domingo, 20 de maio de 2012


PARADOXO
NOSSA VISÃO
"O Elemento catalizador e transformador não é tangível - O tempo." 
Por Osvaldo Aires

 


Os campeões são movidos por uma visão – buscam uma imagem de futuro. Isso não quer dizer que não querem ganhar dinheiro, mas o que conta mais é fazer algo que os entusiasme e os desafie a aprender cada vez mais. Eles não se sentem dentro de uma empresa – querem um time – eles se sentem dentro do mercado global e querem realizar algo extraordinário e significativo na sua vida.

Um mundo de paradoxos:

1.     A sutileza é a ostentação(1)

2.     A rígida autoridade do certo e do melhor é a base da inovação e criatividade

3.     Malandragem mesmo é ser honesto.

4. Temos de pensar (lucro) a longo prazo, mas devemos mostrar resultados imediatos

5.  Temos que inovar, mas sem perder a eficiência (aumento de custos no geral = tempo)

6.    Temos de colaborar, mas também competir.

7. Devemos trabalhar em equipe, mas somos cobrados individualmente (quanto maior o sucesso, maior ainda o preparo da equipe capacitada)

8.  Temos de ser flexíveis, isto é, cada vez mais preparados – disciplina rigorosa, mas sem romper com os padrões éticos, científicos e econômicos – leis fundamentais.

(1)  Ostentação (do latim ostentatione): ato ou efeito de ostentar; alarde, exibicionismo, pompa, luxo, magnificência.




9.    O real é virtual(1) – a força econômica  é pelo que se consegue realizar (gerenciar recursos de uma maneira incrível, sem perder de vista o longo prazo)
  
11. A força é adaptável – é preciso estar preparado para mudar sempre (evolução) e com o máximo de possibilidades, buscar e aguçar a curiosidade ao extremo, sem deixar de aprofundar seus conhecimentos naquilo que é o seu caminho principal (foco)

12.  A perfeição é rápida – rapidez com arte só é atingida quando fazemos aquilo que estamos sempre nos aperfeiçoando para fazer.

13. O impulso é consciente – em cada ação esteja em contato com a verdade iluminada. Seja íntegro, garanta a sua identidade, obedeça a valores centrais (senso ético).

14.  O raciocínio é emotivo – os relacionamentos fazem parte do produto e o produto, conhecimento concentrado.

15. Não existe avanço intelectual sem emoção, sentimentos ajudam a guiar o raciocínio, vende-se uma experiência de amor verdadeiro.

16.  Uma empresa de sucesso é uma caixa (aberta) de contratos – e todos são livres, unidos e fraternos.

17.  A perenidade(2) é inovadora – só a mudança garante nossa permanência – inovar é tão valioso quanto arriscado constante e trabalhoso, fora isso é ser dispensável.


(1)  Virtual (do latim escolástico virtuale):  suscetível de se realizar; potencial.
(2) Perenidade: qualidade de perene (que dura muitos anos, que não acaba, perpétuo, imperecível, eterno, contínuo, ininterrupto.




18.    Um grupo (de) - marca –  a marca de um grupo.

19.    Dividir é multiplicar – na era do CONHECIMENTO uma nova idéia não apenas destrói a anterior, ela evolui a partir da outra.

20.    O que é comum vale mais do que o que é raro, quanto mais gente de prestígio tem, mais vale a pena ter.

21.    Rico é aquele que sabe dar (caridade) a quem tem moral e inteligência. Assim, quando você dá, não perde. O conhecimento = a riqueza não é depreciado(1).

22.    O “poder” não está no centro do sistema – quem tem o “poder” é a pessoa que controla a variável mais instável – a autonomia – que para ser real essa sensação tem que ser conquistada, não pode ser doada – a caridade é o subproduto. Não existem atalhos para desenvolver o SER e o talento humano.





23.    Um mundo de riscos. A vida profissional ficou igual a vida em si. Sim porque a vida é uma grande sucessão de escolhas, todas arriscadas, a serem administradas com planejamento estratégico profissional, talento e ousadia.

24. Aprendizado é sobrevivência – não existe vida plena, verdadeira, sem aprendizado na ética, no amor, na estética, na grande cultura, “o que se aprende para a vida útil nunca fica obsoleto”. A grande questão é: o que aprender tecnicamente num mundo instável? Como saber as necessidades técnicas do futuro? E um pouco além do imediato? E como continuar treinando rapidamente e bem para as funções presentes tão necessárias?

25. Todo conhecimento deve se traduzir, também, em auto-conhecimento. O trabalho do conhecimento faz mais sentido, mas consome mais energia insone(2) é ainda mais prazeroso, mas absorve muito mais.

(1)   Depreciar (do latim depretiare):  abaixar o preço ou o valor de; desvalorizar; rebaixar; perder a estima.
(2)   Insone (do latim insomne): que tem  insônia, que não dorme; em que não se dorme; passado em claro.



26.  O equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira. Trabalho já não é simplesmente algo que fazemos, é algo que nos forma. Não é o trabalho (melhor) que faz uma pessoa melhor, é uma pessoa melhor que faz o trabalho ser uma expressão da sua integridade.

27.  Tenha cautela, que quer dizer planejamento profissional, prudência, antecipação, mas você deve saber claramente que, em um mundo instável, ultraveloz, ficar parado é também uma espécie evidente – l-ó-g-i-c-o - de risco mortal.


28.  Conhecimento X Mérito = Sucesso. Nada aqui é revolucionário: 
     "Pois bem, sem a valorização do trabalho o mérito e a inteligência se tornam greves crimes" Existe um paradoxo importante entre a família ser importante em todos os aspectos da sociedade inclusive na economia e a profissionalização da gestão.

29. Na briga pela competitividade, as empresas estão expandindo suas preocupações por toda a cadeia de valor (elementos da engrenagem) desde o ambiente externo, fornecedores, etc. até o cliente final ou usuário (veja mais em Avaliação 360o.). As empresas concorrem, mas dividem riscos milionários de inovação no estabelecimento de novos padrões. Hoje, pensar a produção e o trabalho lucrativo é pensar em parcerias (conhecimento aplicado) e de descobrir as melhores formas de efetivá-las(1).



(1) Efetivar: tornar efetivo; levar a efeito;  realizar; efetuar.



PROGRAMA “BEM NA FOTO”
Exercícios para Avaliação

1.     Como são as pessoas em uma empresa de sucesso?
2.     O conhecimento é depreciado?
3.     O que significa perenidade?
4.     Uma empresa de sucesso é
.................................................................................
5.     Quem tem o poder?
6.     Em um mundo cada vez mais instável, ficar parado também significa o quê?
7.     Pensar a produção e o trabalho é pensar também em que?
8.     O que é a vida?
9.     O que querem e como se sentem os campeões?
10.      O que mais conta para os campeões?
11.      Faça 2 (duas) perguntas de sua própria autoria sobre o texto e responda-as.

ESSE EU ACHO QUE É O MELHOR DE TODOS


Abraço e Sucesso a Todos



Olimpia Pinheiro
Responsável Comercial E-Commerce PDG
(91)8164-1073 begin_of_the_skype_highlighting            (91)8164-1073      end_of_the_skype_highlighting (skype)
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook:
*Se você precisar de informações sobre imóveis:
1- Venda e Negociação de Imóveis.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/28012011-2325-atualizado-em-04022011.html

*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquitetura de Inovação - Breakthrough.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/consultoria-proposta-de-planejamento.html

*Se você precisar de informações sobre cinema:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico. 
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/03/programacao-semanal-cine-negocios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário