PARADOXO
NOSSA VISÃO
"O Elemento catalizador e transformador não é tangível - O tempo."
Por Osvaldo Aires
Os campeões são movidos por uma visão
– buscam uma imagem de futuro. Isso não quer dizer que não querem ganhar
dinheiro, mas o que conta mais é fazer algo que os entusiasme e os desafie a
aprender cada vez mais. Eles não se sentem dentro de uma empresa – querem um
time – eles se sentem dentro do mercado
global e querem realizar algo extraordinário e significativo na sua vida.
Um mundo de paradoxos:
1.
A sutileza é a ostentação(1)
2.
A rígida autoridade do certo e do melhor é a base da
inovação e criatividade
3.
Malandragem mesmo é ser honesto.
4. Temos de pensar (lucro) a longo prazo, mas devemos mostrar
resultados imediatos
5. Temos que inovar, mas sem perder a eficiência (aumento de
custos no geral = tempo)
6. Temos de colaborar, mas também competir.
7. Devemos trabalhar em equipe, mas somos cobrados
individualmente (quanto maior o sucesso, maior ainda o preparo da equipe
capacitada)
8. Temos de ser flexíveis, isto é, cada vez mais preparados –
disciplina rigorosa, mas sem romper com os padrões éticos, científicos e econômicos – leis fundamentais.
(1) Ostentação (do latim ostentatione):
ato ou efeito de ostentar; alarde, exibicionismo, pompa, luxo, magnificência.
9. O real é virtual(1) – a força econômica é pelo que se consegue realizar (gerenciar
recursos de uma maneira incrível, sem perder de vista o longo prazo)
11. A força é adaptável – é preciso estar preparado para mudar
sempre (evolução) e com o máximo de possibilidades, buscar e aguçar a
curiosidade ao extremo, sem deixar de aprofundar seus conhecimentos naquilo que
é o seu caminho principal (foco)
12. A perfeição é rápida – rapidez com
arte só
é atingida quando fazemos aquilo que estamos sempre nos aperfeiçoando para
fazer.
13. O impulso é consciente – em cada ação esteja em contato
com a verdade iluminada. Seja íntegro, garanta a sua identidade, obedeça a
valores centrais (senso ético).
14. O raciocínio é emotivo – os relacionamentos fazem parte do
produto e o produto, conhecimento concentrado.
15. Não existe avanço intelectual sem emoção, sentimentos
ajudam a guiar o raciocínio, vende-se uma
experiência de amor verdadeiro.
16. Uma empresa de sucesso é uma caixa (aberta) de contratos –
e todos são livres, unidos e fraternos.
17. A perenidade(2) é inovadora – só a mudança garante
nossa permanência – inovar é tão valioso quanto arriscado constante e
trabalhoso, fora isso é ser dispensável.
(1) Virtual (do latim escolástico virtuale): suscetível de se realizar; potencial.
(2) Perenidade: qualidade de perene (que dura muitos anos, que não acaba, perpétuo, imperecível, eterno, contínuo, ininterrupto.
18.
Um grupo (de) - marca –
a marca de um grupo.
19.
Dividir é multiplicar – na era do CONHECIMENTO uma nova idéia não apenas destrói a
anterior, ela evolui a partir da outra.
20.
O que é comum vale mais do que o que é raro, quanto mais
gente de prestígio tem, mais vale a pena ter.
21.
Rico é aquele que sabe dar (caridade) a quem tem moral e
inteligência. Assim, quando você dá, não perde. O conhecimento = a riqueza não
é depreciado(1).
22.
O “poder” não está no centro do sistema – quem tem o
“poder” é a pessoa que controla a variável mais instável – a autonomia – que
para ser real essa sensação tem que ser conquistada, não pode ser doada – a
caridade é o subproduto. Não existem atalhos para desenvolver o SER e o talento
humano.
23.
Um mundo de riscos. A vida profissional ficou igual a vida
em si. Sim porque a vida é uma grande sucessão de escolhas, todas arriscadas, a
serem administradas com planejamento estratégico profissional, talento e
ousadia.
24. Aprendizado é sobrevivência – não existe vida plena,
verdadeira, sem aprendizado na ética, no amor, na estética, na grande cultura,
“o que se aprende para a vida útil nunca fica obsoleto”. A grande questão é: o que aprender tecnicamente num
mundo instável? Como saber as necessidades técnicas do futuro? E um pouco além
do imediato? E como continuar treinando rapidamente e bem para as funções
presentes tão necessárias?
25. Todo conhecimento deve se traduzir, também, em
auto-conhecimento. O trabalho do conhecimento faz mais sentido, mas consome
mais energia insone(2) é ainda mais prazeroso, mas absorve muito mais.
(1) Depreciar (do latim depretiare): abaixar o preço ou o valor de; desvalorizar; rebaixar; perder a estima.
(2) Insone (do latim insomne): que tem insônia, que não dorme; em que não se dorme; passado em claro.
26. O equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira. Trabalho
já não é simplesmente algo que fazemos, é algo que nos forma. Não é o trabalho
(melhor) que faz uma pessoa melhor, é uma pessoa melhor que faz o trabalho ser
uma expressão da sua integridade.
27. Tenha cautela, que quer dizer planejamento profissional,
prudência, antecipação, mas você deve saber
claramente que, em um mundo instável, ultraveloz, ficar parado é também uma
espécie evidente – l-ó-g-i-c-o - de risco mortal.
28. Conhecimento X Mérito = Sucesso. Nada aqui é revolucionário:
"Pois bem, sem a valorização do trabalho o mérito e a inteligência se tornam greves crimes" Existe um paradoxo importante entre a família ser importante em todos os aspectos da sociedade inclusive na economia e a profissionalização da gestão.
28. Conhecimento X Mérito = Sucesso. Nada aqui é revolucionário:
"Pois bem, sem a valorização do trabalho o mérito e a inteligência se tornam greves crimes" Existe um paradoxo importante entre a família ser importante em todos os aspectos da sociedade inclusive na economia e a profissionalização da gestão.
29. Na briga pela competitividade, as empresas estão
expandindo suas preocupações por toda a cadeia de valor (elementos da
engrenagem) desde o ambiente externo, fornecedores, etc. até o cliente final ou
usuário (veja mais em Avaliação 360o.). As empresas concorrem, mas
dividem riscos milionários de inovação no estabelecimento de novos padrões.
Hoje, pensar a produção e o trabalho lucrativo é pensar em parcerias
(conhecimento aplicado) e de descobrir as melhores formas de efetivá-las(1).
(1) Efetivar: tornar efetivo; levar a
efeito; realizar; efetuar.
PROGRAMA “BEM NA FOTO”
Exercícios para Avaliação
1. Como são as pessoas em uma
empresa de sucesso?
2. O conhecimento é depreciado?
3. O que significa perenidade?
4. Uma empresa de sucesso é
.................................................................................
5. Quem tem o poder?
6. Em um mundo cada vez mais
instável, ficar parado também significa o quê?
7. Pensar a produção e o
trabalho é pensar também em que?
8. O que é a vida?
9. O que querem e como se
sentem os campeões?
10. O que mais conta para os
campeões?
11. Faça 2 (duas) perguntas de
sua própria autoria sobre o texto e responda-as.
ESSE EU ACHO QUE É O MELHOR DE TODOS
Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro
Responsável Comercial E-Commerce PDG
(91)8164-1073 begin_of_the_skype_highlighting (91)8164-1073 end_of_the_skype_highlighting (skype)
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
Olimpia Pinheiro
Responsável Comercial E-Commerce PDG
(91)8164-1073 begin_of_the_skype_highlighting (91)8164-1073 end_of_the_skype_highlighting (skype)
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook:
*Se você precisar de informações sobre imóveis:
1- Venda e Negociação de Imóveis.
1- Venda e Negociação de Imóveis.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/28012011-2325-atualizado-em-04022011.html
*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquitetura de Inovação - Breakthrough.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/consultoria-proposta-de-planejamento.html
*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquitetura de Inovação - Breakthrough.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/consultoria-proposta-de-planejamento.html
*Se você precisar de informações sobre cinema:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/03/programacao-semanal-cine-negocios.html
3- Cinema Como Recurso Pedagógico.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/03/programacao-semanal-cine-negocios.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário