Dwight Lyman Moody é conhecido como um dos mais influentes evangelistas do século XIX, fundador do Instituto Bíblico Moody e da Moody Press.
(05/02/1837 - 22/12/1899)
Infância e conversão
Quando seu pai faleceu, aos 41 anos, Moody tinha somente quatro anos. Jovem, mudou-se para Boston, indo trabalhar com seu tio em uma sapataria. Uma das exigências de seu tio era que Moody freqüentasse uma igreja. Fez isso, mas sem uma decisão real para Jesus.
No dia 21 de abril de 1855, Kimball, seu professor de Escola Dominical, achou que era hora de pedir que Moody assumisse um compromisso real com Cristo. Ele foi até a loja onde trabalhava, encontrou Moody empacotando sapatos e colocando-os nas prateleiras. O jovem já estava pronto para ouvir. Naquele dia, Moody tornou-se cristão.
A partir dessa decisão, Moody começa sua carreira como evangelista. Sua escola dominical, em Chicago, chegou a ser a maior da época, alcançando a média de 650 pessoas, tendo cerca de 60 professores. A escola chegou a ser tão conhecida que o recém-eleito presidente Lincoln visitou e falou em uma reunião da escola em 25 de novembro de 1860.
Evangelista
Preocupado com a evangelização de crianças, estabeleceu escola dominical para crianças nas zonas mais pobres da cidade. Em pouco tempo havia mais de mil crianças, além de seus pais, freqüentando semanalmente. O trabalho cresceu, transformando-se numa Igreja.
Foi após sua viagem à Inglaterra que Moody se tornou mais conhecido como evangelista. Nesse país, suas reuniões pareciam verdadeira tempestade. Sua pregação teve um impacto tão grande como as de George Whitefield e John Wesley. Em varias ocasiões encheu estádios com capacidade entre 2 a 4 mil pessoas. Em uma reunião no Botanic Gardens Palace se juntaram entre 15.000 e 30.000 ouvintes e sempre aumentando nas reuniões seguintes.
O mundo vivia o começo da industrialização, com todos os seus problemas. Moody contextualizou sua mensagem e trouxe o evangelismo para seus dias. Pregava um evangelho simples. Ele insistia em que os homens colocassem suas riquezas em boas causas, como cuidar dos pobres em áreas urbanas. Aplicou técnicas de negócio no planejamento evangelístico. Música, aconselhamento e acompanhamento faziam parte de uma abordagem organizada para atingir o coração das pessoas.
Impacto
Quando retornou aos Estados Unidos, era comum pregar para 12.000 a 20.000 pessoas, nas mais diferentes cidades. Seu último sermão fora pregado em 16 de novembro de 1899.
Não queria competir com os seminários tradicionais, mas o isolamento dessas escolas com relação às pessoas comuns o perturbava. Por isso, em 1879, Moody fundou escolas que viriam a ser, mais tarde, o Instituto Moody. Seu objetivo era treinar comunicadores que pudessem levar a verdade simples de Deus às massas que precisavam dela. Sua preocupação com o social inspirou profundo compromisso ministerial.
R.A. Torrey foi o sucessor de Moody como presidente do Moody Bible Institute. E a Igreja que fundara passou a chamar-se Igreja Moody em sua homenagem.
........................Texto elaborado pelo Pastor Mário de Jesus Arruda
Publicado no Jornal Aleluia de novembro de 2007
Ver sua produção literária
Um rapaz de 16 anos leu num outdoor da Inglaterra: "Deus quer ver o que seria da vida de um jovem totalmente entregue nas mãos dele". Ao ler aquilo, aquele jovem foi impactado tão fortemente que ele parou e orou a Deus dizendo: "Senhor eu quero ser este jovem".
Dali pra frente ele começou a se preparar e tornou-se um grande pregador do evangelho de seu tempo. Seu nome era Moody e foi através dele que a Europa. os EUA e as américas conheceram um grande avivamento espiritual. Milhões de pessoas se renderam a Deus e ele fez história.
Creia que Deus tem um plano para cada um de nós, leia: Jeremias 29, versos 11 ao 14: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor...." Jeremias 29:11-14
FILME SOBRE D. L. MOODY
Dwight Lyman Moody nasceu em 5 de fevereiro de 1837 e faleceu em 22 de dezembro de 1899. É considerado o maior pregador de Evangelho do século XIX. Ficou célebre por criar escolas dominicais de ensinos bíblicos. Percorreu por todo os Estados Unidos em grandes concentrações onde pregava o Evangelho com muita vibração. Não era considerado, um erudito, mas realizou seu sonho e objetivo, que era ser servo de Deus. (Por: Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)
Esse pregador abriu mão de todos projetos humano que ele tinha pra servi a Deus, todo material evangelistico da sua autoria que eram vendidos não recebia nenhum centavo ele mesmo doava para obra Deus ou para necessitados, ele mesmo declarou que não queria riqueza nenhuma nesse mundo e sim na eternidade, ele foi um exemplo de humildade, abriu mão do luxo que poderia usufruir...acredito que nos tempos de hj pregador igual a moody está em extinção
Thank you for the post. For more on John Wesley and George Whitefield, I would like to invite you to the website for the book series, The Asbury Triptych Series. The trilogy based on the life of Francis Asbury, the young protégé of John Wesley and George Whitefield, opens with the book, Black Country. The opening novel in this three-book series details the amazing movement of Wesley and Whitefield in England and Ireland as well as its life-changing effect on a Great Britain sadly in need of transformation. Black Country also details the Wesleyan movement's effect on the future leader of Christianity in the American colonies, Francis Asbury. The website for the book series is www.francisasburytriptych.com. Please enjoy the numerous articles on the website. Again, thank you, for the post.
ResponderExcluirThank you my friend.
ExcluirFrancis Asbury Triptych
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2015/10/francis-asbury-triptych.html