Fitna (em árabe : فتنة ) é um documentário cinematográfico de 2008 feito pelo holandês parlamentar Geert Wilders sobre o islã. Com cerca de 17 minutos de duração, o filme mostra trechos selecionados de Suras do Alcorão, intercaladas com clipes de mídia e recortes de jornais mostrando ou descrevendo atos de violência e/ou ódio por muçulmanos.
O filme tenta
demonstrar que o Alcorão motiva seus seguidores a odiar todos os que violam os
ensinamentos islâmicos.
Conseqüentemente, o filme argumenta que o Islã encoraja entre outras coisas, atos de terrorismo, anti-semitismo, violência contra as mulheres, a violência e a subjugação dos "infiéis" e contra os homossexuais e islâmicos universalismo. Uma grande parte do filme detalha a influência do Islã na Holanda.
A Holanda é aquele país considerado o mais liberal e avançado de todos ou pelo menos era.
O filme foi publicado na internet em 2008. Pouco antes de seu lançamento, o anúncio foi suspenso do seu site, o provedor americano por causa de ameaças. Ele provocou um debate que ainda continua na Holanda, bem como no exterior, e um processo criminal que pretendia islamizar de vez a holanda.
O título árabe-palavra "fitna ‘significa’ discordância e divisão entre as pessoas "ou um" teste de fé nos momentos de provação". Wilders, um proeminente crítico do Islã, descreveu o filme como "uma chamada para afastar a insidiosa tirania da islamização”.
Em 27 de março de 2008, Fitna foi liberado para a Internet no site de compartilhamento de vídeo Liveleak nas versões Holandês e Inglês. No dia seguinte, Liveleak removeu o filme de seus servidores, citando ameaças sérias para a sua equipe.
Em 30 de Março, Fitna
foi restaurado em Liveleak após uma atualização de segurança, para ser removido
novamente pouco tempo depois pelo próprio Wilders devido a violações de
direitos autorais. A segunda edição foi lançada mais tarde.
MÚSICA
"Slowakische Philharmonie, Stefan Jeschko-Suite No. 1 from Peer Gynt, Op. 46: Ases Tod", gravação de som administrado por: 2:19
MÚSICA
"Slowakische Philharmonie, Stefan Jeschko-Suite No. 1 from Peer Gynt, Op. 46: Ases Tod", gravação de som administrado por: 2:19
FITNA PARTE 1
FITNA PARTE 2
Osvaldo Aires
Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80
milhões Me Adicione no Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário