sábado, 2 de agosto de 2014

EMBAIXADOR DE ISRAEL DETONA CNN DE NOVO! “VOCÊS FICAM COM ESSE PAPO DE ‘ELE DISSE, ELA DISSE’, ‘ISRAEL DIZ A, HAMAS DIZ B’. A MÍDIA LIVRE DEVE FICAR DO LADO DA DEMOCRACIA”. EU IRONIZEI ESSE TRATAMENTO MINUTOS ANTES NO FACEBOOK…



02/08/2014
 às 7:13 \ CulturaMundoOriente Médio


Anotei no Facebook logo após a matéria do Jornal Nacional de sexta-feira sobre Gaza:
Minutos depois, o embaixador de Israel nos EUA, Ron Dermer, repetindo sua excelente performance na TV, detonou a CNN pelo mesmo motivo: a equivalência moral e de credibilidade atribuída aos dois lados na cobertura da emissora. Traduzo abaixo esse trecho específico de seu diálogo com o âncora do CNN Tonight, Don Lemon, que pode ser visto aqui. No fim do post, publico dois vídeos com a entrevista quase completa em inglês.
O trecho transcrito está a partir de 1min55seg do segundo.

Don Lemon: Israel tem argumentado que a mídia foca demais nas vítimas civis em Gaza sem responsabilizar o Hamas pelas ações do grupo. Agora que aparentemente o Hamas quebrou o cessar-fogo, do jeito mais provocativo, você acha que isto vai mudar?
Ron Dermer: Não. Eu vi as coberturas nesta manhã e eu fiquei muito, francamente, estarrecido com elas. E não só na sua emissora, mas em outras [também], porque vocês ficam com esse papo de “ele disse, ela disse”, “Israel diz A, Hamas diz B”. Então deixe-me perguntar, Don: a América está lutando contra a al-Qaeda – a América diz A, al-Qaeda diz B? Então é assim que as pessoas se sentem quando assistem às coberturas disso. Nós estamos lidando com uma organização terrorista e brutal, comprometida com a nossa destruição, que quer matar os judeus no mundo inteiro, que dançaram no 11 de setembro. Esta é a organização com a qual nós estamos lidando. Isto certamente não está refletido na cobertura da sua rede de TV, nem das outras.
Don Lemon: Você entende que nós realmente temos de cobrir todos os lados. Enquanto nós estamos fazendo essa entrevista, há um protesto acontecendo aqui fora do nosso prédio, pessoas que são pró-palestinos. Então existe este lado da história.
Ron Dermer: Isto não tem a ver com ser pró-palestino. Israel está lutando contra o Hamas. Nós não estamos lutando contra o povo palestino, nós estamos lutando contra o Hamas. E vocês não devem nunca ser neutros entre uma democracia, que compartilha os seus valores, e uma organização terrorista, que odeia tudo que vocês prezam. Uma mídia livre não deve nunca ser neutra nesta luta. Quando vocês tratam os dois lados como se tivessem a mesma credibilidade; quando vocês transformam [o conflito] Israel-Hamas em um “ele disse, ela disse”; quando vocês levam a sério o que eles dizem; quando vocês não os contestam como pessoas que querem matar judeus no mundo inteiro… 
Quando você tem um palestino que está andando lá dentro e ele diz “olha, eu estou muito preocupado com essas vítimas civis, você precisa fazer alguma coisa sobre o que Israel está fazendo”, faça-lhe uma pergunta simples: mais de 1500 palestinos foram mortos na Síria – ele foi condená-los na televisão? Você viu protestos na Europa contra a Síria, nas comunidades? Por conta dos 1500 palestinos que foram mortos na Síria? Não! Então há alguma coisa que é única quando Israel está lutando. Isto é o que cria este preconceito. E eu acho que é errado, e eu acho que o mundo livre e a mídia livre devem ficar do lado de uma democracia quando ela está lutando contra uma organização terrorista. Não é para não cobrir isso. Mas para cobrir tratando as partes não como iguais, mas uma parte com muito mais credibilidade do que a outra. A outra é uma organização terrorista!


Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil
Siga no Facebook e no Twitter. Curta e acompanhe também a nova Fan Page.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 


Vai piorar: Estado Islâmico (ISIS) se ajuntará ao Hamas contra Israel



O Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isis) contou ao povo palestino que é "apenas uma questão de tempo" antes que eles atinjam a Palestina para se juntar à luta contra os "bárbaros" os judeus.

O grupo militante islâmico, que no mês passado anunciou um "califado" abrangendo a fronteira com o Iraque-Síria e rebatizou-se o Estado Islâmico, lançou a afirmação provocativa em uma conta Twitter Isis-filiados.

"É só questão de tempo e paciência antes de [Estado Islâmico] atinge Palestina para combater os judeus bárbaros e matar aqueles deles escondendo atrás das árvores Gharqad - as árvores dos judeus", dizia a declaração.

O grupo disse que faria "tudo dentro de suas possibilidades" para continuar a luta contra qualquer obstáculo no caminho para a "Palestina", em alusão ao território do Oriente Médio antes da criação do Estado de Israel em 1948.

"Quanto aos massacres que ocorrem em Gaza contra os homens muçulmanos, mulheres e crianças, em seguida, o Estado Islâmico vai fazer tudo dentro de suas possibilidades para continuar derrubando todos os apóstatas que se destaca como um obstáculo em seus caminhos para a Palestina", disse o grupo.

O grupo e sua "Califa", Abu Bakr al-Baghdadi, tem enfrentado críticas por parte de alguns setores para não vir em auxílio de civis palestinos sendo mortos nas Forças de Defesa de Israel 'Operação Borda de proteção em Gaza.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário