quinta-feira, 5 de julho de 2012


Zagallo passa do espanhol Vicente del Bosque?
04/07/2012
 às 18:30 \ 
Tema Livre

Zagallo, ex-técnico da Seleção Brasileira, e Vicente del Bosque, técnico da Seleção Espanhola
Zagallo, ex-técnico da Seleção Brasileira, e Vicente del Bosque, técnico da Seleção Espanhola: quem ganhou títulos mais importantes?
O técnico Mário Jorge “Você-Vai-Ter-que-me-Engolir” Lobo Zagalo passou pelo menos os últimos vinte anos de sua vida vangloriando-se dos incontáveis títulos que arrecadou.
Beleza. O currículo de Zagalo, que já começa com um bicampeonato mundial de futebol como jogador, é de fato impressionante. Sendo técnico, alinhavou um vasto número de campeonatos de todo tipo. Como treinador plenamente responsável pela selação, porém, ele só venceu, mesmo, uma Copa — a de 1970. Na de 1994, detinha uma função técnica que, na prática, consistia em ser conselheiro de Parreira. Venceu a Copa das Confederações em 1997 — cá para nós, um título menor — e, na Copa de 1998, perdemos feio.
O currículo de Zagallo abarca dezenas e dezenas de títulos, mas, além de não haver conquistado nenhum Brasileiro e alguns poucos campeonatos cariocas, nele estão galardões como vencedor de primeiro turno de Campeonato Brasileiro, Copa pelos 400 anos de Niterói, o campeonato da Arábia Saudita…
Agora, surgiu no horizonte um técnico que, neste campo específico, como treinador de futebol, faz sombra a Zagalo, se é que não o supera, pelo enorme peso dos certames que disputou e venceu: o calmo, educado, gentil, infinitamente paciente — e competente — Vicente del Bosque, treinador da seleção espanhola de futebol. Um técnico com qualidades profissionais e pessoais, entre as quais se encontra a de não querer, nunca, aparecer mais do que os jogadores.
Sempre que pode, mesmo nas vitórias e comemorações, ou ele some do gramado, ou fica em discreto segundo plano.
Sem que jamais faça alarde disso, pelo contrário, Del Bosque, 61 anos, ex-jogador de meio-campo da seleção, nascido em Salamanca, ostenta um cartel incrível: acaba de completar o que os espanhóis vêm chamando de “triplete” — a Espanha havia sido campeã da Eurocopa (campeonato europeu de seleções) 2008, com o técnico Luis Aragonés, e, com Del Bosque, ganhou a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, e foi campeã, de novo, da Eurocopa, que, não fosse a ausência de Argentina e Brasil, seria praticamente uma Copa do Mundo.

Piqué, o capitão Casillas e outros jogadores celebram o título no Olímpico de Kiev -- e Del Bosque, como sempre, fica um pouco atrás (Foto: ABC)
Se, porém, pesquisarmos um pouco mais a carreira do Marquês de Del Bosque, título que recebeu do Rei Juan Carlos I no início de 2011 — e que ele jamais utiliza para se identificar, e de que nem costuma falar –, vamos constatar que ele tem mais as seguintes conquistas como treinador:
1. Campeão da Champions League (Liga dos Clubes Campeões da Europa) pelo Real Madrid na temporada 1999-2000.
2. Campeão da Liga Espanhola na temporada 2000-2001.
3. Campeão da Liga Espanhola pelo Real Madrid na temporada 2002-2003.
4. Campeão da Champions League pelo Real Madrid na temporada 2001-2002.
3. Campeão da Supercopa da Espanha pelo Real Madrid em 2001.
4. Campeão da Supercopa da Europa pelo Real Madrid em 2002.
5. Campeão mundial de clubes pelo Real Madrid em 2002.
Zagalo não chegou a tanto, não.
Abraço e Sucesso a Todos

Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce



            (91)8164-1073      
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:
1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário