domingo, 8 de julho de 2012

NÃO PERCAM ESTA LISTA DE FILMES — COM TRAILERS — QUE AJUDAM A ENTENDER A QUESTÃO DO TERRORISMO NO PAÍS BASCO


ETA-ameaças-filmes
Cena do filme "Todos Estamos Invitados": ameaça de morte à mesa de jantar

29/10/2011
 às 19:00 \ Vasto Mundo
Muitos leitores se mostraram especialmente interessados pela questão do terrorismo no País Basco após o anúncio do “fim definitivo” das “ações armadas” da organização terrorista ETA, tema deste post. O assunto ETA foi objeto também deste outro post, a respeito dos membros do bando escondidos na França ou refugiados na Venezuela e em Cuba, onde estariam vendendo armas para sobreviver.
Com a intenção de enriquecer a discussão sobre este tema, selecioneitrailers de alguns bons filmes que abordam a questão basca sob diferentes ângulos e aspectos, também variando de época. Infelizmente não há legendas, mas comento um pouco de cada título para ajudar na contextualização.
A Pelota Basca – Pele contra a Pedra (2003), de Julio Medem
Nascido na linda San Sebastián, “o Rio de Janeiro do País Basco”, o eclético Medem, que pouco antes atraíra atenção mundial com Lucía e o Sexo (2001), debruçou-se sobre o assunto-tabu de seu povo em um documentário com entrevistados de peso.
Participaram do polêmico projeto desde políticos espanhóis de quase todos os partidos (incluindo o ex-primeiro-ministro socialista Felipe González e o atual líder do governo basco, o também socialista Patxi López) a um ex-integrante da ETA, passando por parentes de vítimas dos terroristas. Repercutiu no Brasil, mas atualmente não se encontra em locadoras.

O Lobo (2004), de Miguel Courtois
Conta a fascinante história real de Mikel Lejarza, infiltrado pela polícia espanhola na ETA durante os últimos meses da ditadura do general Francisco Franco (1939-1975). Lobo, como era chamado pelos agentes, fez um grande estrago na organização e contribuiu para a prisão – e posterior execução, ainda vigente durante a ditadura – de importantes dirigentes etarras.
Acabou sendo desmascarado e, dizem, vive clandestinamente até hoje com novos rosto e documentos. Basicamente um filme de ação, O Loboganhou a rota comercial e chegou ao mercado brasileiro no formato DVD.

Todos Estamos Invitados (2008), de Manuel Gutiérrez Aragón
Interessantíssimo relato sobre a terrível rotina de quem vive – ou vivia, até o recente anúncio – ameaçado de morte pela ETA. No caso, a de um professor cujo pecado mortal é, sendo basco, divergir dos separatistas violentos.
O filme mostra muito bem por que, no País Basco, temas políticos são uma raridade nas conversas entre as pessoas: em uma das cenas, um amigo ameaça o outro de morte com uma metáfora inequívoca, e os demais ocupantes da mesa fingem não escutar.
Aqui também o telespectador conhece o método favorito de assassinatoetarra: disparo à queima-roupa, pelas costas, de preferência na nuca. Inédito no Brasil.


La Casa de mi Padre (2009), de Gorka Merchán
Melhor ainda que o longa anterior – e igualmente sem versão brasileira – La Casa de Mi Padre vai na mesma pegada, esmiuçando o cotidiano de envolvidos com o terrorismo basco e exibindo o quão complexo pode ser o problema, ao estar inserido, sob a forma de apoio ou simpatia, em praticamente toda a sociedade basca.
Em uma mesma família convivem um vereador arbetzale (a formação esquerdista independentista que nunca condenou a violência da ETA), seu irmão que acaba de regressar após anos de autoexílio na Argentina – para onde migrou por ser ameaçado de morte -, o filho envolvido com a kale borroka (violência de rua praticada por jovens simpatizantes, em geral em sintonia com a ETA) e a cunhada, separatista radical, que venera o irmão etarra morto pela polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário