A Internet é um mercado totalmente diferente de uma loja física e seu público é infinitamente maior. Saber o que fazer é primordial na hora de montar o negócio online.
Saber o que fazer é primordial na hora de montar o negócio online.
Não é novidade que o brasileiro vem preferindo realizar suas compras pela Internet. Segundo uma pesquisa da Fecomércio-RJ/Ispos realizada em novembro de 2011, aqueles que realizam compras em lojas virtuais passaram de 13% da população em 2007 para 20%. Entre os maiores incentivos, está a comodidade que o e-commerce (comércio eletrônico) proporciona, assim como os preços baixos e a facilidade para realizar pesquisas sem sair de casa.
Diante dos números que impressionam, abrir um negócio online tem sido uma alternativa bastante procurada pelos brasileiros. O que não deve ser esquecido é que o negócio virtual é tão ou mais real do que qualquer outro negócio e oferece certos riscos de investimentos. "No Brasil, 60% das lojas virtuais fecham antes de completar um ano de vida, mas, conhecendo as respostas, a chance de sucesso aumentará muito", afirma Arnaldo Korn, diretor presidente do portal Pagamento Já. Mas por que isso acontece e como evitar?
O especialista enumerou os principais motivos, chamados por ele de os "8F´s do insucesso", para você seguir e ter sucesso em seu negócio online.
Turbine suas vendas usando a Internet
Saiba como a Internet pode ser uma aliada poderosa na divulgação dos produtos da sua empresa.
Junte-se à web e alavanque seus negócios!
Muitas mulheres desejam trilhar o caminho do negócio próprio iniciando uma empresa caseira. Mas nem sempre a estratégia de vendas utilizadas é a melhor que atinge o público-alvo e resultado pode não ser o esperado. Sabe aquele computador do seu filho? Saiba que a Internet pode ser a sua grande aliada na divulgação dos seus produtos.
De acordo com recentes pesquisas, o mercado de Internet no país já é superior a 80 milhões de pessoas. Para ter sucesso neste mercado que só tem a crescer, é preciso ter noções de marketing digital, além, de realizar um estudo prévio do perfil do público que deseja alcançar. Atualmente, diversos canais da web tornam possível a comercialização e divulgação dos produtos. Alguns canais são pagos - como os links patrocinados -, e outros gratuitos, como as redes sociais. Mas, explica o especialista em Gestão de vendas e pessoas, Diego Maia, se a empreendedora não souber focar o nicho de mercado e utilizar os métodos corretos para anunciar, as vendas podem ser um fracasso.
Diego, que também é presidente do Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas (CDPV), explica que, para alavancar os negócios, não basta "ser" profissional, mas tem de "parecer" profissional. "Desta maneira, é fundamental adotar uma comunicação eficiente: site profissional, sistema de fale conosco online, identidade visual adequada e, principalmente, estar hospedado em um endereço com.br pago e não gratuito como os blogs e hospedeiros grátis", explica o especialista que respondeu algumas questões das leitoras do Tempo de Mulher.
Como a Internet pode ser um aliado da empreendedora nas vendas?
Na geração de negócios, a Internet não é mais uma tendência. É uma realidade. Todas os empreendedores e empresas precisam utilizar estes recursos para turbinar seus negócios, do dentista ao lojista. Mas tem que criar relevância. Não pode ser "mais um site". Precisa ser "o site", guardada as devidas proporções em termos de investimento.
Ter um site é importante para a minha empresa?
Ter um site na internet não é importante. É uma atitude básica. Ter um site interativo e atualizado faz a diferença. Como disse certa vez o cineasta, "90% do sucesso é se mostrar". Eu adaptaria: "90% do sucesso é se mostrar, mas de forma profissional e vendedora".
Até que ponto as noções de marketing digital favorecem a empreendedora que quer aproveitar a Internet para vender seu produto?
A empreendedora que quiser realmente ganhar mercado e aproveitar as oportunidades que a internet oferece, precisa dominar o assunto. Leituras de livros, artigos e reportagens, cursos (pagos ou gratuitos) e extrema observância ao o que outras empresas fazem (para aprender com isso) é fundamental.
A Internet oferece canais pagos e gratuitos para fazer anúncios. Para qual caso cada um é o mais indicado e por quê?
Indico, em 100% dos casos, não se expor em anúncios gratuitos. Eles não parecem profissionais e podem gerar uma imagem mais negativa do que positiva.
O link patrocinado é uma alternativa eficaz?
Sem dúvidas! Mas como reza a lei da "oferta X procura", já está caro, em muitos casos, investir em links patrocinados. Mas, quando bem escritos e posicionados, podem ser muito interessantes.
Quais as dicas para quem pretende apostar as fichas nas vendas pela Internet?
Faça um e-mail profissional e esqueça o email gratuito como Hotmail, Gmail, Yahoo, entre outros. Crie um atendimento online Profissional (Chat), uma ferramenta importantíssima para interagir e se comunicar instantaneamente com visitantes do seu site. Procure fornecedores desta ferramenta no Google. Você não vai acreditar de como isto é econômico financeiramente falando.
Além disso, crie também uma assinatura de e-mail profissional, um Fale Conosco eficiente e funcional, ou seja, sem erros! Atualize seu site com novidades frequentes. Isso sim pode ser feito por quem não entende do assunto quando se usa algum tipo de sistema ou acoplamos no site códigos de produtos que atualizam freqüentemente (sites de jornais, Twitter, blog, entre outros).
Nunca esqueça de enviar e-mail agradecendo o contato/compra gerando desconto para compra futura (opcional este desconto). Crie um blog com informações sobre o segmento da sua empresa e não spenas sobre a sua empresa. Mantenha-se ativo nas redes sociais como Twitter, Facebook, Youtube, entre outras. Desenvolva enquetes com temas relacionados ao seu universo. Há um serviço gratuito, muito bom e eficiente disponível chamado enquetes.com.br
Vídeos, PodCast, Comunidades, Artigos, são inúmeros recursos (custo zero ou baixo custo), verdadeiros aliados para gerar visitas de qualidade. Que tal e-books gratuitos com conteúdo que já caiu em domínio público? Ou, ainda, que tal disponibilizar no site um voucher com desconto (%) para primeira compra? A newsletter: envie mensagens periódicas para os "já clientes" ou prospects com notícias e assuntos relevantes sobre o seu segmento.
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