quarta-feira, 2 de maio de 2012


27/04/2012
 às 16:28 \ Vasto Mundo

sarah-palin-david-chaney
CAFAJESTAGEM -- Sarah Palin, na condição de candidata a vice-presidente dos Estados Unidos, é escoltada em 2008 por David Chaney, em foto do Facebook do agente envolvido no escândalo com prostitutas colombianas
UMA AVENTURA CARIBENHA
Os guarda-costas da Presidência americana se afundam em um escândalo de prostituição na Colômbia
(Publicado em VEJA de 25 de abril de 2012, por Tatiana Gianini)
Realizada no fim de semana dos dias 14 e 15 passados em Cartagena, na Colômbia, a 6ª Cúpula das Américas será lembrada como uma das mais “animadas” pela comitiva americana.
Menos pelas festivas imagens da secretária de Estado Hillary Clinton bebendo cerveja no gargalo e dançando em um bar da cidade caribenha e mais por causa da farra envolvendo prostitutas locais, onze militares americanos e doze agentes do Serviço Secreto, os guarda-costas responsáveis pela proteção do presidente Barack Obama e de seus assessores.
baila comigo Depois de cumprir a maçante agenda de reuniões da Cúpula das Américas, a secretária de Estado Hillary Clinton saiu para beber (ao lado) e dançar (abaixo) no Café Havana, em Cartagena, com sua comitiva. Ficou só trinta minutos, o suficiente para ganhar fama de baladeira
BAILA COMIGO -- Depois de cumprir a maçante agenda de reuniões da Cúpula das Américas, a secretária de Estado Hillary Clinton saiu para beber e dançar no Café Havana, em Cartagena, com sua comitiva. Ficou só trinta minutos, o suficiente para ganhar fama de baladeira
A prostituta foi quem chamou a polícia
A equipe  havia chegado a Cartagena uma semana antes do evento para verificar rotas seguras e discutir possíveis riscos de atentado contra a comitiva com a polícia local. Na noite da quarta-feira 11, às vésperas da chegada do presidente, os agentes do governo foram a uma casa noturna local para se entupir de uísque e vodca e para assistir a números de strip-tease.
A balada só foi revelada porque, depois da festa, uma prostituta que passou a noite com um dos seguranças de elite chamou a polícia quando seu cliente se recusou a pagar o combinado por seus serviços. O homem fez um acordo com a jovem, mas a confusão foi o bastante para que o incidente chegasse ao conhecimento das autoridades americanas.
Demissões, aposentadoria forçada e mais investigações
Logo após o retorno de Hillary, três agentes foram demitidos, três pediram demissão e David Chaney, um dos supervisores seniores do Serviço Secreto, foi forçado a se aposentar. Os outros cinco foram suspensos e são investigados por uma equipe do Serviço Secreto e do Pentágono que viajou para a Colômbia para interrogar as 21 mulheres que entretiveram os seguranças.
Em entrevista ao jornal The New York Times, a prostituta que se sentiu lesada disse não saber que seu cliente era um dos guarda-costas de Obama, mas que cobrou 800 dólares pela noite de sexo por achar que o estrangeiro era endinheirado.
Após aparentemente ter concordado com o valor, no dia seguinte o homem teria se oferecido para pagar apenas 30 dólares. Depois de ter sido expulsa do quarto do agente, ela pediu ajuda a uma amiga que passara a noite com outro homem do grupo para receber o dinheiro.
PIVÔ Dania Suarez, pivô da confusão
Dania Suarez, pivô da confusão
Como a prostituição não é crime na Colômbia, a polícia local apareceu para defender a moça, que só levou para casa uma combinação de dólares e pesos no valor de 225 dólares. A garota de programa foi identificada como Dania Suarez, mãe solteira de 24 anos.
O Serviço Secreto (não confundir com a CIA, a agência de espionagem) tem a função de proteger, além do presidente, do vice e suas famílias, chefes de Estado em visita ao país e candidatos à Presidência, entre outras personalidades. [Por razões históricas, o Serviço Secreto -- que de secreto, propriamente dito, não tem nada, tem até site -- pertenceu até recentemente ao Departamento do Tesouro, já que foi criado para investigar falsificação de moeda. Hoje, está sob a asa do Departamento de Segurança Interna.]
Orçamento reduzido enquanto funções aumentaram
Envolver-se com prostitutas quando se está a trabalho viola o código básico de conduta do Serviço Secreto, segundo o qual os agentes estão proibidos de exercer qualquer atividade prejudicial ao governo. Entre outros riscos, uma prostituta pode ser uma espiã interessada em conseguir informações sobre o esquema de segurança do presidente.
Consumir bebidas alcoólicas em excesso também deixa os profissionais expostos. “Como a elite da segurança, espera-se que eles sejam dignos de confiança e não se coloquem em situações comprometedoras”, diz o americano Ronald Kessler, autor do livro In the President’s Secret Service (No Serviço Secreto do Presidente).
Em 2003, o serviço secreto foi transferido do Departamento do Tesouro, ao qual foi subordinado por mais de 100 anos, para o de Segurança Interna. “A organização foi obrigada a competir por verba com outras agências de segurança, e com o tempo seu orçamento foi reduzido enquanto as funções aumentaram”, diz Kessler.
Isso não explica, porém, posturas como a do agente David Chaney, que em seu perfil no Facebook postou uma foto sua com a ex-candidata a vice-presidente Sarah Palin, com o comentário: “Eu estava dando uma conferida nela, se é que vocês me entendem”. Conta-se que, toda vez que um avião decolava para levá-los a uma nova missão, ele e seus colegas anunciavam: “Decolamos, alianças fora dos dedos!”.
A Cúpula das Américas terminou sem uma declaração final, por causa da insistência de alguns países em incluir Cuba nos próximos encontros.
Pouco consenso, muitos coquetéis.

Abraço e Sucesso a Todos


Olimpia Pinheiro 
Responsável Comercial E-Commerce PDG            (91)8164-1073       (skype)
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
 
Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook:

*Se você precisar de informações sobre imóveis:1- Negociação e Venda de Imóveis. 
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/28012011-2325-atualizado-em-04022011.html

*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquiteturada de Inovação - Breakthrough. 
 
*Se você precisar de informações sobre cinema:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário