos anos 90. 'Fazer aquele trabalho e estar com eles, cara a cara, por uma hora, é demais. É muito exaustivo.' Lightfoot e Leon darão aulas e trabalharão com os alunos da Juilliard durante sua estada em Nova York.

Arlette van Boven, veterana da Dans Theater que conhece Lightfoot e Leon desde que se juntaram à companhia, disse que os dois 'se complementam, como dois lados de uma moeda'. Lightfoot 'tem energia e entusiasmo enormes', disse ela, enquanto Leon 'tem um olhar e um instinto fantásticos. Ela fala duas palavras, e elas fazem sentido.'

Essa dinâmica permitiu que Lightfoot e Leon trabalhassem durante o período mais difícil de sua parceria criativa: o rompimento da relação deles. 'Como você trabalha em conjunto se reflete em como você dança junto e em como você vive e ama junto', Lightfoot disse. 'Como em qualquer relacionamento, começou muito inocente, muito espontâneo, muito romântico...'

'No começo', interferiu Leon, para uma explosão de risos de Lightfoot.

'No começo', ele concordou. 'Mas conforme você amadurece, acontece todo tipo de coisa.'

Depois do rompimento veio a verdadeira tarefa: 'Como vamos lidar com isso?' disse Leon. 'Na realidade, tínhamos que estar juntos no estúdio. Tínhamos que continuar.'

Eles ainda 'meio que moram juntos', Lightfoot disse, em 'uma grande casa holandesa antiga' em Haia com a filha, Saura. 'Nossa criatividade sempre foi parte do nosso relacionamento, desde o início', disse ele. 'Esse laço sempre vai nos unir.'

'Às vezes, posso ser muito explosivo, faíscas podem voar, mas de um jeito bem positivo', contou Lightfoot. 'Eu não seria metade da pessoa que eu sou se eu não tivesse essa conexão com a Sol.'

Leon, com uma precisão característica, coloca dessa forma: 'A história da vida, dos seres humanos, é de duas pessoas. É como dançar junto, sabe? Um pas de deux.'


The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times.



Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 


5 CLIPES DO POP!


Foto: Reprodução
Você, além de adorar música, também curte arriscar uns passinhos de dança e se amarra em coreografia?!
Para quem curte os clipes que trazem os artistas dançando muito, selecionamos alguns com as coreografias mais legais de se seguir!
Afaste a cadeira e aperte o play!
1. Beyoncé – “Single Ladies”
Este é um clássico! Quando Beyoncé lançou o clipe de “Single Ladies”, a coreografia foi altamente copiada! A mãozinha do refrão fez um baita sucesso e virou referência entre as garotas solteiras! A diva e suas dançarinas fizeram um marco com o clipe e muita gente ficou treinando em frente ao espelho as inspirações de waacking e jazz contemporâneo de “Single Ladies”. Um arraso!
2. Britney Spears – “Crazy”
“Crazy”, que é um dos primeiros clipes de Britney Spears, ajudou muito a diva a se firmar como revelação entre as cantoras de maior sucesso na música pop. Além da música ser muito boa, a coreografia inspira muita gente até hoje – e o look simples-glamourosa de Brit também! Acompanhada de muitos dançarinos, Brit caprichou na coreografia, trejeitos sensuais, cores e interpretação. As jogadas de cabelo são um charme à parte! Depois rola até um duelo de street dance, no melhor estilo B.Boy!
3. Katy Perry – “Hot N Cold”
Em “Hot N Cold”, Katy Perry vive momentos tensos antes de receber o “sim” do futuro marido. No meio das confusões ela e suas amigas-madrinhas se acabam de dançar! As madrinhas começam a sacudir ainda na igreja e depois fazem passinhos com tacos de baseball e com os vestidos em frangalhos, como se fossem uma gangue! Depois, um grupo de dançarinos de street aparece arrasando nos movimentos de locking e breaking! Simplesmente D+!!!
4. Rihanna – “Where Have You Been”
Rihanna simplesmente arrasa em “Where Have You Been”! A diva usa figurinos maravilhosos e dança o tempo todo junto de um belíssimo time de dançarinos. As coreografias têm partes simples que todo mundo pode seguir e se sentir a própria cantora!
5. PSY – “Gangnam Style”
Quem aí resistiu ao sucesso de “Gangnam Style”, cantado pelo sul-coreano PSY? Muita gente famosa, como Britney Spears e Cody Simpson, se renderam às batidas dançantes do hit e fizeram a dancinha do cavalo invisível. O vídeo fez “Gangnam Style” entrar para o livro de recordes com o maior número de “curtir” na história do YouTube! Grande sucesso do ano!
Preparadas para arriscar alguns passos de dança? Qual dessas coreografias vocês gostam mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário