terça-feira, 29 de maio de 2012


(Reportagem de Alexandre Salvador publicada na edição impressa deVEJA)

27/05/2012
 às 15:06 \ Tema Livre
Com o lançamento dos utilitários esportivos da Lamborghini, da Maserati e da Bentley, os jipões entram para uma nova categoria de potência e conforto

A crise econômica não reduziu o apetite dos consumidores por utilitários esportivos de preço elevado, os chamados SUVs, principalmente nos países emergentes. Isso explica por que muitas fábricas tradicionais de carros de luxo passaram a produzir veículos bem diferentes daqueles que as consagraram.
O caso mais recente é o da Lamborghini, há décadas conhecida por seus modelos superesportivos. No recente Salão de Pequim, a marca italiana apresentou sua versão de SUV. Batizado de Urus, o carro respeita a tradição de design agressivo da Lamborghini, mas mostra novidades. Ele tem quatro assentos em vez dos dois habituais, espaço interno e bagageiro maiores e altura total bem mais elevada que a dos outros carros da marca.

LAMBORGHINI URUS 600 cavalos de potência, início das vendas previsto para 2015, preço estimado: 200 000 dólares (Foto: Divulgação)
LAMBORGHINI URUS -- 600 cavalos de potência, início das vendas previsto para 2015, preço estimado: 200 000 dólares (Foto: Automibili Lamborghini S.p.A)
fabricante italiana não foi a única a fugir dos modelos tradicionais de seu catálogo e estrear no mundo dos SUVs.
A inglesa Bentley, que produz sedãs requintados, e a italianaMaserati, especializada em modelos esportivos, também anunciaram suas versões de utilitário recentemente. “Queremos alcançar novos mercados, ir além da limitação imposta por modelos com dois lugares, mas sem abrir mão da potência nem do luxo”, disse o italiano Filippo Perini, diretor de design da Lamborghini, durante o lançamento do Urus, em Pequim.
SUVs, um enorme sucesso internacional
A ideia das fabricantes é que a união do acabamento e da potência dos esportivos com a robustez e o espaço dos SUVs atraia mais interessados para seus veículos.
A estratégia de expansão dessas marcas evidencia o enorme sucesso internacional dos SUVs de luxo. A consultoria americana IHS Automotive estima que a demanda global por esses veículos cresça 20% até 2015.
A estimativa para os sedãs e hatches, em contrapartida, é que a demanda se mantenha nos níveis atuais. Em países emergentes, a procura por esses veículos cresce em ritmo ainda mais acelerado. Na China, a demanda até 2015 deve aumentar em 49%. No Brasil, a venda de SUVs de luxo quase dobrou em 2011 com relação ao ano anterior, alcançando a marca de 15 546 veículos.
BENTLEY EXP 9 F Potência: 600 cavalos;  Início das vendas: 2016; Preço estimado: 240 000 dólares (Foto: Divulgação)
BENTLEY EXP 9 F -- Potência: 600 cavalos; Início das vendas: 2016; Preço estimado: 240 000 dólares (Foto: Divulgação)
Há seis anos, apenas 2 580 foram vendidos pelas concessionárias brasileiras. “Muita gente que tem dinheiro para comprar um Lamborghini acaba escolhendo outro carro porque, nos superesportivos, não há espaço para levar a família”, diz João Carlos Rodrigues, diretor-presidente da sede brasileira da consultoria inglesa Jato Dynamics. “Um carro mais robusto também oferece maior sensação de segurança”, ele completa.
O grande exemplo de sucesso dos SUVs de luxo é o Porsche Cayenne. Lançado em 2002, o modelo foi o primeiro do fabricante alemão a abandonar o formato cupê, oferecendo mais lugares e maior espaço no porta-malas.
O plano inicial da Porsche era vender 20 000 unidades do SUV por ano. Em 2011, foram comercializados mais de 60 000 Cayennes em todo o mundo, o que representa metade do total de vendas da Porsche.
MASERATI KUBANG Potência: 500 cavalos; Início das vendas: 2013; Preço estimado: 70 000 dólares (Foto: Divulgação)
MASERATI KUBANG -- Potência: 500 cavalos; Início das vendas: 2013; Preço estimado: 70 000 dólares (Foto: Divulgação)
A popularidade dos SUVs de menor porte
Esse sucesso estimulou a Porsche a criar um novo modelo de SUV, chamado Macan, que será lançado em 2013 e é um pouco menor que o Cayenne. O Macan segue a tendência de encolhimento dos utilitários esportivos.
Nos Estados Unidos, os SUVs grandalhões ainda têm a preferência dos compradores, mas os de menor porte conquistam popularidade cada vez maior. “Os americanos não querem abrir mão dos SUVs, mas o preço da gasolina tem exigido modelos mais econômicos, já que os SUVs são grandes consumidores de combustível e emitem altas quantidades de dióxido de carbono”, diz Francisco Carvalho, analista de vendas da IHS Automotive.
Fazem parte dessa família de SUVs “compactos” o Audi Q3 (lançado no Brasil no mês passado), o BMW X1 e o Land Rover Evoque. O futuro dos utilitários parece estar em suas versões menores, ou mais luxuosas, ou com ambas as características combinadas.

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